Sala 1 – Discussão 5

Prezados Professores,

Bem Vindos ao Módulo 3!

Durante esta semana vocês realizarão estudos sobre o papel da avaliação nos projetos e a forma de avaliar as habilidades do Século XXI que desejam desenvolver durante a implementação do mesmo.

Discussão: Compartilhem com os colegas o instrumento de avaliação e quais são as habilidades de pensamento que escolheram, argumentando sua escolha.

 

Comentem a contribuição dos colegas.

O Plano de Ação deve ser construído ao longo do curso, sendo que em cada módulo vocês desenvolverão um ou mais item do plano.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do curso mediador.educar@gmail.com

Bom Estudo!

Abraços

Lina

Anúncios

5 Responses to Sala 1 – Discussão 5

  1. Maria Inizete F. Vicente says:

    Os instrumentos de avaliação:
    – Apresentação de idéias para verificar os conhecimentos prévios dos alunos.
    – Questão de conferência para avaliar o apendizado dos alunos e os mesmos avalariarem seu aprendizado.
    – Diários para que os alunos façam registros diários e tirem as dúvidas, eu avalio o encaminhamento dos mesmos.
    – Lista de colaboração para o grupo analisar a lista , e eu verifico as habilidades desenvolvidas pelos alunos.
    – Conferência com o grupo para avaliar o que estão aprendendo.
    – Rubrica, os alunos registram o que aprendem sobre horta e meio ambiente.
    – ,A reflexão é realizada no final do projeto pelos alunos sobre o que aprenderam e pensar no que ainda está falatando aprender sobre o projeto.
    Habilidades de pensamento: cognitivas para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, oportunizar momentos para que possam desenvolvê-las e também propor novas estratégias para os alunos que apresentam pouca motivação em relação ao projeto.
    Sendo meus alunos de Educação Infantil e que ainda não escrevem de forma convecional, escolhi a rubrica como forma de avaliar porque os registros podem ser realizados através de desenhos e de poucas palavras. A conversa em roda sobre o projeto horta será registrado pela professora.
    Em relação as habilidades de pensamento, escolhi a cognitiva pelo mesmo motivo,os alunos serem de Educação Infantil, desta forma eu observo o desenvolvimento dos alunos diretamente nos momentos em que estão trabalhando, também observo aqueles que não demonstram interesse ou ainda não conseguem acompanhar o grupo. Sendo assim posso propor estratégias diferentes para que estes alunos se tornem novamente motivados, e para o resto do grupo mais atividades desafiadoras.

  2. Vera Lúcia Quintino Graciano says:

    A sua proposta é boa,porém acho que a reflexão poderá ocorrer durante todo o percurso das atividades propostas do projeto. Porque é no dia-a-dia que teremos a oportunidade de verificar o que está dando certo e o que poderá ser feito para chegar ao produto final.

  3. Valdineia Ferreira says:

    Na Educação Infantil a avaliação se faz através da observação ,no Projeto :Era uma vez… realizada este ano por minha sala de Maternal I a observação e a colaboração dos pais foram bem observadas e registradas,pois como as crianças são muito pequenas primeiro precisamos da participação dos pais junto aos alunos.

  4. Andrea says:

    As minhas opções para o Plano de Avalição devem-se, principalmente, as características do meu público alvo: alunos do ensino médio na modalidade EJA, que por terem uma experiência de vida fundamentada, podem acrescentar muito no processo avaliativo.
    As opções foram:
    Antes de iniciar o trabalho do projeto: tabela S.I.A.R
    Durante a realização das tarefas dos projetos:listas de sequencias de atividades, lista de verificação de colaboração e rubrica de resolução de problemas
    Durante a apresentação final do projeto: rubrica do projeto e perguntas de conferências

  5. Neuci Augusta Fonseca says:

    Uma estratégia é a criança ver a plantinha crescendo, plante feijão, grama ou outras. Veja o desenvolvimento no dia a dia. Para o feijão pegue um potinho de danone, pode ser terra ou algodão, as crianças que devem cuidar, por água, então cada criança terá a sua com seu nome, pode levar para casa e trazer no dia determinado, A plantinha vai precisar de um lugar arejado, sol , terra e água, diga para ir mais rápido vamos substituir a terra por algodão. O da grama, compre sementes, coloque terra dentro de uma meia fina, pode ser aquela que não tem par, quem não tem uma meia sem par na caveta? Vc põe junto com as crianças, a terra dentro da meia e as sementes, use sua criatividade, coloque olhos boca e nariz, a grama nascerá e será os cabelos so nosso amiguinho. Eles vão querer ver as plantinhas crescendo na horta. Trabalhe com vários tipos de sementes, caule, raiz. Verá como ficarão motivados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s