Projeto: Quem faz parte da minha comunidade?

Vanessa dos Santos Amaral é professora da EMEF Profa. Therezinha Pereira Lima Muzzel de Suzano-SP e desenvolveu um projeto para a área de Geografia. Vanessa concluiu o curso Aprendizagem Baseada em Projetos e foi premiada com o acesso aos mais de 1200 livros online da Editora Pearson. Conheça o projeto “Quem faz parte da minha comunidade? (Entrevistar para conhecer melhor)”.

SOBRE O AUTOR(ES)

NOME DO PROFESSOR(ES): Vanessa dos Santos Amaral

INSTITUIÇÃO: E.M.E.F. Profª Therezinha Pereira Lima Muzzel

CIDADE: Suzano

ESTADO: São Paulo

E-MAIL DE CONTATO: vanessasa13@yahoo.com.br

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

NOME DO PROJETO: Quem faz parte da minha comunidade?  (Entrevistar para conhecer melhor)

DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Geografia, História e Língua Portuguesa

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 18 semanas

 

 

METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM

Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.

METAS
Conhecer e usar métodos de pesquisa na Geografia;
Identificar dados sobre a população em representações e mapas;
Usar diferentes linguagens para representar fenômenos geográficos;
Planejar, produzir e revisar perguntas;
Realizar entrevistas adequando a linguagem oral a situação comunicativa;
Compreender os fenômenos da imigração brasileira e suas influências nos dias atuais;
Assumir responsabilidade compartilhada para o trabalho colaborativo;
Compreender como as mensagens da mídia são construídas, para quais finalidades e usando quais ferramentas, características e convenções;
Usar a tecnologia como ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações;
Definir, priorizar e concluir tarefas sem supervisão direta;
Demonstrar compromisso com o aprendizado como um processo para toda a vida.

 

Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Quem faz parte da minha comunidade?  (Entrevistar para conhecer melhor)
QUESTÕES DE AULA (QAs)
Por que as pessoas se mudam para os grandes centros?
Quais as dificuldades que motivaram essa mudança?
O que essas pessoas encontraram  nesse novo destino? Atingiram suas expectativas?
Como e o que esses imigrantes influenciaram na comunidade em que você mora?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
População e diversidade em sua composição;
Construção e significado de uma pirâmide tridimensional;
Planejamento de textos orais;
Produção, revisão e realização de entrevistas;
Imigração brasileira;
Composição do povo brasileiro em diferentes regiões e suas características de forma geral.

 

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.

INDICADOR ESTRATÉGIA OBJETIVO
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Ideias apresentadas pelos alunos antes do início das atividades. Rodas de conversa, exibição de imagens e leitura de textos pertinentes ao tema. Avaliar a preparação da aula.
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO
Relados dos alunos referentes as orientações dadas em sala de aula. Análise e discussão dos materiais coletados. Acompanhar a progressão dos alunos, fornecendo feedback sempre que necessário e criar estratégias de ensino.
Dúvidas sobre o tema. Reunião com os grupos, verificando a evolução da aprendizagem, sanando suas dúvidas e orientá-los para superar suas dificuldades em relação em ‘como fazer’. Criar momentos para esclarecimentos de dúvidas.
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Recursos que indicam sobre a reflexão dos alunos a respeito dos trabalhos executados ao longo do projeto, voltando para a Questão Essencial e as Questões de Aula. Roda de conversa para debater e refletir sobre os resultados do projeto. Avaliar a aprendizagem de maneira ampla, não só em relação aos conteúdos abordados, mas principalmente sua relação com a sociedade.

 

Distribuição e cronograma de atividades

Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.

DATA Atividades conduzidas pelo professor Tarefas individuais Tarefas em grupo Conexões com a comunidade
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª semana Conversar com os alunos sobre o que eles conhecem sobre a vida e origem das pessoas da comunidade em que vivem.  

_

Organizar previamente a exposição com os materiais resultantes do projeto.  

_

DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
2ª semana Promover a discussão sobre a origem da cidade onde a turma reside e sua relação com a imigração.  

 

_

 

 

_

 

 

_

3ª semana Apresentar vídeos que falam sobre pesquisas Pesquisar sobre a imigração no estado e município na qual reside.  

_

 

_

4ª semana  

 

 

_

Leitura de entrevistas publicadas em jornal, revista ou site para ampliar o repertório desse gênero e para que possam usá-las como modelo de referência no momento de elaboração de roteiro.  

 

 

_

 

 

 

_

5ª semana  

_

 

_

Elaborar uma ficha de entrevista única e mídias para registrar em fotos e filmes.  

_

6ª semana Organizar a ida a campo, o que inclui a preparação dos demais segmentos da escola para a visitação das crianças aos locais previamente selecionados juntamente com as crianças.  

 

 

_

 

 

 

_

 

 

 

_

7ª e 8ª semana  

 

 

_

 

 

 

_

Durante a visitação, os grupos se utilizarão do roteiro elaborado em sala e câmera para registrar os relatos dos entrevistados sobre suas origens, infância e costumes que trouxeram para sua nova morada. Tirar fotos dos mesmos para montar um mural que demonstre a diversidade do povo da comunidade e, consequentemente, do povo brasileiro.
9ª semana Ajudar os grupos na classificação dos dados por local, população total, população por faixa etária, construir com eles um quadro que demonstre todos os dados coletados, planejando a escala em que serão representados os dados.  

 

_

 

 

_

 

 

_

10ª semana  

 

 

 

 

 

 

 

_

 

 

 

 

 

 

 

 

_

Os grupos darão início a representação tridimensional dos dados, relacionando os números coletados com as medidas definidas pelo grupo: altura ou espessura fixa para os grupos etários e comprimentos variáveis e proporcionais de acordo com o número de pessoas entrevistadas. Cada grupo constrói a sua representação com a legenda, procurando a melhor forma de expor seus dados.  

 

 

 

 

 

 

 

_

11ª semana  

 

 

 

_

Para transformar a representação tridimensional em um gráfico, cada aluno receberá um papel quadriculado para representar nele a sua “pirâmide tridimensional”, considerando as devidas proporções.  

 

 

 

_

 

 

 

 

_

12ª semana Organizar momento reflexivo sobre os conteúdos pesquisados.  

_

 

_

 

_

13ª semana  

 

 

_

 

 

 

_

Com a orientação do professor, cada grupo será responsável pela edição dos vídeos com os relatos dos moradores, onde o produto final será um DVD que será exibido durante a exposição.  

 

 

_

14ª semana  

_

Escrever sobre sua história, fazendo relações com os conceitos da pesquisa.  

_

 

_

15ª semana  

 

 

 

_

 

 

 

 

_

Utilizar os materiais coletados e outras fontes para relatar a influência sofrida pela comunidade em relação à chegada dos imigrantes, observando que cada grupo será responsável por um item diferente.  

 

 

 

_

16ª semana Promover momentos de reflexão  durante as apresentações dos grupos, relacionando com os textos sobre o tema e as biografias coletadas pelos grupos.  

 

 

 

_

Realizar apresentações dos dados coletados por cada grupo, compartilhando suas experiências conquistadas durante o processo, suas impressões diante das histórias relatadas pelos personagens principais da pesquisa: os moradores da comunidade em questão.  

 

 

 

_

17ª semana  

 

 

 

_

 

 

 

 

_

Com todo o material pronto, os grupos se responsabilizarão pela divulgação do evento e organização espacial: fotos, gráficos, pirâmides tridimensionais, escritos e o DVD com os relatos dos moradores.  

 

 

 

_

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
   

 

 

_

 

 

 

_

Apresentar todo o material na exposição, trazer a comunidade para prestigiar sua própria história, contada através de todo o material coletado e organizado pelos grupos e  pessoalmente pelos entrevistados, promovendo a interação o reconhecimento que somos resultado de uma mistura de raças, culturas e religiões.

Anúncios

4 Responses to Projeto: Quem faz parte da minha comunidade?

  1. ESTELA REGINA MANCINI AVELINO says:

    COMO JÁ DISSE,SEMPRE GOSTEI DE TRABALHAR COM PROJETOS. ACHO QUE A EQUIPE SE UNE MAIS.FIZ UM PROJETO ENORME PARA HOMENAJEAR OS EX-COMBATENTES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,QUE DUROU 3 ANOS DE PESQUISAS E ENTREVISTAS PARA NÃO ESCAPAR NADA. ESTE PROJETO ACABOU COM UM MONUMENTO ERGUIDO PARA ESSES BRAVOS HERÓIS.NA ÉPOCA AINDA TINHAM TRES VIVOS E DUAS FAMÍLIAS HOMENAGEADAS.FOI MARAVILHOSO, UM MOMENTO QUE NUNCA MAIS VOU ESQUUECER.

  2. Este projeto está formatado? Você já fez o curso, Estela?

  3. Marli says:

    Olá
    Gostaria de saber como faço o curso
    Obrigado pela atenção.
    Marli.

    • equipeabp says:

      Cara Marli,

      O ideal é você fazer a inscrição no curso, acessar o curso e fazer as atividades que ajudarão você a escrever o projeto.

      Aguardamos o seu envio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s