Sala 1 – Discussão 6

Prezados Professores,

Bem Vindos ao Módulo 4!

Parabéns pela participação e comprometimento de todos vocês!

No Módulo 3 houve diminuição nas participações da Sala de Discussão. Por isso solicito que acessem a Discussão 5 e respondam a questão proposta, pois essa ação comprova a leitura do Módulo e auxilia na construção do Plano de Ação. Validando também a frequência obrigatória de cada um de vocês para a certificação do curso.

Durante esta semana estudaremos sobre os detalhes necessários no planejamento de um projeto, com o objetivo de mantê-lo organizado e bem administrado. Completando as atividades solicitadas no Plano de Ação.

Após finalizarem as leituras e as atividades no ambiente do curso, de forma autônoma, vocês devem acessar a Sala de Discussão e participar da seguinte interação.

Discussão: Explique os principais desafios que você poderá enfrentar no momento de implantar e gerenciar um projeto no ambiente escolar. Considerando os desafios na integração da tecnologia e quais estratégias você utilizaria para solucionar tais situações.

Comentem a contribuição dos colegas.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do curso mediador.educar@gmail.com

Muitos professores solicitaram os links, do Curso e da Sala de Discussão. São eles:

Curso: http://www.intel.com/education/la/pt/elementos/pba/content.htm

Sala de Discussão: https://aprendercomprojetos.wordpress.com/category/salas/

Bom Estudo!

Abraços

Lina

Anúncios

7 Responses to Sala 1 – Discussão 6

  1. Neuci Augusta Fonseca says:

    Primeiro convencer meus colegas que meu projeto será capaz de mudar os caminhos dos alunos, mudar a direção em que estão indo para irem por outra direção que seja melhor seguirem. Poderemos pensar juntos, multidisciplinar.
    Por exemplo, estão prejudicando alguém com atitudes não convenientes, para que nós atinjamos o nosso objetivo, precisamos ter um só olhar, caminharmos juntos e unidos chegarmos ao objetivo desejado. Poderemos elaborar uma propaganda, ou panfletos sobre as atitudes corretas e comparamos com as atitudes que não devemos seguir, usando a tecnologia que nos é oferecida na escola, usando também as idéias dos alunos e colegas.Um projeto deve ser elaborado junto com os envolvidos.

    • Valdinéia Ferreira says:

      Neuci Augusta adorei sua opinião quando você da como sugestão elaborar propagandas,panfletos e utilizar a tecnologia para falar sobre as atitudes corretas e as incorretas

  2. Valdinéia Ferreira says:

    Prá mim acredito que os desafios fazem com que repensemos sobre determinado assunto e posição,e precisamos decidir sempre com uma equipe onde os alunos e a comunidade inserida possam optar e dar sua sugetões.Na minha escola o Projeto reciclagem surgiu pois havia muito “lixo” jogado pelas ruas e hoje vemos que a escola e a comunidade todos estão interessados em melhorar sua situação,no início foi difícil a comunidade fazer a separação dos reciclaveis do lixo.

  3. Maria Inizete F. Vicente says:

    Neuci e Valdinéia,

    Todo projeto quando bem elaborado, organizado e divulgado todos aderem. A divulgação é importante para colaboração dos pais e da comunidade, os alunos são as melhores fontes para orientar as famílias. Em nossa Emei também realizamos atividades envolvendo a reciclagem relacioandas a construção de vasos para plantar em garrafas pet, construção de brinquedos,etc. Fazemos isso para que as famílas compreendam realmente que com materias recicláveis podemos reconstruir . Este ano estou montando com meus alunos o ninho da galinha do vizinho com garrafas pet e o bumba meu boi com caixa de papelão e retalhos de tecido, são simples, mas as crianças estão interessadas em montar e depois da mostra cultural levar para casa.
    Sexta-feira apliquei uma atividade com caixa de papelão (partes) e retalhos de EVA ( trabalhando a reciclagem), os resultados foram surpriendentes,logo mandarei fotos.
    abraços
    Inizete

  4. Maria Inizete F. Vicente says:

    Os desafios para implantar e gerenciar um projeto são no primeiro momento a colaboração de todos e a união da comunidade escolar.
    Para que ocorra esta união é importante comunicar o lançamento do Projeto através de bilhetes, reuniões, distribuir tarefas. Para gerenciar um projeto é necessário: gerenciar a tecnologia, arquivo dos alunos, materiais etc.
    Quanto aos desafios da integração da tecnologia, as estratégias que eu utilizo são:
    Apresentação de DVDs que contenham os assuntos relacionados ao projeto.
    Atividades realizadas no computador pelos alunos nas aulas informática.
    Registros de fotos e videos para apresentar aos alunos, pais e montar o portifólio.
    Histórias relacionadas ao projeto e montadas para serem apresentadas no retro projetor(é antigo,mas funciona).

  5. Arlene says:

    Maria Inizete, concordo com você é de suma importância a participação de toda comunidade escolar, para implantar e gerenciar um projeto.

    Um projeto tem que ser democrático com apoio de todos do ambiente escolar.

  6. Andrea says:

    Um dos principais desafios será engajar a participação da comunidade escolar no desenvolvimento do projeto. Por isso, o tema central do projeto deve fazer parte do cotidiano do ambiente escolar, sendo motivador para o desenvolvimento da proposta. Outra dificuldade, será a utilização de novas tecnologias educacionais na realização do projeto, já que a escola não possui um laboratório de informática. Para isso, será necessário desenvolver atividades educacionais que permitam a utilização do computador fora da sala de aula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s