Biblioteca: Avaliação como facilitadora da aprendizagem

AVALIAÇÃO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM
Célia Fudaba Curcioa
Cesar Augusto Amaral Nunes
Escola do Futuro da USP e Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE
Universidade Anhembi Morumbi e Escola do Futuro da USP

Mostramos como a avaliação pode ser parte integrante do processo de aprendizagem. O uso de rubricas instrucionais e de atas de participações em trabalhos em grupo servem como ferramentas metacognitivas para alunos perceberem como estão aprendendo. Esses instrumentos foram utilizados ao mesmo tempo que alunos desenvolvem situações-problema que envolvem física e que são transformadas em simulações para a Internet com a ajuda de estudantes universitários. Os alunos criam as situações-problema e as
transformam em roteiros de simulações. Nesse processo várias dimensões são avaliadas: conhecimento dos conteúdos, habilidades de trabalho em grupo, capacidade de expressão utilizando as mídias disponíveis, adequação ao alvo, e cumprimento de prazos. A geração de um produto concreto combinada ao uso das atas e rubricas, usadas tanto em auto-avaliações como em avaliação por pares e pelo professor, garante um processo de aprendizagem diferenciado e bem sucedido.

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0592-3.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s