Sala 4 – Discussão 5

Prezados Professores,

Bem Vindos ao Módulo 3!

Durante esta semana vocês realizarão estudos sobre o papel da avaliação nos projetos e a forma de avaliar as habilidades do Século XXI que desejam desenvolver durante a implementação do mesmo.

DiscussãoCompartilhem com os colegas o instrumento de avaliação e quais são as habilidades de pensamento que escolheram, argumentando sua escolha.

Comentem a contribuição dos colegas.

O Plano de Ação deve ser construído ao longo do curso, sendo que em cada módulo vocês desenvolverão um ou mais item do plano.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do curso mediador.educar@gmail.com

Bom Estudo!

Abraços

Lina

Anúncios

37 Responses to Sala 4 – Discussão 5

  1. Cristiane Manfredine Wuo says:

    Instrumentos de avaliação:
    Apresentação de ideias; Tabela S-I-A-R; Lista de verificação de colaboração; Lista de verificação da criatividade; Rubrica do Projeto e Reflexão.
    As habilidades de pensamento escolhidas foram:
    Utilizando de ficha de autovaliação da colaboração.
    Anotações do desenvolvimento de cada alunos.
    Reflexões dos alunos.
    Daria 70%: nota para o projeto em grupo (produto final)
    15%: autoavaliação da colaboração
    10%: minha avaliação sobre a colaboração dentro do grupo (individual)
    5%: reflexão final
    Fiz essas escolhas porque no meu ponto de vista são as que melhor se enquadram no meu projeto.

  2. Paula Fernandes Bueno Pena says:

    Utilizei como instrumentos de avaliação: Tabela S-I-A-R; fichas de eventos ; lista de verificação de colaboração, conferências de grupo, Rubrica de raciocínio crítico e reflexões. Os instrumentos de avaliação escolhidos, foram pensados de acordo com as dificuldades dos alunos, visto que a maioria dos alunos não domimam a leitura e a escrita. Sendo assim, pensei em avaliações que pudessem avaliar também a oralidade a autonomia dos mesmos. As habilidades de pensamento escolhidas foram: autoavaliação; habilidades colaborativas e habilidades de comunicação. Acredito que, através desses tipos de avaliações, os alunos e professores conseguem refletir e ter uma visão mais ampla da aprendizagem, bem como desenvolver as competências necessárias.

    • Angela Goes says:

      Concordo com você Paula, o professor refletir e ter uma visão mais ampla da aprendizagem.
      Com todos esses métodos de avaliação, cronograma de avaliação fica mais fácil de acompanhar o trabalho com projetos e fazer as interferências quando necessário.

      • Elisa says:

        Legal sua colocação

  3. Erica Lima says:

    Como instrumentos de avaliação optei por usar :

    * As tabelas S-I-A-R;
    * Fichas de eventos casuais para ter uma observação clara dos meus alunos, enquanto produzem, isso facilita na criação de novas estratégias;
    * Diário do aluno que permite o aluno refletir sobre seu raciocínio, sua produtividade e a dos colegas;
    * A rúbrica para dar um feedbak ins aos outros;
    * Lista de Verificação de Colaboração para monitorar suas habilidades de colaboração;
    * Reflexões;
    Com isso as habilidades de pensamento foram naturalmente escolhidas como: habilidades colaborativas, criatividade, de comunicação e identificação de problemas. Pensando em tudo isso, alunos e professores podem usar dessa reflexão para definir novas metas e novas estratégias para cada situação emergente.

  4. Carina Cristiane Silva Pires says:

    Optei por usar os seguintes instrumento de avaliação:- Tabela S-I-A-R, Rubrica de raciocínio crítico e reflexões,lista de verificação de colaboração e conferências de grupo.Visando as necessidades do grupo é que foram escolhidos os determinados instrumentos de avaliação,com a finalidade de que os alunos tenham a possibilidade de se auto-avaliarem,observando seus potenciais e criando entre os grupo novas metas a serem atingidas.
    E como habilidades de pensamento as escolhidas foram:lista de verificação de colaboração, conferências de grupo e identificação de problemas,pois estas permeiam os instrumentos de avaliação de modo que facilitem o trabalho de professor e aluno.

  5. Eliana Machado says:

    Após conhecer mais sobre os instrumentos de avaliação, escolhi observações do professor e dos alunos, fichas de eventos casuais, Conferências conduzidas pelos alunos, organizadores gráficos, rubrica do projeto e cronograma de avaliação, bem como a avaliação de colaboração e o guia de avaliação de aprendizagem.Por se tratar de crianças pequenas da Educação Infantil, a maioria da avaliação se faz por parte do professor através da observação e registros diários de avanços e habilidades adquiridas.A verificação e acompanhamento dos grupos se faz através das conferências onde todos podem expressar o que sabem espontaneamente. As habilidades do século XXI são estimuladas e promovidas no dia a dia como colaboração, convivência, autonomia e resolução de problemas, além do raciocínio crítico.

  6. Angela Goes says:

    Os instrumentos de avaliação que eu escolhi:
    > Lista de verificação e colaboração – Como meio de observação e os próprios alunos podem avaliar a si mesmo e aos outros colegas.
    > Avaliação de criatividade – lista verificação de criatividade para acompanhar as iniciativas dos alunos e seu desenvolvimento.
    > Como opcional escolhi a avaliação de Comunicação – para os alunos aprenderem a respeitarem as idéias dos colegas, ouvir e falar no momento certo, fazer perguntas e dar exemplos. Será usada durante o desenvolvimento dos trabalhos.
    Gostei do diversos tipos de avaliação com projetos, mas achei difícil esse módulo pois ainda fiquei com duvidas no uso da “Rubrica”.

    • Elisa says:

      Achei muito interessante a avaliação feita através da lista de verificação e colaboração, este método faz com que os proprios alunos se4 auto avaliem e observem suas participações no decorrer do projeto, assim como tambem a avaliação de criatividade e de comunicação, muito interessantes, estes métodos desconhecidos por mim, me despertaram para grandes inovações em metodo0s de avaliação através de projetos, onde os envolvidos porderão acompanhar suas proprias participações, e de modo democratico desenvolver nos alunos o interesse em participar e produzir.

  7. Valdineia Ferreira says:

    Valdineia Ferreira
    Como trabalho na Educação Infantil nossas avaliaçõs são realizadas a todo momento,em cada movimento e ato dos alunos,a observação é constante e significativa.

    • Elisa says:

      Ola Valdineia, sim é muito importante a avaliação contínua de qualquer aluno e acompanhar os avanços ou até mesmo quando não ocorrem, mas percebi que além disso tudo o mais importante é o controle através de relatórios, fichas, documentos concretos que apresentem todos estes dados, não só para o nosso acompanhamento.

  8. Jussara says:

    Após a análise sobre os instrumentos de avaliação, escolhi Fichas de Eventos Casuais, Rubrica do Projeto, Cronograma de Avaliação, Lista de Verificação e Colaboração e Organizadores Gráficos.
    Como trabalho com crianças de Educação Infantil grande parte da avaliação se faz através de registros de observações, relatos orais pelas crianças analisando sua evolução de acordo com as habilidades do Currículo.
    As habilidades do século XXI trabalhadas no dia-a-dia são: colaboração, autonomia, convivência, raciocínio critico, criatividades e comunicação e identificação e identificação de problemas.

  9. Josiane de Oliveira says:

    Instrumentos de avaliação escolhidos:
    – Lista de verificação observacional de criatividade;(para acompanhar a evolução do aluno com relação a ideias, iniciativas e concretizações)
    – Diários ( permitem um registro do que está sendo construído)
    – Lista de Verificação de Colaboração ( o aluno poderá fazer a reflexão do seu aprendizado e participação no grupo.)
    As habilidades de pensamento escolhidas foram: habilidades colaborativas, de comunicação, autoavaliação, pois permite maior reflexão.
    Este módulo foi bem complexo, pois nunca tinha pensado em tantas formas de avaliação, confesso que ainda preciso reler novamente para internalizar e acomodar o conhecimento acerca dele.

  10. Camila Damas Souza Ott says:

    * Instrumentos de avaliação que mais refletem a necessidade e realidade de meus alunos: Observações constantes
    Fichas de eventos
    Cronograma de avaliação
    Reflexões
    Tabela S-I-A-R.

    * Habilidades de pensamento trabalhadas, se tratando de Educação Infantil:
    Colaboração
    Convivência
    Raciocínio Crítico
    Comunicação
    Resolução de Problemas.
    Habilidades que norteiam o meu projeto com os pequenos.

  11. Sandra Regina Costa says:

    Escolhi como instrumentos de avaliação as fichas de eventos casuais. Dessa forma posso monitorar o progresso dos meus alunos e criar estratégias de ensino.
    Como habilidades de pensamento escolhi as habilidades colaborativas e habilidades de comunicação. Com esses métodos acredito que ficará mais fácil acompanhar o projeto e torná-lo bem sucedido.

  12. Edenéia Ap. Wernek kozach fernandes says:

    Os instrumentos de avaliação que escolhi são:
    Tabela S-I-A-R Avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. No inicio do projeto, os alunos preenchem a tabela com os conceitos que já sabem sobre o assunto explorado ( diferentes modos de falar no Brasil), depois escrevem suas dúvidas e questionamentos e por fim, à medida que vão aprendendo, irão registrando suas descobertas no item Aprender.

    Lista de prioridades Avaliar as prioridades estabelecidas e discutidas pelos alunos. Pedir que se reúnam em grupos, discutam sobre o assunto e façam uma lista de prioridades a serem realizadas no projeto.

    Tabela T Verificar as pesquisas e conclusões tiradas pelos alunos a respeito da diversidade lingüística no Brasil.
    Os alunos deverão montar uma tabela T, identificando as dferenças e semelhanças na maneira de falar de cada região brasileira e qual foi o povo que a colonizou.
    Ex: Região Sul / Usa o pronome Tu/ Colonizadores Europeus.

    Formulários Avaliar o desempenho do aluno durante uma conferência realizada por eles.
    Preencher um formulário para se prepararem para uma conferência, verificando as tarefas, pontos fortes, áreas em que devem melhorar e suas metas.

    Autoavaliações Levar o aluno a refletir sobre sua aprendizagem.
    Os alunos deverão se autoavaliar através de questionamentos a respeito do projeto.

    Observações do professor Acompanhar o desempenho dos alunos durante o projeto e seus avanços.
    Anotações feitas pelo professor ao longo do projeto e sua avaliação final.
    As Habilidades de pensamento são:colaboração, autonomia e raciocínio crítico, porque são essenciais para qualquer aprendizagem.

  13. Achei interessante este módulo ,pois aprendi diferentes formas de avaliar o desenvolvimento dos alunos,mas fico pensando na prática se não é muito complicado aplicá-las !
    Bom ! observando as necessidades dos meus alunos escolhi como instrumento de avaliação:fichas de eventos casuais, lista de verificação e colaboração ,organizadores Gráficos e Cronograma de Avaliação.As habilidades são:colaboração,convivência,raciocínio crítico,
    comunicação,resolução de problemas.

  14. Alda dos Santos says:

    Achei interessante sobre os planos de projeto porque ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de autonomia e resolução de problemas.As habilidades :colaboração, trabalho coletivo,raciocínio crítico ,criatividade.
    Lista de verificação do plano do projeto,partes de uma rubrica.Mesmo lendo ainda tenho dúvida sobre rubrica.

    • Elisa says:

      ola! concordo com voce, Os projetos colaboram tanto para facilitar o aprendizado dos alunos como o nosso tambem, quanto mais nos envolvemos, mais aprendemos.

  15. Elisa says:

    Durante o projeto interessante avaliar os componentes do grupo, onde cada um tem um perfil e sua participação sera subjetiva.
    Avaliar as habilidades atraves das rubricas de cada aluno;
    Atraves do acompanhamento dos trabalhos com fichas individuais
    Interessante acompanhar todo o processo

  16. Claudete Camargo Barros Moreira says:

    Avaliação necessita de procedimentos e recursos variados para que ocorra de forma eficaz. Durante um projeto utilizarei a lista de verificação, rubrica, relatórios, material impresso e autoavaliação, fazendo com que o próprio aluno participe e perceba em que aspecto melhorar sua aprendizagem.
    Avaliação constante e registros de forma variadas.

  17. Sílvia says:

    Achei muito interessante este módulo sobre avaliação, sugerindo várias opções para serem usadas no cotidiano em sala de aula, não só em projetos. Outro ponto que considero muito importante para meu desenvolvimento profissional foi em relação aos exemplos de divisão das notas quanto aos diversos conceitos apresentados como em um trabalho em grupo por exemplo.

    No meu projeto utilizaria como métodos de avaiação:
    Tabela S I A R;
    Sequência de atividades;
    Registros – listas de verficicação.

  18. maria de jesus says:

    Instrumentos de avaliação:
    Apresentação de ideias; Tabela S-I-A-R; Lista de verificação de colaboração; Lista de verificação da criatividade; Rubrica do Projeto e Reflexão.
    As habilidades de pensamento escolhidas foram:
    Utilizando de ficha de autovaliação da colaboração.
    Anotações do desenvolvimento de cada alunos.
    Reflexões dos alunos.
    Daria 50%: nota para o projeto em grupo (produto final)
    15%: autoavaliação da colaboração
    30%: minha avaliação sobre a colaboração dentro do grupo (individual)
    5%: reflexão final
    nestes itens acho que consigo avaliar de forma que os alunos se empenhem em todas as etapas do projeto.

    • Valdinéia Ferreira says:

      Maria de Jesus se eu for um dia trabalhar no ensino fundamental lembrarei de você,pois achei muito bem organizado os seus instrumentos de avaliação,acredito que tendo tudo claro com suas metas esclarecidas para cada etapa do projeto o resultado com certeza será o melhor esperado.

  19. Renata Reis Florencio says:

    As habilidades do século XXI que quero abordar e que julgo essencial na aplicação do projeto são autonomia na construção e participação no projeto, comunicação e criatividade na ativação e manutenção da proposta de ação. Os instrumentos de avaliação utilizados seriam verificação de colaboração, rubrica do projeto e auto avaliação e verificação da “aplicabilidade” no cotidiano do educando, que o projeto permite e busca como objetivo .

  20. Renata Reis Florêncio says:

    Os instrumentos de avaliação devem incentivar uma aprendizagem estratégica,que demonstre entendimento e habilidades que sugiram autonomia na construção e participação no projeto.

  21. Sueli A.P.Biaseto says:

    Os instrumentos de avaliação contemplarão a individualidade e o coletivo de cada aluno. Durante o desenvolvimento do projeto será realizada a auto avaliação, a ficha indiividual onde será registrada o que o aluno fez naquela aula, seu compromisso com as datas agendadas para as entregas das pesquisas e atividades propostas, seu relacionamento com o grupo e sua ajuda em relação aos colegas.

  22. Elisa says:

    Durante o projeto a avaliação sera contínua de forma individual e do grupo. Os instrumentos utilizados poderão ser: lista de verificação, colaboração e comunicação; questões de conferência; rubrica de colaboração e comunicação; instruções para registros em diarios para posterior feedback. Talves possa até utilizar um numero menor de relatorios para anotações do acompanhamento, onde preciso tambem me organizar nas tarefas de monitoramento, auxilio e preparo de materiais.

  23. Alda dos Santos says:

    Os instrumentos de avaliação utilizados seriam:verificação de colaboração,rubrica de projeto,verificação da aplicabilidade no dia a dia do educando e comunicação.

  24. Ana Paula Proença dos Santos says:

    Durante o curso tenho aprendido muitas formas de avaliar o aluno e acho que devemos tomar cuidado em não usar demasiadamente nosso métodos, quero dizer que com tanta informação acabamos ficando sem um norte e as várias opções nos fazem achar que será difícil concluir a avaliação em questão( foi o primeiro pensamento ).
    Pensei em a cada momento do projeto uma determinada avaliação.
    Em uma classe numerosa eu poderia acabar me perdendo?
    São tantas as indagações ainda, mas o importante é que o curso me direciona e me estimula muito…assim estou estudando as possibilidades.
    A lista de verificação é um instrumento que com certeza vou usar…a colaboração, fichas de eventos casuais.
    A habilidades colaborativas, de comunicação, autoavaliação, ainda assim terei que voltar neste capítulo e me permitir mais tempo para analisar e compreender melhor, pois senti um pouco de dificuldade, havendo muitos tipos de avaliação que não conhecia.

    • Jacque Siqueira says:

      Gostei da sua visão sobre as formas de avaliar!

  25. Arlene says:

    A avaliação é um processo contínuo.Para o desenvolvimento das atividades irei utilizar os seguintes instrumento de avaliação:a participação dos aunos nas atividades desenvolvidas,
    Fichas de Eventos Casuais, Rubrica do Projeto , Lista de Verificação, Cronograma de Avaliação, Colaboração e Organizadores Gráficos.

  26. EDUARDO RIOLFI says:

    Instrumentos de avaliação escolhidos:
    – Lista de verificação observacional de criatividade;(para acompanhar a evolução do aluno com relação a ideias, iniciativas e concretizações)
    – Diários ( permitem um registro do que está sendo construído)

  27. Jacque Siqueira says:

    Os instrumentos que utilizarei são :Tabelas Saber-Indagar-Aprender-Refletir e anotações em listas de verificação e em diários: pois esse instrumentos nos possibilitam ver como os alunos estão aprendendo, e com isso podemos fazer as intervenções necessárias.

  28. Sílvia Helena says:

    Os instrumentos de avaliação que utilizarei são: apresentação de ideias, tabela SIAR, listas de verificação, reflexões e rubrica.
    Quanto as habilidades, escolhi a comunicação e o raciocínio crítico visto que elas são fundamentais para uma atividade sobre um meio de comunicação (rádio), assim a necessidade de desenvolvê-las para poder aplicá-las efetivamente no projeto.

  29. Jacqueline says:

    Discussão 5- Usarei Mapas conceituais – Os alunos expõem sobre o que sabem sobre recilagem do lixo e o professor registra as informações e expectativas do grupo.

  30. Ana Paula Proença dos Santos says:

    Meus instrumentos de avaliação foram:
    – Organizadores gráficos – Tabela S-I-A-R:
    – Observação e fichas de eventos casuais – Listas de verificação:
    – Conferências conduzidas pelos alunos – Sugestões:
    As habilidades que escolhi foram de comunicação e de auto-avaliação.
    Este módulo foi um pouco difícil para mim, pois enfrentei pequenos problemas e com isso não pude dedicar por inteira ao curso, terei que estudar mais e me esforçar para que termine o curso sem nenhuma lacuna.
    Em meu projeto na escola, usei de toda a experiência aqui adquirida e me foi de grande valia, pois esta semana houve o encerramento e concluí que obtive êxito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s