Projeto Vida, Valores e Cidadania

Da Professora Vilma

 Seu depoimento: ” O Curso Aprendizagem Baseada em Projetos em parceria com a Intel Educar, me proporcionou uma sólida aprendizagem em projetos e o quanto é importante oferecer aos alunos uma Educação para aprimorarem as Habilidades do século XXI, desenvolvendo o raciocínio reflexivo,  tornando-se independentes e desta forma aprendendo ao longo da vida.

O curso exigiu muita leitura , dedicação e principalmente ao fazer o Projeto de conclusão, pude contar com a ajuda dos especialistas, que nas correções foram me orientando de maneira clara para que fosse realizado um ótimo projeto a altura do curso oferecido.

O Projeto Vida, Valores e Cidadania, já trabalho há 6 anos, com várias faixas etárias e fico muito realizada, quando noto que posso mudar um pouco da história de  vida do meu aluno  preparando-o para que ele transforme a sociedade, de maneira que ela se torne mais justa e igualitária, numa Educação voltada para a Paz.

Muito obrigada à todos que contribuiram para que eu pudesse realizar e concluir este curso. Abraços! Vilma Orlando”

 O PROJETO 

A este projeto estarão vinculadas aulas desenvolvendo-se as Múltiplas Inteligências que incluem as dimensões: Lingüísticas, Lógico-matemática, Espacial, Musical, Cinestésico-corporal, Naturalista, Interpessoal e Intrapessoal, que refletirá por toda a vida. .Apoiando-se nos Quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer,aprender a fazer,aprender a viver junto e aprender a ser) .

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO:Ensino Fundamental I e II

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO:Durante todo ano letivo de 2011

 

METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM

Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.

METAS

  • Espera-se que o aluno :

  • Consiga aprender a nutrir Valores, resultando em melhores condições de vida;

  • Faça uso dos valores aprendidos na escola e em casa, refletindo nestes ambientes o desenvolvimento de novos Valores que moldarão seu caráter em sua maneira de ser e agir;

  • Seja capaz de trabalhar de forma integrada os conteúdos de diferentes disciplinas;

  • Saiba analisar a realidade com informações coletadas procurando levantar hipóteses e busque respostas e/ou soluções criativas para as situações planejadas;

  • Seja capaz de trabalhar em equipe, planejar, decidir e lidar com conflitos no dia-a-dia;
  • Faça uso consciente das ferramentas tecnológicas e descarte conteúdos não confiáveis.

Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
  • Como resgatar Valores sociais, éticos e morais,na escola no sentido de construir uma cultura de Paz?
QUESTÕES DE AULA (QAs)
  • O que você sabe sobre valores?
  • Quais são os valores que precisam ser trabalhados em nossa sala de aula?
  • Como podemos ajudar a resolver os conflitos do dia-a-dia na escola, em casa e na sociedade?
  • Qual o principal motivo para aprender valores?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
  • O que são Valores ?
  • Quais as vantagens que os Valores podem trazer para a nossa vida?
  • Como Aproveitar de situações diárias, para que sirvam de exemplos para o desenvolvimento de Valores;
  • Qual o maior motivo para trabalhar Valores?

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.

INDICADOR

ESTRATÉGIA

OBJETIVO

ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO

  • Idéias levantadas pelos alunos antes de iniciar o projeto.
  • Tempestade de ideias
  • Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos e avaliar seus conhecimentos para planejar a aula.
  • Idéias, indagações e dúvidas referentes ao tema a ser trabalhado.
  • Levantamento de hipóteses, justificativa e explicação das questões estruturais.
  • Tabela S-I-A-R
  • Direcionar os alunos sobre o que eles já sabem, querem e ainda é preciso aprender a respeito de Valores.
  • Participação;desempenho individual e em grupo no compartilhar idéias.
  • Observações e fichas de eventos casuais
  • Como o aluno trabalha em grupo e promover a aprendizagem;
  • Definir metas e elaborar planos e cronogramas.

DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO

  • Elaborar um roteiro destacando o que é primordial no desenvolvimento dos trabalhos; acompanhar e avaliar o desenvolvimento individual e em grupo; compreensão, relatos e reflexão.
  • Montar um blog, onde será postado, todo desenvolvimento do projeto,fotos,mensagens aos pais,etc;
  • Desenvolver o lado crítico do aluno.
  • Desenvolver o protagonismo de forma que o aluno consiga resolver situações cotidianas, promovendo uma cultura de paz;
  • Promover a capacidade de avaliar, analisar e interpretar fatos ocorridos , resgatando a cidadania.
  • Registro de idéias;
  • Aprendizagem: busca de informações e mudança de atitudes e conceitos.
  • Indicadores da rubrica: informações importantes, avaliando recursos, fazendo deduções, aprendendo de forma independente, comunicando.
  • Mapas conceituais.
  • Diários e Rubrica de Raciocínio Crítico.
  • Ajudar o aluno organizar e representar por gráficos os conhecimentos adquiridos sobre valores e relacioná-los aos conhecimentos prévios;
  • Orientar os alunos a elaborar uma rubrica de raciocínio crítico.
  • Tarefas, planejamento e colaboração.
  • Relação Interpessoais.
  • Opiniões que os alunos manifestam sobre o tema trabalhado.
  • Posturas que apresentam em situação de conflito.
  • Lista de verificação de observação da Colaboração.
  • Concluir as tarefas atribuídas.
  • Utilizar da lista de verificação para avaliar as capacidades de colaboração do grupo, opinião e posturas.
  • Levar o aluno a desenvolver o senso crítico buscando em diferentes fontes tudo que envolve o tema.
  • Envolvimento dos alunos na produção e divulgação dos trabalhos ;contribuição; colaboração; metacognição; solução de problemas; ouvir com atenção.
  • Rubrica da Colaboração.
  • Desenvolver a autonomia , valores e posturas positivas nos alunos.
  • Levar os alunos a reconhecer direitos e deveres.
  • Uso de tecnologias e mídias. como:revistas, jornais.rádio, CD, DVD, câmera digital, notebook,etc aliando-se a elas para o desenvolvimento do educando, tornando-se crítico sobre as mídias;
  • Relatos, questionários; leituras;rodas de conversas; etc.
  • Observar os alunos durante as pesquisas e analisar o uso na prática.
  • Propiciar aos alunos recursos que ajudem a desenvolver capacidades de resolver problemas estimulando- os e apresentando o conteúdo de maneira clara e objetiva, mas de forma que provoque curiosidade e interesse. 
  • Alertar os alunos quanto ao uso de ferramentas tecnológicas confiáveis que garantem a veracidade das informações.

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

  • Guia para se auto avaliar e tecer comentários construtivos antes da conclusão da apresentação do projeto. 
  • Indicadores da Rubrica: Conteúdo do discurso (Introdução, corpo e conclusão); discurso (voz, familiaridade com o público, objetivo, recursos); ouvindo atentamente (linguagem corporal, perguntas, interpretação); discussão (linguagem corporal, participação, pensamento crítico).
  • Voltar a Questão Essencial e de Aula. Refletir sobre o que aprenderam, além do conteúdo, e verificar se o projeto contribuiu para desenvolver atitudes conscientes importantes e fundamentais para o resgate de Valores sociais, éticos e morais,na escola no sentido de construir uma cultura de Paz.
  • Utilizar do Blog como meio de comunicação e apresentação do trabalho desenvolvido, proporcionando a interação entre escola/família e comunidade;
  • Guia de pontuação da apresentação 
  • Rubrica de comunicação
  • Reflexões.
  • Encerrar o projeto com apresentações musicais, reproduzindo alguns valores aprendidos;
  • Montar um DVD com fotos dos alunos no desenvolvimento do projeto.
  • Avaliar as capacidades de comunicação verbal e a qualidade do conteúdo da pesquisa.
  • Aprender a avaliar a própria

aprendizagem revendo os pontos fortes e fracos do trabalho visando ao seu aprimoramento.

  • Desenvolver nos alunos as Múltiplas Inteligências, a apropriação dos quatro pilares e os valores necessários a uma vida melhor, para a cidadania resultando numa cultura de Paz.

Distribuição e cronograma de atividades

Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.

DATA

Atividades conduzidas pelo professor

Tarefas individuais

Tarefas em grupo

Conexões com a comunidade

ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO

Janeiro feverei-

ro e mo 1ª semana

  • Planejamento , pesquisa, coleta de dados, envolvendo alunos, pais professores e equipe escolar;
  • Tempestade de ideias: Verificação junto aos alunos o que sabem sobre o tema Valores.
  • Elaborar um cartaz coletivo com nossas regras para boa convivência;
  • Realizar uma palestra sobre o tema Valores, aos pais, alunos e comunidade;
  • Informar sobre o projeto pedir apoio na realização do projeto e a autorização para postar fotos no blog.

Abril/2ª2ª2ª semana semana 2ª semana

maio

  • Montar o Blog Educativo, para divulgar, o nome escolhido, mensagens, fotos e etc:
  • Tarefas-chave e responsabilidade durante a realização do projeto
  • Sugerir três nomes ao projeto e cada aluno irá votar secretamente, usar fichas com símbolos(desenhos).
  • Preencher a tabela S-I-A-R
  • Verificar qual foi o símbolo mais votado;
  • Construir gráfico do símbolos;
  • Professora e alunos,visitarem o blog e postar comentários feitos pelos alunos;
  • Enviar o endereço do blog para que pais possam acessar, verificar os trabalhos e pedir para deixarem seus comentários;

DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO

Junho 3ª semana

A

Novem-bro

  • O desenvolvimento do projeto se dará em fatos acontecidos no dia-a-dia para que entendam, tendo como apoio, roda de conversa:leitura de livros de histórias, músicas, filmes, jogos, atividades ,o blog e tudo que se fizer necessário, para execussão do projeto;
  • Cada dia um aluno contará uma história que mais marcou sua vida;
  • Através de exemplos no cotidiano desenvolver gradativamente os valores;
  • Visitas as páginas da Internet, para encontrar histórias,para a leitura, (entramos também no site do Ziraldo e lemos o livro digital O menino Maluquinho);
  • Elaborar um quadro coletivo, com pintura a guache, colagens de areia, grãos e conchinhas;
  • Fazer murais, painéis, etc;
  • Montar o livro: Menino Maluquinho, onde dividiremos o trabalho em grupo para montar o livro, que será colocado no acervo da biblioteca;
  • O produto final de cada tema trabalhado será exposto na entrada da escola,e no blog para que todos vejam;

Novem- próximos meses

s s

Bro a dezembro

  • Pesquisa, discussão e análise de como os valores foram construídos e nutridos em nosso dia-a-dia;
  • Organização e registro em portifólios do desenvolvimento do aluno;
  • Discutir as questões estruturais do currículo.
  • Propor aos alunos que registrem em uma tabela os valores trabalhados.
  • Cada aluno irá pesquisar em revistas, jornais, internet ou outros; sobre os temas desenvolvidos;
  • Formular hipóteses sobre questões estruturais elencadas.
  • Construir tabela e gráfico organizando os dados coletados.
  • Com todo material coletado e fazer a leitura e promover discussão;
  • Promover a resolução de problemas que exigem autonomia dos alunos e o trabalho em equipe.
  • Discutir sobre a pesquisa.
  • Colocar no blog , fotos e fazer uma síntese das principais discussões;
  • Colaboração dos pais em comentários e convidar pais para contarem histórias de sua vivência.
  • Organizar os alunos em duplas e verificar no site

WWW.projetovilma.blogspot , o andamento do projeto e abordar questões referentes ao que está sendo estudado.

  • Assistir a vídeos que ajudem a desenvolver valores.
  • Ajudar na construção de um roteiro de entrevista.
  • Orientar os alunos durante a visita de campo.
  • Expressar opiniões sobre os vídeos e preencher a rubrica de vídeos.
  • A cada vídeo elaborar um questionário e responder.
  • Fazer um desenho dos vídeos expor os trabalhos.
  • As duplas compartilham o que mais chamou a atenção no que foi trabalhado até agora.
  • Grupos irão visitar um asilo, verificando pela entrevista , quais valores são importantes na vida de uma pessoa.
  • Fazer uma tabela e gráfico dos valores que foram coletados entre as pessoas entrevistadas.
  • Expor no mural da escola e no blog as tabelas , gráficos e desenhos.
  • Fotografar esta visita e diariamente tudo que for trabalhado.
  • Postar no blog as fotos e os resultados.
  • Sensibilização com dinâmicas ressaltando os valores a serem desenvolvidos.
  • Os alunos devem fazer a distribuição dos boletins informativos.
  • Desenvolver uma campanha sobre valores, divulgar, fazer tabela e gráfico, comparando com dados anteriores.
  • Promover uma cultura de paz, por mensagens e ações cotidianas.
  • Divulgar no blog a campanha.
  • Professores, comunidade escolar e pais devem incentivar e ajudar a desenvolver valores com exemplos diários.
  • Preparar os alunos para o debate, elaborar questões.
  • Observar os grupo e orientar sempre que necessário.
  • Contar e ler histórias,realizar dinâmicas, dar exemplos sobre valores.
  • Aproveitar de situações cotidianas para a apropriação dos valores.
  • Resolver situações problemas.
  • Os alunos levantam questões relativas na construção de uma cultura de paz.
  • Os alunos fazem simulação do debate na sala de aula.
  • Os alunos realizam debate em sala de aula.
  • Os alunos são filmados durante o debate.
  • A comunidade, pais e autoridades, são convidadas para assistirem ao debate que será postado em vídeo no blog.

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

Dezem-bro Dezembro

  • Encerramento do projeto culminando numa apresentação (dança e música) aos pais;
  • Montagem de um DVD com fotos tiradas durante o ano letivo.
  • Os alunos ganharam autonomia, aumentaram a auto estima , desenvolveram as múltiplas inteligências,numa educação pautada nos quatro pilares, desenvolveram os valores, resultando em uma cultura de Paz.
  • O aluno será convidado para se apresentar aos pais , comunidade e autoridades, demonstrando pela música e dança, alguns valores construídos, durante o projeto.
  • Envolvimento da equipe escolar, da Diretoria Municipal de Educação e Cultura, Autoridades; pais e comunidade.
  • Entregar o DVD aos pais dos alunos, professores e autoridades.
  • Publicar no blog e no jornal l: A Gazeta da Tarde , uma matéria do encerramento do projeto.
Anúncios

Sobre Instituto Crescer
Fundado em outubro de 2000, o Instituto Crescer para a Cidadania tem como missão atuar como agente transformador, criando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de pessoas e organizações, rumo à cidadania.

One Response to Projeto Vida, Valores e Cidadania

  1. Ana Paula says:

    Maravilhoso, nossas crianças estão precisando vivenciar essas atitudes de paz e valores na escola, pois na maioria das vezes, elas vivem num ambiente de briga, drogas e outros problemas que as afetam para o resto de suas vidas.
    Adorei o projeto…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s