Biblioteca: O vídeo na sala de aula

O curso, Aprendizagem baseada em Projetos, sugere, como uma das estratégias de trabalho em sala de aula, o uso de vídeo.

No texto : O Vídeo na sala de aula, de José Manuel Moran, especialista em mudança em educação a distância e presencial da Universidade de São Paulo, nos fala de forma simples e agradável sobre o tema, confira!

Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.

O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não “aula”, o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.

Vídeo significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito.”

Veja o texto completo:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm


Anúncios

One Response to Biblioteca: O vídeo na sala de aula

  1. mardilson says:

    Muito bacana o texto,li e obtive varias dicas de como trabalhar com videos em sala de aula,alem de dar dicas, o texto é bem explicativo cm sugestões q com certeza deixarão os alunos mais empolgados e engajados nas aulas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s