Projeto: Leitura – os olhos do mundo

Clique nas imagens do projeto para ver em detalhes

A professora Adelita Matozo, da EE José Santos, enviou seu projeto de conclusão do curso Aprendizagem Baseada em Projetos. Adelita realizou um projeto sobre a importância da leitura. Além de receber o certificado da Intel e do Instituto Crescer pelo correio, a professora foi premiada com o acesso aos mais de1200 livros na Biblioteca Virtual da Editora Pearson.

Conheça o projeto.

NOME DO PROFESSOR(ES): Adelita Fernandes Indalécio Matozo

INSTITUIÇÃO: EE “José dos Santos”

CIDADE: Aspásia

ESTADO: São Paulo

E-MAIL DE CONTATO: adelita_matozo@yahoo.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

NOME DO PROJETO: Leitura: os olhos do mundo

DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Currículo Básico do Ciclo I com os das Oficinas Curriculares (Atividades Artísticas, Hora da leitura, Experiências Matemática, Informática Educacional) e SAPES;

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Alunos do Ciclo I (3º ao 5º Ano)

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Durante o ano letivo, articulado aos conteúdos.

METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM

METAS
  • Desenvolver as competência leitora e escritora, atrelados a Proposta Pedagógica e o Currículo (expectativas de aprendizagem e as orientações didáticas);
  • Estimular a leitura crítica dos meios de comunicação, por meio do desenvolvimento da percepção para as diferentes linguagens que dão suporte a este tipo de produção, contribuindo assim, para a formação de cidadãos conscientes, críticos e livres.
  • Organizar as informações para aplicação prática, enquanto ocorre o envolvimento de todos os professores do Currículo Básico do Ciclo I com os das Oficinas Curriculares (Atividades Artísticas, Hora da leitura, Experiências Matemática, Informática Educacional) e SAPES;
  • Aplicar as informações ao pensamento crítico e à solução de problemas, no intuito de melhoria nos índices do Saresp, que alcance e/ou supere a meta estabelecida que é de 4,13.
  • Selecionar informações adequadas para o problema ou questão que se apresenta, enquanto os professores atrelarão os conteúdos (contextualizados) com a elevação da auto-estima e autonomia dos alunos em resolver situações problemas cotidianos;
  • Ampliar os conhecimentos do aluno orientando-o para pesquisar, discutir e analisar o que se tem e o que se vê na TV brasileira;
  • Desenvolver a percepção para as diferentes linguagens (sonora, visual e verbal – oral e escrita), de forma articuladas.
  • Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola.
QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como os recursos da mídia podem ser usados em seu dia-a-dia?
QUESTÕES DE AULA (QAs)
Como representar, expressar-se e descrever situações reais do conhecimento cotidiano?
Como podemos conhecer um determinado espaço, formando um pensamento critico?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
Que análise podemos fazer do papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da História?
Como utilizar-se dos recursos tecnológicos para resolver situações problemas?
Como converter uma linguagem em outra?

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

INDICADOR ESTRATÉGIA OBJETIVO
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
  • Direcionar as etapas do projeto;
  • Utilizar um wiki para o trabalho de pesquisa;
Em grupos os alunos, com objetivos comuns, deverão investigar um exemplo de trabalho semelhante, no qual poderá apreciar, observando as prioridades, recursos de comunicação e mídias, bem como o  funcionamento adequado a página digital. Registrar as informações e tabular dados, com parceria entre professores e alunos, para a abertura do projeto; 

 

Construir um wiki apoiando-se nas demais tecnologias presentes no dia-a-dia – TV, vídeo, rádio e outras, de forma a conhecer as diversas possibilidades de utilização do funcionamento digital e suas diversas formas.
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO
  • Elaborar um roteiro, destacando o que é primordial no desenvolvimento do trabalho, utilizando os aplicativos disponíveis, dando condições ao professor de acompanhar e avaliar os grupos regularmente;

 

 

Orientado pelo professor os alunos poderão visitar um wiki e se cadastrar, para poder criar as suas próprias wikis. Seguindo os passos orientados, incorporando os recursos da pesquisa para aprimorar a construção de um wiki.

 

Desenvolver o protagonismo de forma a conhecer as possibilidades do funcionamento digital – wiki – e estimular o seu uso.

  • Envolvimento dos alunos na produção e divulgação do trabalho.
Registrar o projeto e seus resultados utilizando-se das diferentes linguagens digitais, para representação cotidiana; 

 

Desenvolver a autonomia dos alunos, tornando – os autores na abertura, colaboração, compartilhamento e ação global, bem como no desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa. 

Reconhecer as mídias e ter um posicionamento critico sobre elas.

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
  • Aprender a usar a multimídias e o Google Sketchup;
Encerrar do projeto com a participação da comunidade por meio de atividades alusivas ao tema. 

Escrever um boletim informativo aos pais, descrevendo como resolveram os problemas que surgiram durante o projeto, utilizando-se da página da wiki criada pelos alunos.

Efetivar uma leitura de mundo e estabelecer a formação de um cidadão crítico e explorar os talentos e habilidades dos alunos. 

Elaborar uma rubrica do projeto, definir metas para os projetos futuros.

  • Avaliar os alunos dentro de suas competências e habilidades.
Pensar sobre seu processo de aprendizagem, por meio de autoavaliação, reflexões finais e de uma rubrica que inclui critérios de colaboração e resolução de problemas. Assumir o papel de pesquisadores autônomos, capazes de compreender o funcionamento dos equipamentos e como utiliza-los no processo aprendizagem.

Distribuição e cronograma de atividades

DATA (Mês) Atividades conduzidas pelo professor Tarefas individuais Tarefas em grupo Conexões com a comunidade
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Abril Planejamento do trabalho com projetos e envolvimento de toda a equipe escolar. Reflexão junto aos alunos sobre o projeto, buscando opiniões e motivando-os.  

-

 

-

Maio Abertura do projeto com a divulgação e nome escolhido e atividades alusivas sobre o tema;  

-

 

-

Abertura do projeto com participação da comunidade  e toda equipe escolar.
DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Junho Desenvolvimento do projeto em sala de aula, estendendo-se ao longo do ano letivo com ênfase nas competências leitora e escritora e dentro das linguagens específicas de cada disciplina e pautados na seqüência de pesquisa, roda de conversa, registro e avaliação utilizando os recursos das mídias;  

-

-

Atividades de pesquisa em grupos que exige leitura, interpretação e reflexão do tema, com intervenção do professor.  

-

-

Julho Pesquisa, discussão e analise do que se tem e o que se vê na TV brasileira, na internet, e no jornal;  

-

Atividade de resolução de problemas que exige autonomia dos alunos e trabalho em equipe.  

-

Agosto/ Setembro Identificação dos programas, filmes que os participantes gostam de assistir na TV e por quê, quais os sites, blogs e bate papos preferidos; Auto avaliação dos alunos em relação aos programas de TV que assistem.  

-

 

-

Outubro Análise dos aspectos dos programas escolhidos que influenciam suas escolhas; Orientação do professor e auto avaliação sobre a influência da mídia.  

-

 

-

Novembro Enriquecimento curricular por meio de visita em wikis, um estúdio de TV… e conhecer os recursos tecnológicos para a compreensão da mensagem audiovisual;  

-

Visita de enriquecimento curricular.  

-

Novembro Oficinas sobre linguagem audiovisual e processo de produção, tendo como produtos a realização de vídeos;  

-

Atividade que  desenvolva do protagonismo e autonomia.  

-

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Durante o projeto Organização das atividades desenvolvidas e registros por meio de portfólios, relatórios, e criação de um wiki.  

-

Divididos em equipes os alunos farão os registros das atividades e outros que sejam necessários. 

 

 

-

Dezembro Encerramento do projeto através de apresentações produzidas pelos alunos com orientação dos professores.  

-

 

-

Envolvimento da Equipe Escolar, Diretoria de Ensino e comunidade em geral.

About these ads

16 Responses to Projeto: Leitura – os olhos do mundo

  1. Alessandra Manoel Porto disse:

    Olá professora Adelita, que legal seu projeto e a forma de abrangência. É preciso ter profissionais, feito você, que externem seus ideais para servirem de motivação para outros e com isso, a melhora na educação.

    Parabéns!

    Alessandra

  2. Erica Barbara Rodrigues disse:

    Adelita, seu projeto é fascinante , são projetos como esse que necessitamos para incentivar a leitura e formar cidadãos mais antenados com o mundo.

    Parabéns, você merece esse reconhecimento.

    Èrica

  3. Lara Matozo disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, você é uma pessoa abençoada por Deus. Seu projeto é maravilhoso e motivador.

  4. equipeabp disse:

    Alessandra e Érica,

    Os comentários também complementam o trabalho da Professora Adelita Matozo que mostra a importância da leitura. Agradecemos as palavras.

  5. MOISES GUIRALDI disse:

    Oi Coordenadora Adelita, legal seu projeto. Você é muito profissional em tudo que faz , tenho certeza que contribuiu muito para a motivação da leitura na educação…
    Parabens……

  6. Lucia Emi N. Nishimoto disse:

    Adelita

    Parabéns a você e toda a equipe escolar pelo importante projeto, oferecendo condições para uma aprendizagem significativa, valorizando e acreditando no potencial de todos os alunos .

  7. equipeabp disse:

    Moises e Lucia,

    Os comentários são relevantes para o projeto. As congratulações são sempre para toda a equipe que ajuda na implementação dos registros.

  8. Rose Clay disse:

    Parabéns Adelita, acreditar na educação faz toda a diferença! Obrigada pelo apoio que tem dado a equipe da “José dos Santos”, consideravelmente um dos melhores espaços para se ensinar e apender!!!

  9. Maria Carolina Junqueira Caetano disse:

    Parabéns Adelita pelo maravilhoso projeto, pessoas abençoadas como vc recebem a vitória em tudo o que fazem… isso pq fazem com respeito, responsabilidade, valorizando e acreditando no potencial de todos os alunos tornando assim condições para uma aprendizagem significativa.

  10. equipeabp disse:

    Rose e Maria Carolina,

    É sempre muito bom sentir-se reconhecida no projeto. As palavras que usam trazem o conceito de equipe.

    Agradecemos os comentários.

  11. Adelita Matozo disse:

    Isso tudo só foi possivel por meio de um trabalho em equipe em busca de um único objetivo: aprendizagem dos alunos. Cada um de vocês tiveram uma participação especial neste projeto. Obrigada!

  12. Ana Maria disse:

    Parabéns pelo projeto, muito bom

  13. equipeabp disse:

    Parabéns para todos nós que temos a oportunidade de conhecer as possibilidade do aprender com projetos…

  14. Lucia Nanci disse:

    A aprendizagem por projetos torna mais significativa para os alunos. Parabéns pela iniciativa. BJUS

  15. Gostei muito do curso e os projetos são uma forma fascinante de se trabalhar com os alunos. Convido os colegas a conhecerem meu projeto: http://tecnologiart.blogspot.com/2011/04/meu-resultado-final-no-curso-de_28.html

  16. geovanna dias disse:

    Amei munto parabéns a todos desejo um ótimo trabalho. Sensasional eu estou sem palavras a escola evoluiu muito estou surpresa e morrendo de saudade desta linda cidade. Eu parabenizo este ótimo trabalho e que continue assim, pois a escola será conhecida por todos. um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s