Sala 2 – Discussão 4

Caros Professores,

Na semana passada vocês exploraram o Módulo 1, e com ele puderam refletir sobre a visão geral do trabalho com projetos, as metas estabelecidas para a aprendizagem através de projetos e também sobre os desafios e possíveis soluçõesque enfrentarão durante a execução do projeto.

Gostaria de lembrá-los que é necessário preencher o Plano de Ação, de acordo com as atividades solicitadas no ambiente do curso, pois o mesmo deverá ser entregue ao final do curso para que possam receber a certificação.

Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.

Leia a resposta dos colegas e dê sugestão para melhorar os objetivos de aprendizagem.

Lembrando que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Bom Estudo à todos!

Abraços

Lina

Anúncios

6 Responses to Sala 2 – Discussão 4

  1. Valdinéia Ferreira says:

    Valdinéia Ferreira
    Apesar de ainda ter um pouco de dificuldade com o computador estou adorando participar deste curso,estudar projetos para mim é mais um recurso para meu trabalho profissional,apesar de trabalhar na educação infantil consigo resultados satisfatorios com meus alunos,na minha escola os projetos são frequentes assim como a escola já tem alguns projetos institucionais cada sala de aula também tem um projeto anual.

  2. Maria Inizete F. Vicente says:

    Lendo os Parâmetros encontrei uma idéia de projeto que poderei trabalhar com meus alunos de Educação Infantil. Seria a comparação de diferentes ambientes naturais , construindo, investigando caracteristicas comuns e diferentes ,para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos,água, luz, calor, solo e outros componentes . A minha idéia de projeto é a construção de um terrario para observar o desenvolvimento dos seres vivos sob ação da água,luz e calor. Os alunos observam, registram e ao final das observações montam um portifólio.

  3. Natalicia says:

    Quero fazer parte da equipe de trabalho ‘aprendizagem Baseada em Projetos, criando e aprendendo a fazer projetos. Vocês poderiam me auxiliar como me inscrevo no mesmo, pois não recebo o material faz tempo e não consigo acessá-lo.
    Att.
    Natalícia

  4. Janete M. says:

    Conforme estabelecido pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), o “ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar”. O projeto de leitura para a Educação Infantil poderia ser dividido em três momentos, com o objetivo, primeiramente, de sensibilizar os alunos para o mundo da leitura, apresentando diversas leituras/linguagens (contos, poemas, trava-língua, parlenda, imagem, rótulo, teatro, música etc.). A seguir, os alunos escolheriam o livro da turma, sobre o qual desenvolveríamos diversas atividades. Por fim, a turma confeccionaria um livro partindo de uma adaptação da história trabalhada ou de um tema de curiosidade da turma.

  5. Iara Moro De Rosa says:

    O jogo tem se tornado objeto de estudo sob diversos prismas, dando lugar a uma gama variada de definições. Não existe uma teoria completa de jogar nem idéias admitidas universalmente, mas inúmeras teorias que são úteis para o estudo de aspectos particulares do comportamento lúdico. É difícil, pois, esgotar o assunto. Nossa preocupação fundamental é a de oferecer um panorama amplo dos vários estudos existentes. Sendo assim com o auxilio dos mesmos facilitamos o processo de ensino aprendizagem dos alunos.[…]
    As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos…) devem ser vivenciadas pelos educadores. É um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.
    Deixar o aluno participar da confecção de alguns jogos (aqueles feitos de matérias reciclados ou de outros matérias) também é um bom estímulo para que a prática de jogos em sala de aula fiquem mais interessante e significativa para eles.
    O desenvolvimento do projeto Matemática através de jogos buscará envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos.
    Os vários conteúdos matemáticos serão trabalhados de forma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental e Infantil. Os alunos perceberão que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática.
    O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática. “Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança” (Kishimoto, 1994, p. 22). Através do jogo, temos a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento.

  6. Italândia Azevedo says:

    O conhecimento estatístico está cada vez mais presente nas mídias . A interpretação de gráficos e tabelas, assim como o conhecimento das medidas de posição central estão sendo exigidos no nosso cotidiano. No momento que assistimos ou lemos um jornal, na internet, nos livros e revistas podemos encontrar dados estatísticos que são importantes para o entendimento das informações apresentadas, pois os mesmos facilitam a compreensão de uma notícia. Então, no momento que revisei os PCN’s do Ensino Médio para acompanhar e realizar as atividades deste curso, vi a importancia do estudo de estatística no Ensino Médio, pois como falei, esse conhecimento está sendo cobrado em muitas situações reais, principalmente para os alunos que estão se preparando para vestibulares, ENEM e concursos.
    Esse projeto de estatística será voltado para que os educandos aprendamesse conteúdo tão importante de uma forma mais atraente, pois em muitas situações esse assunto é apresentado de uma maneira muito teórica. Realizarei atividades que envolva muitas práticas com jornais e utilização do laboratório de Informática, para que os alunos trabalhem realmente suas criatividades, lideranças e autoconfianças.
    A aplicação desse projeto fará com que os alunos aprendam o significado de estatítica, sua importancia, como se elabora um questionário de pesquisa, como se faz uma pesquisa de campo, além de aprender a forma de coletar, analisar e transformar os dados coletados em tabelas e gráficos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s