Sala 4 – Discussão 4

Caros Professores,

Na semana passada vocês exploraram o Módulo 1, e com ele puderam refletir sobre a visão geral do trabalho com projetos, as metas estabelecidas para a aprendizagem através de projetos e também sobre os desafios e possíveis soluçõesque enfrentarão durante a execução do projeto.

Gostaria de lembrá-los que é necessário preencher o Plano de Ação, de acordo com as atividades solicitadas no ambiente do curso, pois o mesmo deverá ser entregue ao final do curso para que possam receber a certificação.

Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.

Leia a resposta dos colegas e dê sugestão para melhorar os objetivos de aprendizagem.

Lembrando que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Bom Estudo à todos!

Abraços

Lina

Anúncios

47 Responses to Sala 4 – Discussão 4

  1. Sandra Regina Costa says:

    1ª Discussão: Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula?
    Dou aula na Educação Infantil, faixa etária três anos.
    O enfoque geralmente ocorre em plano semanal de aula, quando abordo um tema para a semana toda, por exemplo nas datas comemorativas.
    Quanto ao uso de tecnologia utilizo mais com música e vídeo.

    • Michelle Ribeiro da Silva Nogueira says:

      Tento trabalhar com projetos que tenha bastante interação, que haja socialização entre as crianças. Quanto ao uso de tecnologia, faço uso de programas de alfabetização em computadores, que são bastante chamativos para crianças que estão se alfabetizando.

      • Erica Lima says:

        Projetos é algo que norteia nosso trabalho e estou adorando e já pensando em projetos para o próximo ano, gostaria de trocar experiências????

    • Jacque Siqueira says:

      Eu também sou professora da Educação Infantil. Quem sabe poderíamos trocar algumas experiências?!

      • Sandra Regina Costa says:

        Acho ótimo!!!

      • Camila Damas Souza Ott says:

        Oi tudo bem?
        Também trabalho com Ed. Infantil, e adoro. Poderíamos compartilhar nossas experiências???

      • Jacque Siqueira says:

        Fico feliz em saber que tenho mais companheiras na ed. infantil. Adoraria trocar experiências principalmente sobre projetos e sobre o curso.
        Um abraço à todas.

  2. Sandra Regina Costa says:

    2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos?
    Eu só vejo vantagens.
    O aluno aprende mais e melhor.
    É mais prazeroso para o aluno e para o professor.
    Ocorre maior interação entre os alunos.

  3. Sandra Regina Costa says:

    3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1.

    Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos.
    Tornar minha aula mais centrada no aluno.
    Incorporar trabalho em grupo.
    Integrar mais tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

    • equipeabp says:

      Sandra

      A postagem da discussão sobre o módulo 1 deve ser postada na discussão 3.
      Abs
      Lina

      • Sandra Regina Costa says:

        Eu não consigo localizar a discussão 3.

    • – promover um maior entrosamento entre os alunos.
      – formar grupos produtivos.
      – utilizar com maior frequencia a tecnologia na aprendizagem dos alunos.

  4. Daniel says:

    O primeiro módulo muito enriqueceu minha prática, pois estamos sempre aprendendo formas novas para acrescentar no exercício da docente, gostaria de ter esse material impresso pois achei muito rico e motivador.

  5. Michelle Ribeiro da Silva Nogueira says:

    2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos?
    Só vejo vantagens pois, os mesmos interagem, se socializam e se solidarizam uns com os outros. Se apropriam de conhecimentos e instigam os demais a aprenderem mais.

  6. Michelle Ribeiro da Silva Nogueira says:

    3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1
    Tornar a aula mais centrada no aluno;
    Incorporar trabalho em grupo;
    Integrar Tecnologia em sala de aula

  7. Gracinda de Paula Marins says:

    O projeto vai ao encontro dos parãmetros justamente porque não é focado conteúdo/conteúdo, mas sim, habilidades e comptências junto ao conteúdo, ou seja, o conteúdo passa a ser o meio de se atingir as habildiades que se deseja que o aluno alcance.
    O projeto que vai de encontro com os parâmetros, não deve receber esse nome, não passa de uma plano de aula tradicional em que o fim único é decorar ou memorizar e não realmente apreender determinado assunto.

  8. Jose Carlos Marins says:

    Por favor, Lina, já fiz downloud de todos os arquivos, em qual página encontro o plano que devo preencher para lhe entregar ao final do curso? Li os diversos exemplos que temos no PBL, até respondi algumas das perguntas que pausadamente nos levam a construir uma ideia do que realmente deve ser um projeto, mas não sei, exatamente, como devo proceder nesta avaliação final.
    Agradecido
    Carlos

  9. Jacque Siqueira says:

    Ao elaborar em um projeto sempre consulto os conteúdos curriculares e elenco as habilidades a serem trabalhadas, proponho atividades que possam contempla´-las. Em relação as questões estruturais do currículo confesso que as trabalhava, mas não tinha conhecimento sobre suas abreviaturas e o quanto elas são importantes. Esse curso está me apresentando muitas coisas novas inclusive as habilidades do sec. XXI, que eu não tinha conhecimento de como trabalhá-las. Acredito que esse último módulo foi muito esclarecedor em muitos pontos.

  10. Sandra Regina Costa says:

    Visto que atuo na Educação Infantil, minha proposta pedagógica tem como base:
    • A realidade sócio-cultural dos alunos, as áreas do desenvolvimento (cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor) e as áreas do conhecimento e seus objetivos de estudos;
    • Formação Pessoal e Social: Identidade e autonomia;
    • Conhecimento de Mundo: movimento, música artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
    Todos esses aspectos são articulados através de uma prática pedagógica interdisciplinar, buscando sempre a integração das atividades, de forma que não haja perda do real valor social de cada área do conhecimento.
    Analisando as Habilidades do Século XXI, resolvi abordar em minhas aulas:
    • Habilidades Colaborativas e Interpessoais— Demonstrando o trabalho em equipe e liderança; adaptando-se a vários papéis e responsabilidades; trabalhando produtivamente com outros; exercendo a empatia; respeitando perspectivas diversas.
    • Responsabilidade Social— Agindo responsavelmente tendo em mente os interesses maiores da comunidade; demonstrando comportamento ético em contextos pessoais, profissionais e comunitários.
    Imagino que essas habilidades estimularão o processo educativo de independência dos meus aluno e facilitarão sua integração social.
    O conteúdo será baseado no dia-a-dia da criança e as atividades serão diversificadas por áreas de estudo, mas integradas através de um tema de interesse da criança ou sugerido por nós professores.

  11. EDUARDO RIOLFI says:

    realidade sócio-cultural dos alunos
    Formação Pessoal e Social
    interdisciplinaridade

    Estes são os pilares que contemplo no projeto no qual trabalho.

  12. Camila Damas Souza Ott says:

    Venho trabalhando com projetos há alguns anos. Mas a cada ano aprendo algo novo de como ensinar meus alunos, baseado em projetos.
    Trabalho com Educação Infantil, e este ano além dos projetos já existentes na rede municipal de ensino, estamos trabalhando com o projeto da sala “Convivência-Que nó é este?/ Valores. Digo estamos, pois trabalhamos em duas na sala, já que as crianças são pequenas.
    A nossa proposta com esse projeto, é trabalhar nos alunos, o valor da convivência amigável, solidária e harmoniosa. Também é um tema que está presente na vida de todos nós e de suma importância ao desenvolvimento humano.
    O público alvo, são crianças de 2 a 3 anos; contempla todos os eixos da educação infantil e as habilidades do currículo e do século XXI, podendo citar as colaborativas e interpessoais, reflexivas, autonomia, entre outras.
    Trabalhar com projetos, norteia o caminho, sendo significativa a aprendizagem dos alunos.

  13. glaziele carvalho de Almeida says:

    O projeto é a “Rádio na escola”, os alunos em equipes montarão a programação da rádio para apresentações diárias na escola. O trabalho é com alunos da 7 série, em que possam resgatar os idéias do rádio e poder contextualizar com as tecnologias de hoje. As Habilidades do Século XXI seriam: Comunicação
    Qe: Qual o papel da comunicação hoje?
    Qa: A rádio ainda exerce função importante em nossa sociedade?
    Qc: Como resgatar o encantamento das rádios em nosso dia a dia?

  14. O projeto é de leitura na escola, tratasse de envolver os alunos na linguagem oral e escrita partindo de sua realidade. Na educação infantil essa linguagem antecede a alfabetização (codificação e decodificação), onde os alunos através vivências com os mais variados signos de nossa sociedade poderão exercer relações a partir dos seus conhecimentos prévios. A abordagem terá como conteúdo principal as fábulas, poemas, músicas, contos, trava-línguas, quadrinhas e o mais importante, sua identidade subjetiva seu nome e história, esse trabalho terá um processo contínuo, já que compreender a leitura e escrita em sua tenra ação como processo social pode demandar tempo e reestruturação do projeto. A proposta é de inserir o aluno nesse mundo comunicativo.
    Qe: Qual o papel da leitura e escrita?
    Qa: Quais estrategias para poder ler os diferentes gêneros textuais.
    Qc: Como podemos grafar, as palavras com signos alfabéticos ou pictografias ( desenhos),

  15. Paula Fernandes Bueno Pena says:

    Paula Fernandes Bueno Pena
    Esse ano, estou com uma turma de 4º ano PIC ( Projeto Intensivo no Ciclo), sendo desenvolvido com os materiais do Programa Ler e Escrever. Devido aos conteúdos trabalhados e as dificuldades que os alunos apresentam, quanto a leitura e escrita, optei em desenvolver aqui no curso, um projeto sobre alfabetização, focando na análise e reflexão sobre a Língua oral e escrita. Em relação as habilidades do século XXI, achei de extrema importância para os meus objetivos:
    * Habilidades de comunicação;
    * Responsabilidade, comprometimento e adaptabiliade;
    * Habilidades colaborativas e Interpessoais;
    * Iniciativa e autonomia.
    Os conteúdos e Sequências de Atividades, serão trbalhadas de forma interdisciplinar e adaptadas de acordo com a necessidade dos alunos, mas sempre voltadas para o desenvolvimento das habilidades do sec.XXI e quando possível através das novas tecnologias.

  16. Venho trabalhando com projetos que envolvem tecnologias na educação há 10 (dez) anos. Entendo a importância dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais que foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.
    .
    O conteúdo que trabalho é baseado no dia-a-dia do aluno e as atividades são diversificadas por áreas de estudo, mas integradas através de um tema de interesse dos alunos ou sugerido pelos professores envolvendo tecnologias como o computador, datashow, máquina digital e a internet. Todos esses aspectos são articulados através de uma prática pedagógica interdisciplinar, buscando sempre a integração das atividades, de forma que não haja perda do real valor social de cada área do conhecimento.

    Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs (Tecnologia, Informação e Comunicação) cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. “A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje”. Afinal a Educação do sec. XXI será esta.

    Trabalhar com projetos é tornar mais significativa a aprendizagem dos alunos.

  17. Erica Lima says:

    Venho trabalhando com projetos a um tempo, mas agora posso ter uma visão mais clara e norteadora sobre projetos. Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, temos como objetivo em nosso projeto Valores- Convivência respeitar as diferenças de cada indivíduo, respeito em sua cultura, valores étnicos, despertamento com atitudes que promovam a paz no meio em que vive, ou seja, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, com a proposta de termos pessoas com um bom caráter dentro da sociedade, etc.

    Esse projeto contempla todos os eixos da Educação Infantil e as habilidades do século XXI.

    Qe- Como resgatar valores sociais, éticos e morais na escola?
    Qa- Quais os valores que precisam ser trabalhados em sala de aula?
    Qc- O que são valores?

  18. Angela Goes says:

    Gostei muito do módulo II, principalmente as pesquisas que tive que fazer (PCN, habilidades do século XXI, rever alguns modelos de projetos). Estamos desenvolvendo o Projeto da Feira de Ciências na escola (5ª à 8ª) e por sinal com muitos trabalhos em andamento.
    Focamos em alguns objetivos como:
    – Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
    – Compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.
    – Compreender a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.

    Habilidades do século XXI: Habilidade de comunicação,colaborativas e interpessoais, responsabilidade (comprometimento) e responsabilidade social.

    Estou revendo as minhas questões estruturais.

  19. Angela Goes says:

    Quero compartilhar também a seqüência de atividades que os alunos estão desenvolvendo no Projeto Feira de Ciências.
    Pesquisa dos temas no laboratório de informática, confecção de cartazes, ensaio de teatro em Inglês, construção de maquetes, experiências com eletricidade, estudo em grupo (monitores) referente as DSTs e sua transmissão, selecionando os tipos de alimentos para a “Alimentação Alternativa.

  20. Carina Cristiane Silva Pires says:

    Módulo 2
    O Cenário do meu projeto é sobre reciclagem “Lixo é Luxo”Onde os alunos irão trabalhas Arte,como também outros temas transversais já que trabalho com Educação infantil deve-se explorar toda as formas de ensinar utilizando métodos que explorem a criatividade das crianças a agucem o conhecimento dos mesmos.
    Para meus projeto escolhi as demais habilidades do Século XXI:
    • Responsabilidade(comprometimento) e Adaptabilidade.
    • Habilidades de Comunicação.
    • Habilidades Colaborativas e Interpessoais.
    • Responsabilidade Social.
    Criando assim:
    -QEs:“Como Faremos a Diferença no mundo?”
    -QAs:”Qual o primeiro passo na presevação do meio ambiente com relação aos materiais recicláveis?”
    -QCs:”Quanto tempo será necessário para a transformação de materiais recicláveis em obras de arte?Qual o ponto mais importante para se iniciar esse tipo de trabalho?”

  21. Eliana Machado says:

    Um projeto não se faz apenas com temas ligados á necessidades dos alunos, mas com trabalho efetivo de muita pesquisa, reflexão e estudos.Neste módulo aproveitei para atualizar tudo que sabia sobre projetos, aprimorar meus conhecimentos e visualizar detalhadamente cada etapa deste rico processo.Sou professora de educação infantil e neste contexto já se trabalha com projetos ha algum tempo, e toda a rede municipal vem aderindo.Meus alunos estão bastante envolvidos com o projeto: Plantando relações sociais em solo fértil, eles estão sempre desenvolvendo a convivência em grupo harmoniosa, aceitando o outro e se reconhecendo como sujeito peculiar, comunicando se cada vez mais através da fala e do diálogo para resolver conflitos e ainda cuidando do ambiente natural coletivamente.Todo o conteúdo do projeto esta incorporado aos PCNs da educação infantil, priorizando o brincar, cuidados, interação,linguagem oral, artes, música, matemática, movimento, natureza e sociedade e identidade e autonomia, de forma interdisciplinar.Os objetivos escolhidos visam o desenvolvimento das habilidades do século XXI como por exemplo responsabilidade social e ambiental, comprometimento, habilidades colaborativas, interpessoais,e de comunicação.Desde o início escolhemos um mascote da sala (uma flor) e a partir dai começamos uma viagem pelo mundo das plantas e os cuidados que necessitam, plantamos feijões em copinhos o que aguçou a curiosidade de todos e foi ponto de partida para criar vasos com garrafas pet e plantar flores, e manter o cuidado com elas diariamente através de observações. Os pais e a comunidade esta envolvida e agora estamos planejando a horta suspensa.Em meio a todo este processo a convivência vem sendo estimulada através das regras e combinados e as relações em sala melhoraram muito.
    Qe -Como ser um amigo da natureza?
    Qa – Como me comportar nos passeios e parques?
    Qc – O que são boas maneiras? Quais os benefícios que elas trazem?
    E dessa forma vamos aprimorando novos procedimentos e avançando na formação profissional.

  22. O tema do projeto é “Cada casa uma história”,desenvolvido com crianças de 5 anos (Ed. Infantil), o projeto tem como objetivo trabalhar a família(cultura, estruturas familiares etc.) e os tipos de casa existentes(alvenaria, oca ,iglu,barro entre outras) , observando os eixos e conteúdos do currículo escolar,as habilidades do sec.XXI escolhida foram: Responsabilidade (comprometimento) e Adaptabilidade , Habilidades Colaborativas e Interpessoais iniciativa e autonomia.As questões estruturais estou reformulando.

  23. Edenéia Ap. Wernek kozach fernandes says:

    O cenário do meu projeto é “as diferentes formas de falar da população brasileira”, desenvolvido com alunos de 8ª série. O objetivo do projeto é fazer com que o aluno reflita sobre as diferentes maneiras de falar do povo brasileiro, conheça expressões e palavras diferentes e respeite a diversidade , bem como a cultura brasileira. Os alunos produzirão um dicionário de termos, farão intercâmbio com alunos de outra região através da internet. No projeto serão trabalhadas as seguintes Habilidades do século XXI:
    1) Responsabilidade ( comprometimento) e Adaptabilidade;
    2) Habilidades de Comunicação;
    3) Habilidades Colaborativas e Interpessoais;
    4) Criatividade e Curiosidade Intelectual;
    5) Responsabilidade Social.
    As QE são:
    Por que as pessoas falam diferente nas várias regiões do Brasil? Existe uma forma de falar mais correta que a outra?
    QA:
    Você conhece alguém famoso que fala diferente ou com sotaque diferente?
    Os diferentes colonizadores tiveram influência sobre a língua portuguesa?
    A comunicação é efetiva mesmo com as diferentes formas de falar?Qual a diferença entre a fala de um caipira, um carioca e um nordestino?
    QC:
    O que é uma variante lingüística?
    Quais são os determinantes da língua?
    Qual é a diferença entre a língua padrão e as variantes lingüísticas?

  24. Sueli says:

    Discussão: Compartilhe o cenário do seu projeto, com os parâmetros curriculares, explicando os objetivos, as Habilidades do Século XXI que escolheram e as questões estruturais do currículo (Questão Essencial, Questão de Aula e Questão de Conteúdo) que criaram durante o Módulo.
    Resposta: O objetivo principal do meu projeto é atingir os alunos do 2º ano do ensino médio e a comunidade escolar, quanto aos cuidados com os olhos (visão), nessa época de muita seca e os exames que podem diagnosticar algum defeitos da visão, que podem ser corrigidos ainda quando são crianças. As habilidades que serão desenvolvidas são: desenvolvimento de capacidades cognitivas, onde encontrar as informações que os alunos precisam.
    Questões do contéudo: Quais os defeitos da visão? Questão de Aula: Onde podemos procurar algum tipo de correção na visão? Questão Essencial: Pesquisar orgãos públicos que posssam atender gratuitamente esse tipo de tratamento no defeito da visão.

  25. Eunice Lemes says:

    Meu projeto procura viabilizar com intensidade o uso dos recursos audiovisuais e das múltiplas inteligências, fazendo com que os alunos se organizem e conheçam suas aptidões, expressando resultados de suas investigações através da inteligência linguística e espacial.
    A partir da leitura de diversos tipos de textos, pesquisas, observações e discussões relacionadas ao tema “A função da escola”, o objetivo desse projeto é que os alunos participem espontaneamente, demonstrando poder de síntese e criatividade para expor em um produto final (vídeo) que favorecerá o gosto pela leitura e interpretação de textos e imagens.
    Os alunos participarão de um concurso cultural no qual deverão responder, em apenas três linhas, de forma original e criativa à pergunta: “Qual a importância da escola em nossas vidas?”
    As dez melhores respostas serão incluídas no vídeo feito pelos alunos que utilizarão também fotos do acervo anual da escola (festas temáticas, desfile cívico, projetos realizados, campeonatos esportivos, passeios culturais etc) e música coerente com o tema. Com isso, os alunos trabalharão de forma colaborativa, relacionando os recursos de imagem, áudio e texto.

  26. Jussara says:

    O tema do meu projeto é As Casa das Nossas Histórias, desenvolvido com crianças de quatro a cinco anos.
    Quando iniciei o projeto tomei como base primeiramente os Parâmetro Curriculares da Educação Infantil e as Habilidades do Currículo além da necessidade da turma.
    O objetivo principal deste projeto é de conhecer e vivênciar experiências familiares.
    As habilidades do século XXI escolhidas para o meu projeto foram:
    * Habilidades Cooperativas e Interpessoais;
    * Habilidades de Comunicação;
    * Responsabilidade;
    * Comprometimento e Adaptabilidade;
    * Responsabilidade Social.

  27. Alda dos Santos says:

    As minhas metas estabelecidas no Módulo 1 foram:

    -Tornar minhas aulas mais centradas no aluno
    -Incorporar o trabalho coletivo
    -Aprendi como iniciar um projeto na minha sala de 1ºAno crianças de 6 anos.
    -Como Planejar e avaliar um projeto.
    -Desenvolvimento da colaboração e do racicínio.

  28. Alda dos Santos says:

    O tema do projeto é Consciência Negra,desenvolvido com crianças de 6 ano(1ººAno ensino Fundamental),o projeto tem como objetivo trabalhar a cultura Afro-Basileira.Observando o conteúdo do currículo escolar,as habilidades do Século XXI escolhidas foram:
    -Responsabilidade
    -Habilidades:autonomia
    -Habilidades Sociais e interculturais
    _Flexibilidade e adaptabilidade.
    Usando também as novas tecnologias.

  29. Cristiane Manfredine Wuo says:

    O meu projeto irá trabalhar com a Coleta Seletiva na escola.
    Os obejtivos são: identificar, analisar e resolver problemas relacionados ao lixo da escola.
    Aplicar os conhecimentos sobre a importância da Coleta Seletiva.
    Avaliar modelos e incorporar caracaterísticas em seu próprio projeto.
    As Habilidades do Século XXI a serem utilizadas são:
    Responsabilidade (comprometimento) e Adaptabilidade
    Habilidades Colaborativas e Interpessoais
    Responsabilidade Social

  30. Claudete Camargo Barros Moreira says:

    Trabalho com 4º ano, estou desenvolvendo o projeto: Meios de Comunicação, proposto no Programa Ler e Escrever.
    O estudo dos meios de comunicação permite articular as necessidades de aprendizagem dos alunos e os objetivos de ensino em torno da construção de um produto final compartilhado, o que pode dar maior sentido ao trabalho da classe.
    Tem por finalidade contribuir para a construção de capacidades e procedimentos de leitura e escrita envolvidos na ação de estudar. Essas capacidades e procedimentos são imprescindíveis para a construção da autonomia, tão necessária ao estudante ao longo de sua vida escolar e para além dela. Além desse objetivo, mais geral, os alunos deverão, ao final do projeto, expor aos colegas o resultado da pesquisa, mostrando os conhecimentos adquiridos sobre os principais meios de comunicação existentes atualmente.
    Pensando nas capacidades e procedimentos envolvidos no ler para estudar buscamos articular, durante todo o projeto: atividades de compreensão leitora, envolvendo a localização de informações, a inferência, a generalização, entre outras; atividades de reconhecimento do contexto de produção dos meios de comunicação e atividades envolvendo o uso de procedimentos de estudo.

    Questão essencial:
    Como se preparar para um seminário?

    Questão de aula
    Como devo ler para estudar?

    Questão de conteúdo
    Como devo ler para compreender e selecionar as informações.
    importantes no texto e fazer esquema e resumos?

  31. Alda dos Santos says:

    1ª Discussão:Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula.
    Planejando o projeto que irei realizar,Dialogando muito com a turma,conversarei sobre o trabalho coletivo.
    Também o uso da tecnologia contribui muito para novas formas dos projetos.
    2ª Discussão:Quais as vantagens e desvantagens,aos alunos,quando se trabalham com projetos?
    As vantagens que eles tomam sua decisões, solucionam problemas e trabalham em conjunto.
    As desvantagens seria ao longo prazo.

  32. Valdineia Ferreira says:

    Aprendizagem baseada em projetos é um grande desafio para o prfessor e para os alunos,adoro trabalhar com projetos na escola em que estou os projetos estão presentes e registrados,aprimorando com as tecnologias ,ques ão recursos extraordinarios e contribuitivos para a educação só temos se saber utilizar!

  33. Josiane de Oliveira says:

    O projeto é de não-violência na escola, tratasse de envolver os alunos na convivência harmônica, visto que na unidade escolar há muitos casos de violência verbal e física. A abordagem terá como conteúdo principal a construção e resgate de valores, muitas vezes deixados de lado, esse trabalho terá continuidade visto que sem estes valores fica impossível o trabalho específico de outros conceitos. A proposta é de levar o aluno a refletir suas condutas com relação aos colegas de turma, de escola, da comunidade, aos pais, idosos, portadores de deficiencias, etc.
    Qe: Qual é a importância de conviver bem?
    Qa: Quais valores são necessários para o convívio em grupo?
    Qc: Como podemos tornar nosso ambiente mais harmonioso?

  34. Sílvia says:

    O projeto que eu escolhi para desenvolver foi a criação de um programa de rádio e elaborei as seguintes questões:
    Q. Essencial – Como funciona um programa de rádio?
    Q. de aula – Como vamos criar um programa que consiga falar com os alunos do EF II?
    Q. de conteúdo – Como escrever um roteiro de programa?
    Como escrever notícia e propaganda?

  35. Renata Reis Florêncio says:

    O Projeto em questão está em pleno desenvolvimento dentro da unidade escolar ,onde tem como objetivo ,uma ação positiva para o meio ambiente .
    O projeto é ativado pelos alunos e comunidade, onde devem trazer para escola o óleo de cozinha usado , este óleo é encaminhado para uma instituição que presta serviços a crianças portadoras de necessidades especiais ,e posteriormente revendido a uma fábrica que o utiliza na produção de ração pra animais .
    Esta ação não é um fato isolado ,mas tem como suporte um trabalho teórico atraves das questões essenciais, de aula e de conteúdo ,que faz o educando e a comunidade refletir sobre a importância de tal ação.

  36. Sandra Regina Costa says:

    O projeto que escolhi é uma horta escolar.
    Os Parâmetros são: Natureza e Sociedade – Meio Natural (plantas)
    QE: Como a criação de uma hota pode trazer benefícios para todos?
    QA: Como fazer a semeadura?
    QC: Que tipo de adubo utilizaremos?
    As Habilidades do Século XXI a serem utilizadas são:
    Responsabilidade (comprometimento) e Adaptabilidade
    Habilidades Colaborativas e Interpessoais
    Responsabilidade Social

  37. Jacqueline says:

    Discussão 4 -PCN de ciências, 5º ano caracterização de materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.Como podemos reutilizar de lixo para amenizar nosso problema com o calor em nossa sala?
    Como podemos reciclar a nosso favor? Como podemos caracterizar de materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo?

    Responsabilidade e adaptabilidade exercendo a responsabilidade pessoal em contextos comunitários, pensamento crítico e resolução de problemas, criatividade e inovação, iniciativa e autonomia.

  38. Ana Paula Proença dos Santos says:

    O cenário do meu projeto que como já havia mencionado ser escola de período integral e trabalho com projetos no período contrário, será com telejornal e vou focar o problema do lixo na escola. Como ele é tratado e que fim terá.
    Meu projeto terá como habilidades do século XXI:
    – Habilidades colaborativas e interpessoais;
    – Responsabilidade social;
    – Auto-direcionamento;
    A abordagem dos PCNs serão:
    – Pensamento crítico e sistemas de pensamento.
    – As organizações políticas internacionais e os novos conceitos de soberania.
    – Indicadores econômicos e sociais da riqueza e do bem-estar e do desenvolvimento humano.
    – Pobreza e exclusão social nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
    Objetivos:
    – Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens
    – Ampliar sues conhecimentos e reflaxões sobre as informações e meios de comunicação.
    – Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.
    Questão essencial:
    Por que separar o lixo?
    Questão de aula:
    O que podemos aprender com as experiências vividas que nos seja útil agora?
    Questão de conteúdo:
    O que nos motiva a separar o lixo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s