Sala 4 – Discussão 6

Prezados Professores,

Bem Vindos ao Módulo 4!

Parabéns pela participação e comprometimento de todos vocês!

No Módulo 3 houve diminuição nas participações da Sala de Discussão. Por isso solicito que acessem a Discussão 5 e respondam a questão proposta, pois essa ação comprova a leitura do Módulo e auxilia na construção do Plano de Ação. Validando também a frequência obrigatória de cada um de vocês para a certificação do curso.

Durante esta semana estudaremos sobre os detalhes necessários no planejamento de um projeto, com o objetivo de mantê-lo organizado e bem administrado. Completando as atividades solicitadas no Plano de Ação.

Após finalizarem as leituras e as atividades no ambiente do curso, de forma autônoma, vocês devem acessar a Sala de Discussão e participar da seguinte interação.

DiscussãoExplique os principais desafios que você poderá enfrentar no momento de implantar e gerenciar um projeto no ambiente escolar. Considerando os desafios na integração da tecnologia e quais estratégias você utilizaria para solucionar tais situações.

Comentem a contribuição dos colegas.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do curso mediador.educar@gmail.com

Muitos professores solicitaram os links, do Curso e da Sala de Discussão. São eles:

Curso: http://www.intel.com/education/la/pt/elementos/pba/content.htm

Sala de Discussão: https://aprendercomprojetos.wordpress.com/category/salas/

Bom Estudo!

Abraços

Lina

Anúncios

41 Responses to Sala 4 – Discussão 6

  1. maria de jesus says:

    implantar um projeto, não é tarefa facil, há muitos obstaculos, enfim usando a tecnologia a serviço do desenvolvimento de um projeto, usamos pesquisa de campo, para a verificação e comprovação de dados, levantando as hipoteses avaliando todas as etaps com os alunos.

  2. Paula Heloisa Campanha says:

    Desenvolver um projeto é complicado, temos os meios tecnológicos hoje que ajuda e também atrapalha na educação, temos problemas dentro do ambiente escolar onde não encontramos apoio necessário para implantar qualquer projeto.

    • Angela Goes says:

      Paula Heloísa, me preocupa quando você fala que não encontra apoio necessário para implantar qualquer projeto.
      Na minha escola estamos sempre desenvolvendo projetos e talvez não com toda essa estrutura que estamos aprendendo, mas como coordenadora apoio os professores e trabalho junto com eles e os alunos. Na culminância também os funcionários participam ajudando. Desde a merendeira, orientadores, pessoal da secretaria e limpeza. Na Exposição da nossa 5ª Feira de Ciências que será sexta-feira (11/11) já organizei uma escala de trabalho para todos, inclusive para os alunos monitores.
      Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar com você.

  3. LG says:

    Maria de Jesus,
    Detalhe um pouco mais sobre o plano de implementação do seu projeto.
    Utilizaria cronograma?

  4. Ana Molina says:

    Ana Molina sobre implementação de projeto, e usar as tecnologia como apoio. A maior dificuldade é todas as vezes que usamos a tecnologia implantandono projeto e foco o aluno no mesmo.

  5. Arlene says:

    Implantar um projeto no ambiente escolar é um tarefa díficil, mais não impossível , desde que seja um projeto democrático,onde tenha a participação de toda comunidade escolar, sendo assim se torna mais facil, já que temos acessos aos meios tecnológicos fica mais viável, para implantação do mesmo.
    Arlene

  6. Tatiana G V Nascimento says:

    O projeto é instrumento necessario para se alcançar a aprendizagem significativa nos alunos, é claro que como todo processo tem seus obstaculos, inicialmente o principal desafio na implantação de um projeto no ambiente escolar seria integrar a comunidade escolar com os objetivos e beneficios que este instrumentos poderia ocasionar aos alunos. A tecnologia sendo bem utilizada pode ser um grande aliado para a educação, o desafio é que por muitas vezes, ela nem sempre esta presente em nossas escolas, para contribuir em nossas aulas. Acredito que uma forma de amenizar este problema seria buscar parcerias com industrias e empresas para a doação de computadores e recursos tecnologicos.

    • Camila Damas Souza Ott says:

      Uma possibilidade seria ter computador na sala de aula, para uso coletivo dos alunos, para uma busca e pesquisa mais profunda. Também facilitaria para mostrar imagens, contar histórias, vídeos, músicas.
      Uma realidade que acontece em nossa escola, é que quando precisamos utilizar o computador, vamos até a secretaria da U.E.

      • Erica Lima says:

        Penso que ter um computador em sala de aula facilitaria muito o ensini aprendizagem, embora poucas professoras tem formação específicas em informática, poderíamos ter formações dentro de sala de aula junto com nossos alunos que devem fazer parte de um bom projeto através das pesquisas feitas com os mesmos.

  7. Cristiane Manfredine Wuo says:

    Acredito que em quase todo projeto os maiores desafios são: despertar o interesse dos alunos e integrar toda a comunidade escolar. Se o projeto tiver um cronograma bem definido, e for bem apresentado para os alunos e comunidade escolar, o mesmo será bem desenvolvido. O uso das tecnologias só trará beneficios ao projeto, se bem utilizada, para tanto é necessário o preparo de todos para que façam um bom uso da mesma. Vejo também que se colocarmos em práticas as estragégias aqui ensinadas, conseguiremos desenvolver com os alunos um projeto bem estruturado.

    • Eliana Machado says:

      Concordo com você Cristiane, mas gostaria de acrescentar que o projeto deve ser apresentado de forma instigante e inovadora aos alunos e que principalmente venha de encontro com as necessidades e expectativas da turma, assim não tem como não motivá-los.

      • Camila Damas Souza Ott says:

        É preciso observar, investigar, e através de uma curiosidade dos alunos, ou questionamento, ou necessidade é que você se baseia para implantar um projeto na sala.

  8. Renata Reis Florêncio says:

    O envolvimentode de todos os segmentos que participam do projeto e as articulações das ações práticas é um grande desafio na implantação do projeto, entretanto , é importante que a construção e participação na ativação e manutenção das ações devam ser feitas pelos envolvidos direta ou indiretamente no projeto.
    Com as habilidades do século XXI ,a tecnologia é um dos inúmeros recursos que pode ser utilizado na implantação do projeto, em busca de um novo canal de aprendizagem ,podemos utiliza-lo como um recurso de motivação para o aluno .

  9. Angela Goes says:

    É um grande desafio envolver uma equipe escolar e comunidade no envolvimento de um projeto. Por isso a importância de uma boa organização. E com os estudos desse curso possibilitou novas idéias, formas de registros ainda não pensados.
    É necessário motivar os alunos para que todos se sintam responsáveis pelos trabalhos a serem realizados.
    A tecnologia contribui para as pesquisas e apresentações dos trabalhos, basta saber usá-la com eficiência.

  10. Eliana Machado says:

    Um bom projeto deve ser planejado passo á passo, desde os objetivos, as expectativas de aprendizagem, recursos, envolvimento com a comunidade escolar e familiares, tecnologias,ações e avaliação, e tudo isto sempre com a informação dos gestores que nos dão devolutivas e orientações plausíveis.E trabalhando dessa forma tudo se torna mais fácil e desempenho do projeto não fica comprometido, na escola em que trabalho tenho total apoio das gestoras e da toda a comunidade escolar e pais, passeios são organizados, visitas são recebidas,atividades inovadoras são partilhadas entre os professores.Há um cronograma com horários para se utilizar os recursos tecnológicos da escola de forma que nenhuma turma fique prejudicada. Todas as ações são evidenciadas e registradas num portfólio dos projetos de cada turma, e os calendários são constantemente observados a fim de que nenhuma das previsões se atrasem.
    Não vejo dificuldades para trabalhar desta forma e as coisas saem á contento de todos os envolvidos. È lógico que se alguma dificuldade é encontrada através dos diálogos entre as professoras em reuniões de formação e HTPCs novos planos são definidos e todos são satisfeitos.

  11. Camila Damas Souza Ott says:

    Desenvolver um projeto com excelência exige grande esforço e dedicação do docente e equipe de apoio (coordenador, diretor e funcionários). Ele deve ser planejado visando as necessidades do aluno e a realidade da sala de aula. Deve ter também elaborado através do tema, com objetivos, estratégias, conteúdos, recursos, envolvimento da U.E., dos pais e comunidade. Deve-se também utilizar um cronograma para não se perder no andamento do projeto.
    Com este curso tenho aprendido que, os recursos tecnológicos , sendo bem utilizados só vem a acrescentar. Também aprendi que é preciso ter uma boa organização, inovar, e conheci novas formas de registros.
    Trabalhar com projetos requer empenho e compromisso. Eu como professora de ed. infantil, tenho sido desafiada a todo momento a trabalhar dessa forma, e uma das ações que caminha lentamente é trazer os pais e comunidade para escola. Um dos motivos é que muitos trabalham em período integral.
    Também penso que preciso aprimorar mais no uso da tecnologia com os alunos para o ano seguinte, instrumento necessário para o trabalho a desenvolver.

  12. Edenéia Ap. Wernek kozach fernandes says:

    Com certeza será um grande desafio, pois o projeto deve ser bem delineado e gerenciado. Os alunos deverão se utilizar da tecnologia para a realização do projeto e será um desafio para o professor saber gerenciar toda essa estrutura, o professor tem que estar continuamente acompanhando os avanços, imprevistos e saber lidar com isso. Talvez o que dificulte um pouco seria o fato de alguns alunos não possuírem computador em casa, mas talvez a escola pudesse disponibilizar a sala de informática para o aluno em horários determinados.
    Acredito que se for bem planejado e estruturado o projeto será um sucesso.

  13. Erica Lima says:

    Quando sou desafiada a desenvolver um bom projeto, tenho a oportunidade de exercer com excelência e dedicação. Tudo se torna mais fácil com um bom planejamento, visando as necessidades de cada aluno e suas realidades em sala de aula.
    Meu projeto deve ser bem elaborado com temas, objetivos, estratégias, conteúdos, recursos, participações ativas da U.E., dos pais e funcionários.
    As ações são previamentes analisadas com um cronograma para que as ações não se percam ao longo do caminho. Claro que devo analisar se devo interferir quando surgem necessidades com novas ações, isso depende dos interesses dos meus alunos. Posso ser flexível nesse momento e replanejar algumas ações.
    Preciso sempre me aprimorar de várias estratégias e pesquisas, pois isso deve ser meu instrumento de trabalho.

    • Paula Fernandes Bueno Pena says:

      Paula Fernandes Bueno Pena
      Concordo com a Erica, pois quando estamos dispostas a executar e desenvolver um bom projeto, devemos estar cientes dos desafios que encontraremos. Por isso, é de extrema importancia todas as etapas, mas o planejamento, as necessidades dos alunos e a flexibilidade nas ações, garantem o sucesso do projeto. O meu maior desafio, será o meu aprimoramento quanto as novas tecnologias e também na escola, pois não há computadores e outros recursos tecnológicos disponíveis para o desenvolvimento pleno das atividades propostas, o que muitas vezes não envolvem os alunos como deveria.

  14. Alda dos Santos says:

    Para mim é um grande desafio o envolvimento de um projeto.Precisa de um bom planejamento, uma boa organização.
    A motivação dos alunos é muito importante, para que se sintam responsáveis pelo projeto realizado.
    A tecnologia é importante no processo ensino aprendizagem.É uma evolução aos educadores e para as pesquisas dos alunos.

  15. ne.ia.morais@hotmail.com says:

    Os desafios são metas que existe quando pretendemos alcançar nossos objetivos, mas temos que saber com enfrentar ,no meu projeto de leitura realizado no Maternal I B no início achei que seria uma ilusão ,um fazer por fazer pois como são crianças pequenas achei que o resultado seria “pouco”,mas me surpreendi a cada etapa realizada,os alunos tinham participação,os pais,a equipe escolar e a comunidade ,sempre utilzando recursos tecnologicos(data show,internet,dvd,aparelho de som,) para que as atividades planejadas ficassem atraentea acredito que o resultado é satisfatório pois maioria dos nossos alunos demonstram interesse pelos livros e demais suportes de leitura.

  16. Valdinéia Ferreira says:

    Os principais desafios que enfrentei no momento que implantei e gerenciei o meu projeto foi a seguinte pergunta :-será que vai dar certo?pois trabalhar leitura com crianças na faixa etária entre 02 e 03 anos ,mas com a utilização das tecnologias (internet,data show,dvd,.) e de recursos pedagógicos (livros,jornais,revista,.) obtive resultado muito bom.

  17. Jussara says:

    Desenvolver um bom projeto não é tarefa fácil, porém quando se há planejamento e organização é possível executá-lo.
    O uso das tecnologias em sala de aula é preciso, pois os recursos computador, internet, TV, DVD, já se faz presente nas residências de quase todos os alunos.
    Acho, ainda, que minha maior dificuldade é a falta desses equipamentos em sala de aula. Para contornar a falta dos recursos que não são oferecidos na U.E., tenho utilizados os meus para trabalhar de forma mais autonoma. Uma maneira de amenizar o problema seria buscar parcerias com empresas, pais e comunidade para doação destes recursos.

  18. Claudete Camargo Barros Moreira says:

    Gostaria de aprender sobre o gerenciamento dos arquivos dos alunos, já que o acesso a tecnologia é fundamental.
    Hoje os alunos tem aula uma vez por semana na sala de informática, geralmente jogam jogos educacionais ou realizam pesquisas orientadas pelo professor da turma.
    Com esse curso vejo a importância de ensinar a utilização da tecnologia de várias maneiras com objetivos diferentes e não apenas jogos.

  19. Sandra Regina Costa says:

    Para mim o desafio é muito grande. Ingressei na Educação Infantil a apenas um ano, mas desde então, tenho recebido todo o apoio no que se refere a Pedagogia de Projetos. Esse curso é uma amostra disso. Me inscrevi através do Centro Tecnológico Municipal, que vem nos fornecendo vários cursos, que nos ensinam usar a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Através desse curso “Abordagem Baseada em Projetos” tenho percebido que avaliar as necessidades dos alunos, é o ponto de partida na elaboração de um bom projeto.

  20. Carina Cristiane Silva Pires says:

    Para se desenvolver um projeto é necessário ter muita dedicação e um planejamento de acordo com a realidade da sala a ser trabalhada,devo pensar em um tema abrangente,com estratégias exatas de acordo com um cronograma bem pensando e detalhado,para não me perder durante o projeto, sem deixar de incutir tecnologias necessárias no mundo de hoje,pois existem ainda lugares onde a realidade do aluno é difícil e carente,cabendo ao professor trazer um pouco do que é inovador para a sala de aula.
    Nunca devo me esquecer que meu projeto poderá ser flexível a ser modificado pelo caminho,pois varias vezes pode acontecer das necessidades modificarem ou surgirem novas;e esse curso esta me ajudando a ver isso de forma mais clara,sem q eu eu me preocupe tanto com seguir metas e datas exatas,e a trabalhar de forma mais prazerosa com o s alunos.

  21. Ana Paula Proença dos Santos says:

    A elaboração de um projeto requer antes de tudo um ambiente adequado para o desenvolvimento das idéias do grupo, requer tempo e paciência para que se possa trabalhar em conjunto.
    Este ano minha escola iniciou as aulas como escola normal e no segundo semestre foi adotado o ensino integral, com projetos no horário contrário ao que o aluno estuda. Não tínhamos nenhuma ideia do que teríamos pela frente e nossa diretora nos auxiliou muito , dizendo que as arestas teriam que ser aparadas e só o tempo ajudaria. Ela estava certa, pois foi muito difícil e diferente de um projeto em classe o nosso foi muito abrangente.
    Mas como a experiência tem sido muito rica, posso falar que o espaço geográfico tem sido um dos piores problemas e a falta de material nos impede de realizar muitas coisas, eu acredito que o que consome mais energia e tempo para o professor nesta implantação é fazer com que o aluno se torne parte do projeto e entenda que depende em grande parte dele que tudo dê certo.
    Na questão da integração da tecnologia, acredito que seja um ótimo meio para movimentar o projeto e buscar parcerias é fundamental que alguns obstáculos durante , sejam transpostos.

  22. Josiane says:

    A implementação de projetos exige envolvimento de toda a equipe escolar, muitas vezes os projetos não tem alicerces, são segmentados e acredito que é necessário criar projetos realmente úteis à comunidade escolar e procurar a parcela de contribuição de todos, funcionários, professores, diretor, coordenadores, alunos, e pais.
    Estou aprendendo muitas coisas que eu não sabia sobre projetos, espero colocar em prática boa parte do que já aprendi.

    • Josiane says:

      Com relação a integração da tecnologia, é incrível a facilidade com que nossos alunos se tornam agentes ativos, num primeiro momento é necessário orientar aqueles que não tem domínio, mas em seguida basta coordenar que eles caminham por conta, tive esta experiência na sala de informática.

  23. Valdinéia Ferreira says:

    Os desafios que enfrentamos no momento de implantar e gerenciar um projeto no ambiente escolar com certeza é o tema a ser trabalhado como despertar o interesse dos alunos e da comunidade para desenvolver esse projeto.Hoje temos a tecnologia a nosso favor é só saber como utilizar, pois com os programas da internet podemos trocar experiências com outros profissionais ,oque nos ajudaria mais é se tivéssemos disponiveis nas escolas computadores e monitores para auxiliarem os pais a como utilizar esse equipamento.

  24. concordo com você Jussara quando diz que o uso de tecnologia em sala de aula é preciso, pois vivemos em uma “sociedade tecnológica” e a escola precisa se adequar a essa realidade.Como trabalho com educação infantil, não temos a nossa disposição sala de informatica,com isso precisamos usar recursos próprios levando para a escola notebook para tornar a aula mais interessante para as crianças.
    Achei interessante a proposta de parcerias com empresas sugeridas pela Tatiana!

    • Jacque Siqueira says:

      Concordo com as colegas e acredito que as parcerias seriam uma ótima solução para que possamos fazer do uso das tecnologias uma realidade para nossas crianças.

  25. Na educação infantil utilizamos bastante a estratégia de “pesquisa de campo”, realizando passeios ,estimulando a aprendizagem das crianças de forma a despertar interesse , curiosidade e para que as mesmas vivenciem de perto o que se deseja ensinar.

    • Jacque Siqueira says:

      Essa é uma das formas de tornar a aprendizagem das crianças prazerosa e significativas.

  26. Jacque Siqueira says:

    A implantação de um projeto requer muito planejamento, precisamos nos preparar para imprevistos, fazer algumas adaptações no seu decorrer. Na educação infantil precisamos muito da cooperação do pais, por isso é importante esclarecer com eles os objetivos do projeto e seu cronograma, para que tudo ocorra o melhor possível. Quanto ao uso de tecnologias acabamos por não poder contar muito com seu, tento organizar as atividades incorporando o uso das que tenho disponíveis na unidade escolar. As atividades com as crianças acabam sendo no coletivo e forma lúdica.

  27. Sueli Biaseto says:

    Os principais desafios que posso enfrentar no momento de implantar e gerenciar meu projeto no ambiente escolar, é a participação e o envolvimento de toda a equipe escolar. Os desafios que poderei enfrentar na integração do uso da sala de informática ou do computadores nas resid~encvias dos alunos, é que temos uma porcentagem alta de alunos que não possuem internet em casa e outros não tem computadores. As estratégias que utilizarei para solucionar tal situação é oportunizar o uso da sala de informatica na escola e a colaboração dos colegas de classe na hora da pesquisa.

    Sueli Biaseto

    • equipeabp says:

      Sueli e Colegas,

      Sabendo dessas dificuldades, nós professores precisamos organizar um cronograma em que disponibiliza as datas e horários que faremos uso dos diferentes ambientes da escola, e sempre entregá-lo à coordenação com antecedência ao início do projeto.
      Abraços
      Lina

  28. Sônia Regina do Prado Moreira says:

    Os principais desafios que enfrentamos no momento de implantar e gerenciar um projeto no ambiente escolar:
    Para desenvolver um projeto é necessário conectar ideias interdisciplinares dentro de uma área curricular. Para que isso acontece faz-se necessário a participação e envolvimento da equipe escolar. Deve-se pensar o aluno como centro da aprendizagem. Assim deve-se motivar o aluno. O professor precisa dominar o conteúdo e elaborar um bom planejamento de suas ações. Uma árdua tarefa é propiciar o trabalho coletivo buscando integração entre a turma. O projeto deve integrar teoria e prática.
    Considerando os desafios na integração da tecnologia e quais estratégias você utilizaria para solucionar tais situações?
    O uso das tecnologias , se bem utilizada, será um facilitador do desenvolvimento do projeto. Para contornar o abstáculos é necessário estar acompanhando de perto o que e como os alunos estão “trabalhando” o projeto. Utilizar-se das estratégias de verificação em diferentes momentos do projeto é um caminho

  29. Sílvia Helena says:

    Sempre vi o projeto como algo grandioso que precisava de muito tempo para ser executado, o que acabava tornando-o menos acessível, pois demandava tempo e recursos que não estavam ao alcance, porém ao realizar este curso percebi que um projeto pode ser mais flexível.
    Um projeto bem planejado permite um maior envolvimento dos alunos e consequentemente um maior aprendizado.
    Quanto ao uso da tecnologia, acredito que seja imprescindível, pois além de uma ferramenta muito útil para o professor, temos a vantagem de ser um atrativo para os alunos que já dominam suas técnicas de forma natural.

  30. Jacqueline says:

    Discussão 6 – um exemplo de desafio que podemos encontrar no momento de implementar e gerenciar um projeto, considerando a tecnologia, é o de selecionar sites, ou melhor monitorar o acesso a internet, já que a quantidade de informações que a rede dispõe é enorme. Mas acredito que, se usarmos o projetor podemos direcionar e orientar melhor os alunos, já que os mesmos têm entre 9 e 10 anos.

  31. Ana Paula Proença dos Santos says:

    Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação.Acredito que tecnologias são as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam.A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia. O jornal que utilizamos, as revistas, livros didáticos são tecnologias que usamos para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O gravador, o data show, a televisão, o vídeo também são tecnologias importantes e também muito mal utilizadas, em geral.
    A tecnologia para ser bem empregada, tem que ser previamente estudada e o professor ainda não tem a habilidade total, consequentemente é mal utilizada.
    A união escolar também é um fator importante e que seria um considerável desafio, pois, o bom entendimento entre os docentes é um obstáculo a ser transposto e grande por sinal.
    O espaço físico é um problema a ser estudado de forma cuidadosa, senti isso neste ano que passou, pois meu projeto na escola integral teve grande problemas por conta do espaço. Houve esses obstáculos e tentamos transpô-los com idéias criativas e muita união do grupo, onde professores, coordenador, diretor e funcionários estiveram juntos.Os professores entregando seu cronograma para utilização dos materiais e assim, fazendo o possível para que todo problema se resolvesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s