Sala 2 – Discussão 3

Prezados Professores,

Após finalizar as leituras e tarefas do Módulo 1, participe da discussão dos seguintes itens:

1ª Discussão: Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula.

2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos?

3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1, que foram registradas em seu Plano de Ação.

Lembrem-se que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Se houver dúvidas entrem em contato por e-mail e não pela sala de discussão, pois este ambiente é reservado para discutirmos o conteúdo do curso.

Participem!!

Lina

Anúncios

10 Responses to Sala 2 – Discussão 3

  1. Anna Iara Dias da Silva Souza says:

    1ª) O enfoque na aprendizagem baseada em projetos possibilita ao educador abrir uma nova visão de mundo n aprendente, e além disso referencia o que é real e significativo para o aluno. tendo também como ferramenta relevante para os dias atuais a questão da utilização da tecnologia, o que dinamiza e garante uma aprendizagem mais efetiva.

    2ª) As vantagens de se trabalhar com projetos é que o aluno se torna o personagem central e agente de sua aprendizagem, em parceria com a professora e os outros colegas ele amplia e adquire os conhecimentos necessários à sua inserção na sociedade. Ainda não percebi desvantagens.

    3ª) Fazer pelo menos um projeto este ano, pois já estamos na 4ª undade e creio que um projeto bem feito, dá segurança para outros no próximo ano letivo;
     Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos;
     Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

  2. ORTÊNCIA MACIEL says:

    Estou muito empolgada com esse curso pois a proposta de projeto realmente tem sentido por trabalhar com o protagonismo juvenil e a efetivação das tecnologias.Eu precisava mesmo deste estímulo e dessas orientações.Pretendo fazer bom uso e alcançar sucesso no processo ensino-aprendizagem e, consequentemente,a realização pessoal.

    • equipeabp says:

      Ortência,

      É importante argumentar sobre as 3 discussões do Módulo 1.

      Abs
      Lina

  3. valdirene says:

    1ª Discussão: Com o avanço tecnológico se faz cada vez mais necessário o uso de recursos tecnológicos com os alunos. Na aprendizagem baseada em projetos, podemos explorar e desenvolver cada vez mais esses recursos que se tornam importantes aliados da aprendizagem.

    2ª Discussão: As vantagens para o aluno é que eles passam a ser o centro do processo de ensino e o professor se torna mediador, assim sendo, passam a construir seu próprio conhecimento e compreender o sentido, a funcionalidade do que aprendemos na escola.

    3ª Discussão: Quero desenvolver pelo menos um projeto este ano.
    Experimentar algumas estratégias baseadas em projetos.
    Tornar minha aula mais centrada no aluno.

  4. Tatiana G V Nascimento says:

    1ª discussão:
    A tecnologia auxilia muito os projetos, principalmente nas aulas, na pesquisa, os alunos se interessam muito por tudo aquilo que é tecnologico, e é novo para ele , por esse motivo devemos utilizar este recurso em nossas aulas para motivar interesse e entusiasmo na aprendizagem.

    2ª discussão:
    Vantagens – os projetos podem auxiliar alunos que tem dificuldade em aprender com os metodos tradicionais de ensino, tornando este aluno o centro da aprendizagem e responsavel pelo seu proprio conhecimento.
    Desvantagens – ainda existem alunos que necessitam ser direcionados, que ainda não sabem ser o centro de sua aprendizagem, por esse motivo ainda se faz necessario em alguns momentos uma metodologia mais tradicional no ensino, não sendo valido generalizar a aprendizagem atraves de projetos.

    3ª discussão:
    – tornar minha aula mais dinâmica;
    – desenvolver um projeto que supra os problemas de violencia escolar em minha escola;
    – utilizar tecnologia em sala de aula para uma melhor aprendizagem.

    • Desenvolver nossas práticas em forma de projeto, é um processo que a muito acontece nas escolas. A multidisciplinaridade agrega a relação de todos os campos de conhecimento, o projeto incorpora todos os princípios na execução do ensino aprendizagem.

  5. Janete M. says:

    1ª Discussão:
    Trabalhar com projetos é ressignificar a aprendizagem, transformando conceitos, as vezes distantes da realidade dos nossos alunos, em procedimentos e mudanças de atitudes. O uso das tecnologias aparece como uma ferramenta indispensável nesse processo, porém ainda distante da realidade de muitos educadores e educandos.

    2ª Discussão:
    Um bom projeto possibilita um maior envolvimento por parte dos alunos, despertando o interesse e facilitando sua aprendizagem. Permitindo a eles desenvolver a sua autonomia e seu raciocínio crítico na resolução de problemas, estabelecendo um clima de cooperação entre os alunos. Acredito que as desvantagens de se trabalhar com projetos surgem quando este não é bem planejado ou quando não se coloca o aluno no centro da aprendizagem.

    3ª Discussão
    – Aprimorar o projeto de leitura e fazer outro projeto para este ano;
    -Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula;
    -Tornar minha aula mais centrada no aluno.

  6. Valdinéia Ferreira says:

    Valdinéia Ferreira
    Trabalhar com projetos para mim é gratificante e os resultados satisfatórios, trabalho na educação infantil os projetos são realizados de acordo com as faixas etarias ,a escola onde trabalho possui alguns projetos instutionais e cada sala de aula planejou no inicio do ano letivo seu projeto,nossa escola trabalha os projetos com os alunos,pais,comunidade e equipe escolar ,acredito que estamos no caminho certo,pois os resultados são visiveis.

    • maria josé ferreira lima says:

      REalmente é essa a idéia q tenho de projeto qdo toda a comunidade está envolvida a coisa anda, tem sentido, o aprendizado acontece de verdade

  7. Italândia Azevedo says:

    1) A aprendizagem baseada em projetos possibilita ao educador abrir uma nova visão do mundo real para seus alunos. Trabalhar utilizando tecnologia dentro da sala de aula chama mais a atenção dos alunos, além de passaar um conhecimento de uma maneira mais dinâmica e interessante.

    2) As vantagens são que no momento que se aplica um projeto, desperta o interesse e facilita aprendizagem do aluno, permitindo aos mesmos desenvolver seu raciocínio lógico, resolução de probelamas, entre outras.
    A desvangem aconteceria se um professor não avaliassem as habilidades necessárias ou não acompanhasse de perto a execusão do mesmo, ou seja, a qual é exigido durante todo o desenvolvimento de um projeto, não conseguindo calcular e identificar o aprendizado de seus alunos.

    3) Tornar minhas aulas mais centralizadas nos alunos;
    Elaborar um projeto dentro da realidade dos alunos;
    Trabalhar tecnologia em sala de aula para assim obter uma melhor aprendizagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s