Projeto Consumismo

SOBRE O AUTOR(ES)

NOME DO PROFESSOR (ES): Fernanda Aparecida Augusto

INSTITUIÇÃO: EE Cel “José Joaquim Bittencourt”

CIDADE: Palmital

ESTADO: São Paulo

E-MAIL DE CONTATO: fer_letras@yahoo.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

NOME DO PROJETO: Consumismo

DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Língua Portuguesa e Biologia

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 1ª Série do ensino médio

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Seis meses

 

METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM

Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.

METAS

Que os alunos reflitam sobre como os anúncios impactam no hábito consumista das pessoas e produzam anúncios de conscientização para hábitos consumistas menos agressivos para o nosso meio ambiente.

Que os alunos reflitam sobre como nossos hábitos consumistas podem influenciar na nossa qualidade de vida.

Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como aprimorar a nossa capacidade de agir, pensar e atuar em nossa sociedade por meio da compreensão das mensagens explícitas e implícitas nos anúncios publicitários?
QUESTÃO DE AULA(QA)

1-Como a política econômica pode influenciar nas minhas escolhas de consumo?

2– O anúncio de um produto pode interferir na minha escolha de consumo?

3-Quais são as características textuais de um anúncio?

4-Quais os aspectos sociais e psicológicos que são considerados pelo anunciante na hora de desenvolver o seu anúncio?

5-Como melhorar a nossa qualidade de vida nas escolhas que fazemos na hora de consumir os produtos necessários para nossa vida?

QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)

1-O que é política econômica?

2-Quais tipos de economias existem no mundo?

3-Que tipo de política econômica existe em nosso país?

4-Quais são os produtos que consumimos?

5-Existem produtos que consumimos e não são necessários para nossa sobrevivência?

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.

INDICADOR

ESTRATÉGIA.

OBJETIVO

ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO

-Há a necessidade de se trabalhar a leitura e a produção de textos com base em temas do cotidiano dos jovens, portanto a escolha de “Consumismo” serve como indicador de necessidade.

– Fazer a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema por meio de uma avaliação escrita.

-Escolha e apresentação do tema transversal “Consumismo”;

-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;

-Selecionar as questões de tema e conteúdo para investigação;

-Elaborar as seqüências de atividades que serão realizadas pelos alunos e orientadas pelo professor mediador.

-Motivar os alunos para realizarem diferentes atividades que envolvam leituras em vários suportes e produção textual.

-Verificar os conhecimentos prévios, bem como a disponibilidade para se envolverem em trabalhos que tenha o planejamento, a execução e a avaliação.

DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO

È provável que o levantamento prévio dos conteúdos já dominados pelos educandos, indique a necessidade de trabalhar o tema para sistematizar alguns pontos sobre “Consumismo”, que normalmente o domínio é pelo senso comum;

Também será necessária a intervenção do professor em relação aos conteúdos lingüísticos e expressivos e às características dos gêneros textuais.

– Avaliar se a produção textual está coesa e coerente coma proposta.

-Pesquisar em diferentes suportes;

-Ler compartilhadamente os textos, interpretando as descobertas para se chegar a uma conclusão;

-Participar ativamente de rodas de leitura;

-Usar a tecnologia para montar fichas e planilhas sobre o conhecimento constituído;

-Revisar as etapas dos trabalhados individuais e em grupos, tomando novas decisões, se necessário;

-Coletar dados e informações em diferentes suportes.

 

-Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema;

-Reconhecer as características dos gêneros textuais;

-Propor reflexão sobre a língua portuguesa;

-Estimular o trabalho com a linguagem mista, observando textos publicados em revistas, jornais e internet;

-Usar os recursos lingüísticos e expressivos para a produção de efeitos: ironia, humor, ambigüidade, entre outros;

-Produzir textos coesos e coerentes, que atendam as especificidades da língua e do gênero textual.

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

-Verificar a compreensão adquirida sobre o tema e os gêneros textuais;

-Avaliar o desenvolvimentodas habilidades conquistadas durante a execução do projeto;

-Observar o produto final que garante as especificidades da situação comunicativa e do gênero escolhido.

-Fechar as discussões sobre o tema;

-Elaborar o produto final, usando os recursos tecnológicos;

-Apresentar o produto final ao professor que irá avaliá-lo e indicar a realização de uma exposição de uma exposição publica.

-Observar o empenho de cada aluno no desenvolvimento das etapas do projeto;

-Verificar o produto final (produção de texto individual ou em grupo), considerando adequado ao tema e ao gênero solicitado, criatividade, uso dos recursos expressivos e registro adequado da linguagem.

Distribuição e cronograma de atividades

Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.

DATA

Atividades conduzidas pelo professor

Tarefas individuais

Tarefas em grupo

Conexões com a comunidade

ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO

01/08/2011 a 31/08/2011 -Apresentação do tema “Consumismo”;

-Motivação para a realização dos trabalhos (contextualização do tema);

-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (tema, gênero, recursos expressivos).

 

-Responder às questões sobre seus conhecimentos;

-Fazer um recorte temático;

-Pesquisar sobre o tema em diferentes suportes.

-Participar das rodas de conversa;

-Colaborar nas pesquisas;

-Elaborar registros coletivos das informações coletadas.

-O trabalho deve envolver também a família. O professor deverá instigar o aluno a apresentar o projeto a seus familiares e solicitar-lhes a participação

DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO

01/09/2011 a 31/10/2011 – Elaborar seqüências de atividades que sistematizem os conteúdos relacionados ao tema, aos gêneros textuais, e as questões lingüísticas;

-Mediar os trabalhos realizados individualmente e em grupo;

-Observar quais habilidades estão sendo desenvolvidas efetivamente e quais precisam de intervenção;

-Mediar possíveis conflitos nos trabalhos grupais.

-Sistematizar suas pesquisas, registrando-a;

-Ler matérias de jornais sobre o tema;

-Elaborar uma lista de textos que atendam ao tipo de linguagem: verbal, não verbal e mista;

-Estudar atentamente as características dos gêneros que utilizam a linguagem mista;

-Resolver a seqüência didática sobre recursos lingüísticos e expressivos;

-Produzir um texto utilizando a linguagem mista.

-Compartilhar os dados coletados com pesquisas;

-Colaborar com os colegas na resolução das atividades;

-Sistematizar, registrando por escrito os conteúdos construídos.

-Solicitar a ajuda dos pais nas pesquisas em diferentes suportes;

-Realizar parceria com jornal local para conversa com jornalista sobre a produção de charge e de redações sobre o tema;

DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

01/11/2011 a 15/12/2011 -Sistematizar os trabalhos através de registros;

-Recolher as produções textuais para avaliação final;

-Orientar a elaboração da exposição publica;

-Agendar local e data para exposição.

-Entregar os trabalhos para avaliação final;

-Apresentar o produto final(texto).

-Participar ativamente da elaboração da exposição do produto final.

 

-Convidar pais e amigos para apreciarem as produções textuais expostas publicamente.
Anúncios

Sobre Instituto Crescer
Fundado em outubro de 2000, o Instituto Crescer para a Cidadania tem como missão atuar como agente transformador, criando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de pessoas e organizações, rumo à cidadania.

7 Responses to Projeto Consumismo

  1. Rosângela Alves Gomes says:

    Oi, Fernanda!
    Parabéns pela iniciativa e ousadia em trabalhar um tema tão premente!
    Acho que você, com este projeto está “tocando na ferida”, na grande ferida social onde todos somos vítimas e cúmplices de um crime sem tamanho: o de alimentar sonhos vãos em detrimento do cultivo daquilo que é inerente ao ser humano: a necessidade de compartilhar.
    Deixo aqui, uns trechos do livro de Daniel Pennac: “Diário de Escola! para dar mais um gás a esse seu projeto:

    “Crianças clientes, então, com ou sem meios, tanto as das grandes cidades como as dos subúrbios, arrastadas na mesma aspiração ao consumo, no mesmo universal aspirador de desejos, pobres e ricos, grandes e pequenos, meninos e meninas, transvasados como num sifão pela única e voraz solicitação: consumir! Quer dizer, mudar de produto, querer o novo e, mais que o novo, a novidade. A marca! E que seja vista! Se as nossas marcas fossem medalhas, os garotos de nossas ruas pareceriam generais de opereta. Programas sérios de rádio explicam o que existe ali de suas identidades. Na manhã mesma da última volta às aulas, um grande papisa do marketing declarava na rádio, com o tom compenetrado de uma antiga responsável, que a Escola devia se abrir para a publicidade, que seria uma categoria de informação. O que deveria ser demonstrado. Apurei o ouvido. O que nos está contando, senhora Marketing, com sua voz de avó sensata, tão bem timbrada: A publicidade no mesmo saco que as ciências, as artes e as humanidades: Vovó, fale sério! Ela falava, sabida. E dos diabos! É que ela não falava em seu nome, mas em nome “da vida como ela é”! E de repente me apareceu a vida, segundo vovó marketing: uma grande loja de comércio, sem paredes, sem limites, sem fronteiras, sem outro objetivo além do consumo! E a escola ideal, segundo a vovó,: uma camada de consumidores cada vez mais gulosos! E a missão dos professores: preparar os alunos para empurrar seus carrinhos de compras nas aléias sem fim da vida mercante! Que se pare de mantê-los longe da sociedade de consumo!, martelava a vovó, que eles saiam “informados” do gueto escolar! O gueto escolar, era assim que a vovó chamava a escola! E a informação, era a isso que ela reduzia a instrução. (…) Ah! Professores, quando é que vocês vão escutar a vovó? Quando então vocês vão botar na cabeça que o universo não é para entender, mas para consumir? Não são os Pensamentos de Pascal, nem o Discurso do método, nem a Crítica da razão pura, nem Espinosa, nem Sartre que é preciso pôr na mãos de seus alunos, ó filósofos, é o Grande catálogo do que fazer de melhor na vida como ela é!
    (…)
    Veio-me um gosto amargo quando deixei meus jovens suburbanos de Lyon. Aqueles garotos estavam abandonados num deserto urbano. O próprio liceu deles era invisível, perdido no labirinto de entrepostos. Seu bairro não era muito mais alegre… Nem um café à vista, nem um cinema, nada que tenha vida, que se possa olhar, a não ser essas publicidades gigantescas louvando objetos que eles não podem comprar… Como criticá-los por esse seu jeito de fingir uma aparência permanente, essa imagem composta para o espelho público do grupo? É fácil zombar da sua necessidade de ser vistos, eles, que estão a tal ponto ocultos do mundo e que têm tão pouco para olhar! Que outra coisa lhes é oferecida além dessa tentação de existir como imagem, eles, que vão herdar o desemprego e a quem os acasos da história, em sua maior parte, impedem de ter um passado e privam de geografia: O que eles podem contar e sobre o que podem repousar – no sentido em que se repousa, descansa, se esquece um pouco de si mesmo, se reconstitui – senão sobre o jogo das aparências? Porque é isso, a identidade segundo vovó Marketing: vestir os jovens de aparências, satisfazer esse permanente desejo de fotogenia.. Deus, ó Deus, que rival para os professores essa mercadora de imagens totalmente prontas!
    (…)
    Naquela noite, Minne e eu não falamos de outra coisa.
    – Não subestime esses garotos – disse-me ela. – É preciso contar com a energia deles! E com sua lucidez, uma vez passada a crise da adolescência. Muitos se saem muito bem.
    Ela ficou citando os nomes dos nossos amigos que se saíram bem. Entre eles, sobretudo, Ali, que podia ter acabado mal e hoje mergulha de novo no coração do problema para salvar os adolescentes mais ameaçados. E, porque eles são vítimas das imagens, é justamente pela manipulação da imagem que Ali decidiu tirá-los dessa situação. Ele os arma de câmeras e os ensina a filmar a sua adolescência tal como ela é, acima das aparências.”

    Um grande e cordial abraço!
    Rosângela Gomes

    • Fernanda Ap Augusto says:

      Oi, Rosângela

      Obrigada pelo seu comentário!!!
      Abraços fraternos
      Fernanda Ap. Augusto

  2. Rosângela Gomes says:

    De nada, querida. Sucesso!

  3. Evanilda maria Messias martins says:

    Olá Fernanda,
    apreciei muito seu projeto e quero adaptá-lo para o 5º ano, dando a você todos os créditos.
    Parabéns.
    Evanilda
    Poços de Caldas – MG

  4. Suzana says:

    Fernanda, achei o seu projeto muito interessante .
    Gostaria muito de conseguir fazer projetos, porém
    sempre acho muito difícil e desisto. Voce poderia
    dar-me alguma dica. Tb sou professora de portu-
    guês.
    Abraços, Suzana

  5. Marco says:

    Parabéns!!! Precisamos trabalhar as linguagens e códigos com nossos alunos tentando despertar neles a prática de leituras saudáveis, para que eles possam refletir sobre as suas práticas no dia a dia. Abç.

  6. Adriana da Costa Santos says:

    Olá Fernanda!

    Acredito que com o Projeto Consumismo, os alunos poderão repensar práticas cotidianas e aprender conteúdos específicos das disciplinas envolvidas de maneira muito significativa.
    Dar sentido às aulas é um grande desafio para todos nós professores e por meio de Projetos como o que você apresentou podemos perceber que é possível…

    Parabéns!!!

    Adriana Santos
    São Bernardo do Campo – SP

    OBS: Gostaria parabenizar também Rosângela Gomes pelo excente comentário…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s