Projeto de Aprendizagem: Diversidade Cultural
05/12/2010 10 Comentários
Veja o projeto de aprendizagem da professora Adriana da Costa Santos, que concluiu o curso Aprendizagem Baseada em Projetos. Diversidade Cultural é o nome do trabalho que aborda, dentre outros aspectos, o respeito ao outro. Adriana da Costa Santos da EMEB Geraldo de Melo Ferreira foi premiada com o acesso aos mais de 1200 livros da Biblioteca Virtual da Pearson.
Parabéns professora Adriana!
Você também pode enviar o seu projeto e concorrer ao sorteio acessando a seção O Curso.
Fique atento aos próximos projetos dos cursistas que publicaremos e participe você também.
Imprima o projeto em PDF ou leia em seguida.
SOBRE O AUTOR(ES)
NOME DO PROFESSOR(ES): ADRIANA DA COSTA SANTOS
INSTITUIÇÃO: EMEB GERALDO DE MELO FERREIRA
CIDADE: SÃO BERNARDO DO CAMPO
ESTADO: SÃO PAULO
E-MAIL DE CONTATO: adriana28sp@yahoo.com.br
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
NOME DO PROJETO: PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): PRINCIPALMENTE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Turmas do 2º ano do Ciclo II do Fundamental I
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Aproximadamente cinco meses antes da Mostra Cultural da escola
METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM
Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.
METAS |
Que os alunos percebam que o povo brasileiro em sua maioria é afro-descendente ou afro-brasileiro, tendo a própria turma como amostragem; |
Que conheçam as diferentes influências do povo africano em nosso cotidiano; |
Que tenham vivências de valorização do povo negro; |
Que entendam os conceitos de raça e preconceito; |
Que ampliem a visão do que está envolvido em respeitar o outro; |
Habilidades do século XXI: Que os alunos sejam abertos e receptivos a perspectivas novas e diversas;
Que possam articular pensamentos e ideias clara e efetivamente por meio da fala e escrita; Possam usar a tecnologia como uma ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações, e possuir uma compreensão fundamental das questões e legais acerca do acesso e uso de informações |
Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.
QUESTÃO ESSENCIAL (QE) |
Como respeitar o outro? |
QUESTÕES DE AULA (QAs) |
Por que a Cultura africana é importante para nós? |
Como ligar respeito ao outro à diversidade étnico-racial? |
Como ligar respeito ao outro à discriminação racial? |
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs) |
Qual o conceito de raça e discriminação? |
Quais são algumas heranças culturais trazido pelo povo africano? |
Quais as marcas fenotípicas de nossa turma? |
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO
Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.
INDICADOR | ESTRATÉGIA | OBJETIVO |
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
Ideias apresentadas pelos alunos antes do início das atividades | Rodas de conversa | Avaliar a preparação para aula |
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
Relatos dos alunos referentes as instruções dadas em aula | Análise dos diários e Fichas de eventos casuais | Acompanhar o entendimento dos alunos, fornecer feedback e criar estratégias de ensino |
Informações consistentes e dúvidas pertinentes ao tema | Reunião com os grupos para checar que estão aprendendo o que precisam, para tirar dúvidas e avaliar o progresso individual em tal ocasião | Dar oportunidade aos alunos de fazer perguntas e esclarecer informações |
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO | ||
Indicadores nos relatos que mostram uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula, voltando à Questão Essencial e as Questões de aula | Roda de conversa para reflexão | Avaliar o crescimento deles durante a aula |
Distribuição e cronograma de atividades
Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.
DATA | Atividades conduzidas pelo professor | Tarefas individuais | Tarefas em grupo | Conexões com a comunidade | |
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
1ª semana | Debate e lançamento do projeto com perguntas norteadoras em relação ao respeito ao outro, cultura africana e Exposição temática na Mostra cultural | ||||
DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
1ª e 2ª semana | Pesquisar e escrever sobre quaisquer objetos (imagens) que possam ser ligados à África | ||||
3ª semana | Fazer apresentações dos objetos coletados para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
4ª semana | Trazer imagem para leitura iconográfica critica | ||||
5ª semana | Pesquisar conceitos de raça e preconceito | ||||
6ª semana | Organizar momento reflexivo sobre os conceitos pesquisados | ||||
7ª a 9ª semana | Levantar personagens negros da comunidade e entrevistá-los para montar sua biografia | ||||
10ª e 11ª
semana |
Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
12ª semana |
Pesquisar influência africana em relação à: alimentos, vestimentas, instrumentos musicais (cada grupo com uma pesquisa diferente) | ||||
13ª semana |
Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural | ||||
13ª semana |
Organizar momento reflexivo sobre os pesquisas realizadas e respeito ao outro | ||||
14ª semana |
Pesquisar sobre marcas fenotípicas e escrever sobre si, fazendo relações com a pesquisa | ||||
15ª semana |
Organizar momento reflexivo sobre marcas fenotípicas e respeito ao outro (trazer espelhos como objeto disparador) | ||||
15ª semana |
Tirar fotos de cada membro da grupo/turma para montar painel demonstrando a diversidade do povo brasileiro | ||||
16ª e 17ª semana |
Trazer personagens da comunidade entrevistados para relatar sua biografia, tendo colegas da turma, as famílias e funcionários como platéia. (Os grupos se responsabilizarão pela divulgação do evento e organização espacial – fotos, textos, etc) | ||||
17ª semana |
Organizar momento reflexivo sobre os pesquisas realizadas e respeito ao outro | ||||
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO | |||||
Apresentar todo o material coletado na Mostra Cultural | |||||
Parabéns Adriana,
São iniciativas como a sua que nos faz acreditar que podemos fazer uma educação com qualidade.
Abçs
Claudia
Fantástico! Espero os resultados…
Adriana,
Parabens, o projeto esta bem elaborado!
Tem alguma previsão de quando é que ele sera colocado em pratica?
Adriana, Parabéns ! Seu projeto é incrível ! Promover a conscientização das crianças em relação à diversidade racial, religiosa e sexual (dentro dos parâmetros cabiveis às faixas etárias), fará com que as crianças de hoje, que serão os adultos do futuro, sejam muito melhores do que nós !
Um abração !!
Vladimir, faço minhas as suas palavras para a profa. da EMEB Geraldo Melo Ferreira. O projeto tem uma importância social de grande peso. Parabéns.
É isso aí, professora Adriana!!!
Tratar dessa temática enquanto conteúdo de aprendizagem, ou seja, como uma temática da escola, é de fundamental importância se de fato pretendemos que nossos alunos contribuam e tenham uma sociedade melhor!!!
Dri minha amiga, estou orgulhosa de voce!
Sei de sua competencia
Admiro muito voce
beijinhos!!!!
Jane
CONSIGO VER EM SEU PROJETO UM POUQUINHO DO QUE JÁ CONHEÇO EM VOCÊ.
ORGANIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO DA TURMA, DIÁLOGO COM A TURMA, INTERESSE EM VIABILIZAR O ACESSO DA COMUNIDADE AO PROJETO.
PARABÉNS!
ADOREI O TEMA E O DESENROLAR DO PROJETO
MAIS UM APRENDIZADO PRA MIM!
OBRIGADA!
Você é mesmo muito competente!!!
Belíssimo projeto!!!
bjs e parabéns!!!
Agradecemos muito os elogios ao projeto da professora Adriana. O curso Aprendizagem Baseada em Projetos continua recebendo projetos de outros professores. Entretanto, a qualidade do projeto da professora Adriana realmente é um mérito do esforço desta educadora. Esperamos sempre contar com seu apoio para divulgar belas iniciativas como este trabalho. A autora receberá também suas observações.