Sala 1 – Discussão 4

Caros Professores,

Na semana passada vocês exploraram o Módulo 1, e com ele puderam refletir sobre a visão geral do trabalho com projetos, as metas estabelecidas para a aprendizagem através de projetos e também sobre os desafios e possíveis soluções que enfrentarão durante a execução do projeto.

Gostaria de lembrá-los que é necessário preencher o Plano de Ação, de acordo com as atividades solicitadas no ambiente do curso, pois o mesmo deverá ser entregue ao final do curso para que possam receber a certificação.

Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.

Leia a resposta dos colegas e dê sugestão para melhorar os objetivos de aprendizagem.

Lembrando que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Bom Estudo à todos!

Abraços

Lina

Anúncios

6 Responses to Sala 1 – Discussão 4

  1. Valdinéia Ferreira says:

    Valdinéia Ferreira
    Neste ano de 2011 a minha sala de aula Maternal I o nosso projeto foi :Era uma vez a hora da leitura é agora! nosso objetivo era despertar nos alunos desde pequenos o interesse pela leitura,introduzindo a família a cada fase do projeto,utilizamos data show,diversos recursos literários ,computador,.O resultado é visível pois estamos finalizando nosso projeto e percebemos que nossos alunos demonstram interesse pela leitura, hoje alguns alunos trazem em sua bolsa livros,revistas ,gibis,para sala para mostrar para os colegas,.

  2. maria de jesus says:

    TRABALHAR PROJETOS REALMENTE É MUITO GRATIFICANTE, ALÉM DOS ALUNOS SE ENVOLVEREM COM A PESQUISA E DISCUTIREM SOBRE VARIOS ASPECTOS, NOS DÃO A OPORTUNIDADE DE RELACIONAR AS OUTRAS DISCIPLINAS COM O MATERIAL COLETADO, É MUITO GRATIFICANTE.

  3. Andrea says:

    A minha proposta para o projeto é a Química dos Alimentos e como o conhecimento químico pode influenciar em uma alimentação mais saudável.

    É um tema que está presente no cotidiano de todos nós e a sua abrangência e relevância proporcionam a integração de diversas áreas de conhecimento.

    O público alvo do meu projeto seria o terceiro ano do ensino médio, na modalidade EJA. A experiência que os adultos trazem para a sala de aula pode ajudar muito no seu desenvolvimento.

    O projeto constará na produção, publicação e distribuição de um jornal impresso e a criação de um blog sobre alimentação saudável, disponibilizando esse material para toda comunidade escolar.

    A justificativa para a criação do jornal seria o fato de ser uma mídia presente no dia a dia da maioria dos adultos. Além disso, a maioria possui pouco acesso a tecnologias digitais, logo, a criação do blog, permitirá também uma alfabetização digital.

  4. Andrea says:

    continuando….

    Esse projeto pode envolver vários conteúdos previstos nos parâmetros curriculares como símbolos, códigos e nomenclatura da Química, elaborar e sistematizar comunicações descritivas e analíticas pertinentes a eventos químicos e a representação das diferentes funções da Química Orgânica.

    Dentre as Habilidades do Século XXI que podem ser envolvidas, destaco:

    • Habilidades de comunicação: os alunos devem criar e gerenciar meios de comunicação, tanto de forma escrita como oral, em diferentes formas e contextos, inclusive com a utilização de ferramentas da Web 2.0;

    • Criatividade e curiosidade intelectual: os alunos podem desenvolver uma curiosidade que a própria ciência exige, além de poder utilizar a sua criatividade para a elaboração do projeto.

    • Informação e habilidades de conhecimento em mídias: será desenvolvida a partir do momento que o aluno irá criar e gerenciar um Blog.

    • Responsabilidade social: a divulgação dos resultados para a comunidade escolar exigirá um comportamento ético na criação do jornal e do blog.

  5. Andrea says:

    finalizando…

    As Questões Estruturais do Currículo produzidas para o projeto, em uma primeira análise, seriam:

    • Questão Essencial: Como posso ser saudável?

    • Questões de Aula: Como o conhecimento químico pode propiciar uma alimentação saudável? Como interpretar os dados de um rótulo de um alimento?

    • Questões de Conteúdo: Qual a diferença entre gorduras saturadas e insaturadas? O que são aditivos químicos? Quais são as fórmulas estruturais dos carboidratos e lipídeos? Qual a importância das vitaminas em nossas vidas?

    Esta é a proposta do projeto a ser desenvolvido. O que vocês acharam da ideia?

  6. Sueli says:

    Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.
    Resposta: O objetivo principal do meu projeto é atingir os alunos do 2º ano do ensino médio e a comunidade escolar, quanto aos cuidados com os olhos nessa época de muita seca e os exames que podem diagnosticar algum defeitos da visão, que podem ser corrigidos ainda quando são crianças. As habilidades que serão desenvolvidas são: desenvolvimento de capacidades cognitivas, onde encontrar as informações que os alunos precisam.
    Questões do contéudo: Quais os defeitos da visão? Questão de Aula: Onde podemos procurar algum tipo de correção na visão? Questão Essencial: Pesquisar orgãos públicos que posssam atender gratuitamente esse tipo de tratamento no defeito da visão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s