Sala 3 – Discussão 4

Caros Professores,

Na semana passada vocês exploraram o Módulo 1, e com ele puderam refletir sobre a visão geral do trabalho com projetos, as metas estabelecidas para a aprendizagem através de projetos e também sobre os desafios e possíveis soluçõesque enfrentarão durante a execução do projeto.

Gostaria de lembrá-los que é necessário preencher o Plano de Ação, de acordo com as atividades solicitadas no ambiente do curso, pois o mesmo deverá ser entregue ao final do curso para que possam receber a certificação.

Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.

Leia a resposta dos colegas e dê sugestão para melhorar os objetivos de aprendizagem.

Lembrando que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Bom Estudo à todos!

Abraços

Lina

Anúncios

10 Responses to Sala 3 – Discussão 4

  1. Ilda Alves dos Santos Gomes says:

    Ainda continuo a acreditar que a educação só alavancará, quando realmente a escola fazer sentido para os nossos alunos; temos que ser motivados como professores para motivarmos nossos alunos. É preciso fazer a educação fluir naturalmente para o educando, com prazer e alegria.

    • Cleusa says:

      APOIADA!!!! Também concordo com você..Como que um aluno vai progredir se o espaço físico em que ele estuda não tem recurso nenhum.Como trabalhar habilidades do seculo XXI se estamos na idade da pedra. Como progredir um aluno que em sua maioria vem na escola para comer e chegando lá encontra um copo de leite e tres bolachas?Como trabalhar com a comunidade se nas reuniões de pais e mestre aparecem 2 ou 3 na classe com 30 alunos?

  2. Vera says:

    1ª Discussão: Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula.
    A aprendizagem baseada em Projetos não é uma simples alternativa metodológica, mas uma possibilidade de significar o conteúdo, dando-lhe mais objetividade, clareza e consistência, no tocante à sua finalidade.
    O uso da tecnologia, por sua vez, muito contribui com a aprendizagem, pois facilita a apreensão do conteúdo por parte do aluno e contribui com a atividade docente. É imprescindível, contudo, planejamento e organização na aprendizagem baseada em projetos, como também no uso de tecnologias em sala de aula, para se alcançar os objetivos e metas propostos.
    2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos?
    O trabalho com projetos requer organização, planejamento e decisão. Estas são vantagens para os alunos, pois exige compromisso, disposição e união dos envolvidos. Prevê companheirismo, tomada de decisão conjunta e participação de todos.
    Em relação às desvantagens, pode-se dizer que este trabalho demanda maior tempo, mas, por outro lado, os resultados são mais efetivos e eficazes. E não há desvantagem nisso.
    3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1, que foram registradas em seu Plano de Ação.
    • Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos
    • Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula
    • Fazer pelo menos um projeto este ano
    Diversificar as estratégias de ensino, facilitando a aprendizagem e contribuindo com a formação ampla e integral do educando.

  3. Valdinéia Ferreira says:

    Valdinéia Ferreira

    Os projetos bem organizados com visão de aprendizagem terão resultados satisfatorios para os alunos , para os professores,pais e comunidade.
    Os projetos deixam os alunos integrados e interessados nas aulas,apesar de trabalhar com crianças menores os resultados obtidos até o momento são muito gratificsantes,as crianças quando estimuladas desde pequenas terão uma visão melhor de mundo escolar.

  4. Delma Morais says:

    É necessario que tenha incentivo por parte da escola e dos alunos, pois as crianças estimuladas quando pequenas, terão uma visão melhor do mundo.

  5. Ana Caroline says:

    A educação só melhorará quando a escola fazer sentido para os alunos; para isso temos que ser motivados como professores para motivarmos nossos alunos.

  6. Raimunda Fernandes says:

    Os projetos deixam os alunos integrados e interessados nas aulas,apesar de trabalhar com crianças menores os resultados obtidos até o momento são muito gratificantes.

  7. Maria Antonia says:

    Os projetos bem organizados com visão de aprendizagem terão resultados satisfatorios para os alunos.

  8. Glaciana says:

    Os projetos fazem com que as crianças se interessam mais e tem uma melhor aprendizagem através da ação e pratica.

  9. As habilidades que escolhi foram:
    Colaboração;
    -Raciocínio crítico;
    -Iniciativa;
    -Produtividade.
    Nossos alunos, por falta de motivação, não são bons colaboradores porque o método usado contia seno o mesmo: o aluno faz o que o professor manda. Através da colaboração ele tomará a iniciativa de buscar seu conhecimento, raciocínio crítico para ele buscar soluções para problemas e com a motivação ele terá maior produtividade durante seu ano escola e não só durante o projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s