Sala 4 – Discussão 3

Prezados Professores,

Após finalizar as leituras e tarefas do Módulo 1, participe da discussão dos seguintes itens:

1ª Discussão: Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula.

2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos?

3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1, que foram registradas em seu Plano de Ação.

Lembrem-se que a troca de experiência com os colegas favorece as novas práticas de ensino e que a participação nas discussões é item obrigatório para a certificação.

Se houver dúvidas entrem em contato por e-mail e não pela sala de discussão, pois este ambiente é reservado para discutirmos o conteúdo do curso.

Participem!!

Lina

66 Responses to Sala 4 – Discussão 3

  1. EDUARDO RIOLFI says:

    Em relação as perguntas aqui apresentadas , relato que trabalho com projetos na Escola Dr João em Jambeiro e minha espectativa é finalizar o mesmo com produto final agora no quarto bimestre.Meu posicionamento em questão de projetos é totalmente oportuno e enriquecedor aos alunos trazendo-os somente beneficios.Atenciosamente
    Eduardo Riolfi

  2. Cristiane Manfredine Wuo says:

    São 3 discussões até o momento, portanto fui nas discussões anteriores e vi que não foi feito nenhum comentário a respeito de cada discussão aqui sugerida, então estarei respondendo todas nessa Discussão 3.
    Quando trabalho com projetos sempre busco proporcionar total envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como em todas as aulas realizadas em sala.
    Acredito que trabalhar com projeto sempre é vantajoso para ambos (professor e aluno), não vejo desvantagem nessa prática.
    Minhas metas colocadas no Plano de Ação no momento foram: Experimentar estratégias novas de aprendizagem baseada em projetos; Incorporar mais trabalhos em grupo; Fazer mais de um projeto no ano e Integrar mais a tecnologia em sala de aula.
    Abraços
    Cristiane

    • Renata Reis Florêncio says:

      Aprendizagem com projetos ,se trata de uma aprendizagem significativa,a medida que o aluno se envolve e se identifica com o projeto. O professor como mediador deve motivar e criar situações desafiadoras com objetivo de desenvolver habilidades específicas e ampliar os conhecimentos científicos de seus alunos.
      Abraços
      Renata Reis Florêncio

      • Arlete Batalha palma says:

        Concordo com você Renata, um Projeto antes de mais nada tem que ser desafiador. Quando se trabalha com Projetos criamos expectativas nos alunos de algo inovador, criativo, interessante e isto faz com que os alunos se empolguem em novas atividades e busquem informações de diversas maneiras.

    • Paula Fernandes Bueno Pena says:

      Concordo com a professora Cristiane em todos os aspectos citados,mas principalmente quando falamos na integração de mais tecnologias em sala de aula. Pois através delas, teremos alunos mais interessados e motivados em nossas escolas.

      • Arlete Batalha palma says:

        Trabalhei com alguns Projetos nas séries iniciais do ensino fundamental, mas foram projetos bem simples pois não estava totalmente preparada para tal, mesmo assim foi bem legal. Trabalhamos com o Projeto Leitura, Projeto Contos de Fadas e Projeto Conhecendo os Animais. Na época foi bem interesante, todos os alunos participaram bem ativamente e os produtos finais foram incríveis com criações de livros de contos, poemas, histórias e exposições de trabalhos realizados com as pesquisas que fizemos dos animais.
        Procuro hoje este curso visando conhecer melhor o trabalho com Projetos para poder aplicá-lo em nosa escola com a garantia de um resultado bem melhor.
        Quanto ao uso da tecnologia, acredito que os professores ainda se sentem inseguros quanto ao seu uso ou quanto ao resultado, talvez o medo do novo não os façam ver o quanto o uso da tecnologia se faz necessário.
        Em nossa escola estamos há dois anos com o Pro-info, à princípio houve bastante relutância por parte dos professores, hoje a maioria já começa a se interessar e buscar a tecnologia para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes. Temos que entender que a nova geração já nasce conectada, isto já é um ponto favorável para se obter um melhor resultado ao introduzirmos a tecnologia em nossos projetos.

  3. Eunice says:

    Trabalhar com projetos é um meio de envolver os alunos em um aprendizado mais significativo e só favorece a prática pedagógica em sala de aula.
    Até o momento, estabeleci algumas metas no Plano de Ação: Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos, Incorporar trabalho em grupo, Fazer pelo menos um projeto ainda este ano, Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula, Fazer um projeto interdisciplinar.
    Estabelecendo esta última meta, procuro contar com o apoio dos demais professores que fazem parte deste curso, e que coincidentemente lecionam na mesma escola que eu, para realizarmos um bom trabalho.
    Abraços
    Eunice Ap.ª de Oliveira Lemes (Profª de Língua Portuguesa da Escola Dr. João Leite Vilhena)

    • Ana Lúcia de Assis Zanini says:

      Eunice

      Concordo com você sobre essa importância de se trabalhar em grupo através de projetos. Os alunos gostam e muito, se interessam mais pela aula. E conte comigo para utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, produções de DVD, jogos educacionais, câmaras digitais e filmagens.

      Abraços

      Ana Lúcia de Assis Zanini

      • Eunice Lemes says:

        Ana

        Com certeza precisarei e muito da sua ajuda, pois os meus conhecimentos sobre as novas tecnologias em sala de aula são poucos.
        Adoraria tornar a minha aula/projeto mais interativa e interessante com esses recursos.
        Obrigada pela força!

        Abraços

        Eunice Apª O. Lemes

    • Arlete Batalha Palma says:

      As vantagens de se trabalhar projetos surge quando ele supera as praticas habituais.
      Quando você trabalha com projeto você permite que o aluno seja o sujeito de sua própria aprendizagem, o conhecimento é construido pelo aluno mediado pelo professor. Eles se tornam participativos, autônomos e interessados.

      As desvantagens de se trabalhar com projetos ao meu ver só ocorre quando é um projeto mal planejado, imposto pelo professor visando apenas o conteúdo obrigatório onde não há envolvimento por parte dos alunos.

      • Arlete Batalha Palma says:

        As metas que estabeleci até o momento fora:

        – Modificar a maneira tradicional de dar aula, tornando-a mais diversificada, atraente e interessante.
        – Favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina.
        – Tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para os alunos.
        – Formar alunos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.

  4. Trabalhar com projetos é de grande importância,tanto para o professor quanto para seu público alvo,pois facilita o envolvimento de todos com a atividade em que lhes diz respeito.
    Propiciando momentos de descoberta para todos que estão envolvidos.
    Abraços
    Aurea

    • Valdinéia Ferreira de Morais. says:

      Valdinéia Ferreira de Morais
      Trabalho na Educação Infantil,eu já trabalhei com os projetos da escola e também com o elaborado de acordo com a sala,pois na escola em que trabalho os projetos são de acordo com a realdade dos alunos,visando a participação dos profissionais da escola,dos alunos,dos pais e da comunidade.Hoje as crianças (03 anos de idade) tem uma partcipação ativa na sala,alguns trazem uma bagagem que o pofessor tem que estar preparado para estimular ainda mais,.pois nós professores devemos ser motivadores.Os projetos nos ajudam e exercita os alunos no seu desenvovimento.

  5. Claudete Camargo Barros Moreira says:

    1ª Discussão – O trabalho com projetos, torna-se eficaz desde que tenha ligação com a realidade da turma; geralmente os projetos já vem pronto, apenas para serem aplicados pelo professor.
    Pretendo através desse curso estar aprendendo a organizar e efetivar um projeto contextualizado.
    O uso da tecnologia, está caminhando para ser eficaz, temos uma aula por semana de informática com monitor específico, o currículo é trabalhado em parceria com a professora da
    sala. Percebo que as crianças estão bem familiarizadas com os recursos tecnológicos.

    2ª Discussão – O trabalho com Projetos desenvolve muitas habilidades como: colaboração, discussão, pesquisa, respeito, auto- estima, cognitivas, comportamentais entre outras. Aos professores permite desenvolver a capacidade de observação,orientação,flexibilidade, avaliação e registros.
    As desvantagens de um trabalho com projetos ocorre quando é imposto sem objetivo e interesse para a turma, sendo de forma sistemática sem autoavaliacão.

    3ª Discussão-
    Aprender a elaborar um projeto.
    Melhorar as técnicas de aprendizagem.
    Desenvolver habilidades colaborativas em meus alunos.

    • Arlete Batalha Palma says:

      Claudete gostei da sua colocação, coloquei minhas metas muito avançadas, acredito que primeiro necessitamos aprender a trabalhar com projetos de maneira correta, buscando neste curso um aperfeiçoamento de como se elaborar um projeto, com isto trazer os alunos para uma participação maior em sala de aula ou fora dela.

  6. Josiane de Oliveira says:

    1ª Discussão – Acredito que infelizmente o trabalho com projetos ainda é superfícial, muitas vezes temos que desenvolver um projeto solicitado para apenas cumprir metas, “projeto bom tem que dar IBOPE”.Procuro desenvolver estes que me são solicitados e no decorrer do ano monto pequenos projetos de acordo com o interesse e necessidade da turma.
    Com relação ao uso da tecnologia, atualmente é extremamente importante, nossos alunos se sentem mais motivados e rendem mais, visto que os mesmos já nascem na era tecnológica e cabe a nós corrermos atrás.

    2ª Discussão – O trabalho com projeto permite que o aluno torne-se o personagem principal de seu aprendizado, garante maior responsabilidade, pois exige que ele tenha uma postura diferente, sua opinião faz diferença. Claro que tudo isso só acontece se for muito bem montado e mediado.

    3ª Discussão- Pretendo esclarecer algumas dúvidas com relação a montagem e execução de projetos;
    Incorporar de forma adequada a tecnologia ao cotidiano dos projetos desenvolvidos em minha escola;
    Ampliar meu campo de conhecimento e participar de novos projetos.

    Sou professora do Ensino Fundamental I, no município de Catanduva – SP.

  7. Sueli says:

    Trabalhar com projetos exige do professor busca pela excelência, onde todos tem a oportunidade de estar aprendendo, tanto professor como os alunos. As novas tecnologias traz opções para uma aprendizagem significativa, dando mais “cor e vida” nas aulas. As vantagens de se trabalhar com projetos é o envolvimento de todos, a clareza dos objetivos a serem atingidos.
    As minhas metas traçadas no plano de ação foram:
    tornar minha aula mais centrada no aluno;
    fazer pelo menos três projetos por ano;
    integrar o uso da tecnologia nas aulas pelos alunos;
    melhorar minhas estratégias de questionamento.
    Sou professora de física, na cidade de Santa Branca_SP

    Professora Sueli Biaseto

    • Lucilene Lansky Hiromita Silva - ITAPEVA SP says:

      Boa tarde Sueli
      Muito feliz sua colocação quanto a excelência por parte de nós educadores, bem como, que o projeto favorece a aprendizagem de todos : estudantes e professor .

  8. Ana Paula Proença dos SAntos says:

    1ª Discussão- No primeiro momento do projeto, planejo as atividades de forma a levar os alunos de uma perspectiva individual para uma perspectiva coletiva. O projeto em si deve mostrar aos alunos a necessidade de interação para realizaçao das tarefas, pois nem sempre eles tem essa facilidade de trabalhar em equipe.Na questão da tecnologia, elas estão sendo utliizadas em vários momentos da aprendizagem, e a sala de informática com o auxílio do monitor de informática que trabalha o conteúdo junto com os professores, é muito importante!
    ESte ano estou em uma escola de período integral, estamos nos adaptando, trabalho com as salas no período normal e no período contrário trabalho com projetos. Como é a escola toda, estou enfrentando muitos obstáculos…que espero com o curso poder superá-los.
    Leciono no município em Itapeva/SP.
    Abraços…Ana Paula Proença dos Santos ( Profª de Geografia )

    • Arlete Batalha Palma says:

      Ana Paula, acho muito legal que na sua escola os professores já estejam trabalhando com projetos, em minha cidade pelo menos na rede municipal o trabalho com projeto é bem superficial,
      Quem sabe após o curso possa ser assim como todas nós disseminadoras de novas formas de ensinnar.

      • Ana Paula Proença dos Santos says:

        Boas noite Arlete!
        Ainda que seja importante o início dos trabalhos com projetos, nós encontramos muitas dificuldades e como diz minha diretora…”vamos aparar muitas aresta ainda…”, então Arlete é o primeiro passo de uma loooonga caminhada!!!
        Abraços Ana Paula.

  9. Ana Paula Proença dos SAntos says:

    Tenho percebido várias vantagens em relação ao projeto do período integral, que acredito serem parecidas com os projetos em sala, como a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar,
    Creio que as principais vantagens de se trabalhar com projetos é que a aprendizagem passa a ser siginificativa, focada nas relações e nos procedimentos.
    Ana Paula Proença dos Santos

  10. Ana Lúcia de Assis Zanini says:

    1ª Discussão: O trabalho com projetos em sala de aula tem como um de seus principais objetivos, proporcionar aos alunos a aprendizagem significativa. Porém, os projetos vêm sendo muitas vezes utilizados de maneira paralela à rotina escolar diária, como um trabalho a mais a ser executado pelo professor, que muitas vezes não vê como conciliar as duas coisas: o plano de conteúdos e as temáticas dos projetos. Dessa forma a proposta de aprendizagem significativa por parte dos alunos fica a desejar, pois em vez de o projeto vir a dar um sentido, um significado aos conteúdos, acaba sendo visto como algo desconectado desses conteúdos.
    Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

    2ª Discussão: O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

    O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.

  11. 1ª Discussão: Novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo está relacionada a integração das TICS à prática pedagógica voltada à uma aprendizagem significativa, no trabalho com Projetos. Sendo assim ,o aluno( sujeito ativo da aprendizagem) aprende fazer, levantar e testar ideias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento.
    A concepção educacional norteadora da incorporação das TIC na sala de aula enfatiza a compreensão e a reconstrução do conhecimento para a busca de alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade, de modo que se propicie a aprendizagem mobilizadora das dimensões
    cognitiva, social e afetiva dos alunos.
    Deixo uma sugestão de leitura: Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papeldo computador no processo ensino-aprendizagem de José Armando Valente

    2ª Discussão: Associo a vantagem de se trabalhar por Projetos com a fala de Almeida e Fonseca Júnior 2000,p.12). “Os projetos permitem articular as disciplinas, buscam analisar os problemas sociais existenciais e contribuir para sua solução por meio da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar”.
    A desvantagem na fala de Maria Elizabeth de Almeida, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP “Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica.”

  12. Aline Rodrigues says:

    Discussão 1, 2 e 3.
    O trabalho com projetos é positivo tanto para aluno quanto para professor, pois o professor sente-se mais realizado com o envolvimento dos alunos e com resultados obtidos e o aluno aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações, portanto projeto se torna um facilitador da aprendizagem, onde o professor se aprofunda em determinado tema, que por sua vez faz com que o aluno interaja melhor no seu papel de educando.
    É no decorrer do projeto que a aprendizagem vai ocorrendo é na luta dos educadores, no esforço e na dedicação da sua metodologia que o resultado do projeto irá aparecer, ou seja, vejo apenas vantagem em trabalhar atraves de projetos, pois a aprendizagem se dá na luta porque o indivíduo é visto como ser ativo em todo o processo e a aprendizagem é vista como uma modelagem do comportamento, portanto na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo vive.

  13. valdirene says:

    1ª Discussão: Com o avanço tecnológico se faz cada vez mais necessário o uso de recursos tecnológicos com os alunos. Na aprendizagem baseada em projetos, podemos explorar e desenvolver cada vez mais esses recursos que se tornam importantes aliados da aprendizagem.

    2ª Discussão: As vantagens para o aluno é que eles passam a ser o centro do processo de ensino e o professor se torna mediador, assim sendo, passam a construir seu próprio conhecimento e compreender o sentido, a funcionalidade do que aprendemos na escola.

    3ª Discussão: Quero desenvolver pelo menos um projeto este ano.
    Experimentar algumas estratégias baseadas em projetos.
    Tornar minha aula mais centrada no aluno.

  14. maria de jesus says:

    boa noite com relação as questões apresentadas, para cada discussão, respondo aqui as quatro questões : bom trabalhei apenas uma vez com projetos e devo confessar que realmente que o que eu trabalhava não era projeto. projeto envolve o aluno, faz com que ele idealize, pesquise, formule, em fim que ele seja o autor de sua propria produção, sempre envolvendo questões relevantes e de utilidade para a comunidade.
    com esse curso aprendi que realmente o que sabia, não era projeto e sim um mera pesquisa,projeto é algo mais complexo.
    relevante para o professor orientador, para o aluno que explora outras areas do seu interesse, e a comunidade para o qual o projeto foi desenvolvido.

    achei muito abrangendo como vcs abordam o assunto, de maneira que não assunta, mas orienta e muito bem.
    abraço

    • equipeabp says:

      Maria de Jesus

      Você desenvolverá esse mesmo projeto durante este curso ou criará outro?
      Argumente de forma mais detalhada as 3 discussões propostas, pensando na prática desenvolvida.

      Abs
      Lina

  15. Elisiane - Itapeva SP says:

    1ª discussão: Eu acredito que as TICs são ferramentas muito uteis aos professores. Eu utilizo muito em minhas aulas esse recursos para que aja interatividade entre alunos e conhecimentos para que aconteça realmente a aprendizagem dos mesmos.
    Profª Elisiane Costa – Itapeva – SP

  16. Elisiane - Itapeva SP says:

    2ª discussão: Trabalhar com projetos traz a certeza de que a realidade vivenciada pelo aluno será proposta como aprendizagem pra o mesmo, vendo que os temas apresentados em projetos são atuais e escolhidos de acordo com suas necessidades e faixa etária de idade. Uma desvantagem que já vivi e o tempo planejado que as vezes é pouco, para tanto interesse dos mesmos, cabe ao professor saber dosar e mediar com clareza esse tempo.
    Profª Elisiane Costa – Itapeva – SP

    FELIZ DIA DOS PROFESSORES AOS COMPANHEIROS!!!MUITA PAZ EM SEUS CORAÇÕES!

  17. Carina Cristiane Silva Pires says:

    1° discussão:Acredito que a Aprendizagem baseada em projetos só tem a favorecer o ensino,de igual valor para aluno e professor,pois os alunos são capazes de usar o que já sabem e pesquisar o novo,com a ajuda do professor que servirá como um norte,e que também poderá fazer a troca de saberes,e todas essas pesquisas dá-se ao grande enfoque que tem a tecnologia e o uso da mesma,pois facilita o trabalho de pesquisas e de demonstrar o que aprendeu,o aluno sente-se mais a vontade e mais aguçado a aprender.
    2°discussão:O aluno que trabalha com projeto pode trocar experiências com os colegas e professor,interagir melhor e ficar mais á vontade,a desvantagem pode ser que o projeto em si não fale a necessidade de algum determinado aluno o que fará que ele se sinta desmotivado,cabendo ao professor utilizar de novos métodos de ensino.
    3°discussão:• Tornar minha aula mais centrada no aluno
    • Aprimorar um determinado projeto

    • equipeabp says:

      Carina
      Explique como você tornará a aula mais centrada no aluno.

      Abs
      Lina

      • Carina Cristiane Silva Pires says:

        Observando os alunos através de sondagens e investigações,para procurar adaptar o projeto para as necessidades dos alunos em geral e especificamente.Sendo flexível para readaptar o mesmo.

  18. Monica Antunes Zacharias says:

    1ª Discussão:
    Projetos e tecnologias tem tudo a ver com a educação do século XXI pois os recursos de multimidia auxiliam tanto professor quanto aluno na aprendizagem. Trabalhar em forma de projetos faz com que o aluno se torne autônomo de seu conhecimento através de pesquisas e trabalho em grupo onde ocorrem as trocas de experiências, o que é muito importante para a construção do conhecimento.

    2ª Discussão:
    As vantagens ao se trabalhar com projetos são muitas pois desenvolve habilidades cognitivas, trabalho em equipe, onde um conta com a colaboração do outro, aprender a falar e ouvir no momento certo, perceber a importância de se pesquisar para aprender, respeitar o próximo em todos os sentidos, ajuda também a trabalhar a auto – estima do aluno, aprender a expor suas ideias, etc.
    Através dos projetos, educadores podem analisar, observar, orientar e redirecionar seu trabalho.
    Desvantagens: O educador deve ter o cuidado ao propor um projeto, pois se o mesmo estiver fora da realidade da sala, pode-se tornar um fracasso. E ao mediar o projeto o educador deve tomar o cuidado com a formação dos grupos para que os alunos com maior dificuldade deixem de realizar as atividades em função dos que sabem fazer com maior maior facilidade.

    3ª Discussão:
    Minhas metas estabelecidas são: Integrar a tecnologia na aprendizagem em sala de aula, tendo em vista que os alunos são nativos digitais.

  19. Vanessa Branco Ribeiro says:

    1ª Discussão:
    A utilização de projetos com tecnologias em sala de aula beneficia o aprendizado, proporciona aulas mais prazerosas para o aluno e para o professor.
    A construção de conhecimento acontece de forma eficaz quando o projeto é bem planejado, de acordo com a realidade dos educandos, pois proporcionará a troca entre os mesmos, sempre com a mediação do educador.

    2ª Discussão:
    Ao se trabalhar com projetos, corrobora-se que as vantagens são inúmeras pois partem sempre da problemática baseada na realidade dos alunos. Os mesmos trabalham em cooperação, desenvolvendo a oralidade, pois expressam-se para os outros, pesquisam os temas a serem estudados, aprendem com a experiência do outro. Desenvolvem as habilidades cognitivas, atitudinais, comportamentais, bem como os valores.
    Na minha opinião, as desvantagens acontecem quando o educador não encontra apoio da equipe escolar, não tem espaço físico adequado, recursos tecnológicos disponíveis e salas super lotadas, dificultando assim o trabalho mais individualizado do educador com o corpo discente.

    3ª Discussão:
    Minha meta é integrar tecnologia na sala de aula através de projetos para um aprendizado mais prazeroso e dinâmico, bem como familiarizar os alunos com a era digital.

  20. Andréia says:

    1. O uso das tecnologias e o projetos em sala de aula é algo bastante importante no processo de ensino e aprendizagem, esses dois recursos vem sendo utilizados como facilitadores da aprendizagem.

    2. Não vejo desvantagens, já que um meio de facilitar o apredizado do aluno. Todos recursos que ajudem na aprendizagem não apresenta desvantagens em seu uso.

    3. As minhas metas apresentadas são metas que espero ao final do curso sejam colocadas em praticas. As metas são: Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos; A aceitação da comunidade escolar em trabalho com projetos e Melhorar o apredizado dos aluno durante a execurção do projeto.

  21. Maraina Corrêa says:

    Olá pessoal,

    Sou professora em início de carreira e este é meu segundo ano de atuação em sala de aula. Este ano estou trabalhando com um quarto ano do ensino fundamental I e, no que se refere à primeira discussão proposta sinto que deixo a desejar na prática com projetos. Na escola em que leciono não há trabalho colaborativo por parte dos professores e da coordenação o que dificulta uma proposta baseada em projetos. Em minha prática diária nunca realizei um projeto efetivo com meus alunos, o que faço são algumas atividades em grupo focando a resolução de problemas matemáticos e interpretação textual. O curso me interessou justamente pelo fato de querer incorporar o uso de projetos para tornar as aulas mais significativas e ativas para os alunos.

    • equipeabp says:

      Maraina
      A proposta do curso é criar um projeto, pensando no dia a dia em sala de aula.
      Portanto, inicie sua construção, através das lições propostas no Módulo 1 e em seguida responda as discussões pensando no seu projeto.

      Abs
      Lina

  22. Maraina Corrêa says:

    Sobre a segunda discussão penso que tanto alunos como professor ganham com a abordagem de projetos. Penso que os maiores benefícios para os alunos são sentir-se parte integrante e ativa do seu processo de conehcimento, fato que os deixa mais motivados e interessados na aula. Sinto que meus alunos são um pouco resistentes quando proponho atividades nas quais eles devem pensar e encontrar soluções. Talvez isso ocorra porque eles estão mais acostumados a abordagem tradicional.
    No que se refere a alguma desvantagem para o aluno no trabalho com projetos até agora não encontrei nenhuma, desde que o projeto envolva a mediação do professor para que os alunos se apropriem dos conhecimentos hsitoricamente produzidos e acumulados pela humanidade e das habilidades requeridas para o século XXI.

  23. Maraina Corrêa says:

    Para finalizar na discussão 3 coloquei as seguintes metas em meu plano de ação:
    1- Aprender a operacionalizar um projeto em sala de aula
    2- Usar mais em sala de aula a abordagem de projetos
    3- Tornar a aula mais dinâmica e significativa para o aluno
    4- Concatenar os conteúdos do plano curricular com o desenvolvimento de projetos
    5- Atender aos alunos com baixo rendimento

    Creio que ao longo do curso estabelecerei mais algumas metas, mas o que mais me preocupam são os desafios que colocamos nos nosso planos de ação….

  24. Lucilene Lansky Hiromita Silva says:

    1ª DISCUSSÃO:
    Acredito que o trabalho com projetos é a forma mais abrangente e eficaz para que desenvolva aprendizagem significativa. Assim, incorporo tal prática , principalmente, projetos de leitura e posso afirmar que os resultados são gratificantes , principalmente nas colocações orais e produções escritas dos estudantes. Quanto ao uso de recursos tecnológicos é impossível não fazer parte das aulas são oportunidades para que o estudante adquirira novos conhecimentos de forma pontual e abrangente pois, facilita o processo da aprendizagem sendo um complemento enriquecedor dos conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral dos estudantes.
    2ª DISCUSSÃO:
    Nos Projetos os estudantes estão envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. o estudante não é mero aprendiz do conteúdo . Ele se apropria de um objeto de conhecimento e ao mesmo tempo se forma enquanto sujeito cultural , atividade esta complexa e que considera sua história de vida, seus conhecimentos ampliando-os e/ou enriquecendo-os.
    3ª DISCUSSÃO:

    *Aprimorar minha prática com projetos em sala de aula de forma a envolver todos os estudantes de forma produtiva, abrangente e mudanças de atitudes necessárias;
    * Trocar ideias e experiencias com colegas de modo a avançar e enriquecer a prática pedagógica;
    * Atender todas as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

  25. Ana Paula Proença dos Santos says:

    Quanto as minhas metas eu acredito que a aula mais centrada no aluno seria fundamental, fazer do projeto uma prática diária e utilizar a tecnologia da melhor forma possível, pois os alunos nascem com um certo domínio com relação as tecnologias e assim é mais fácil a interação com eles.

  26. Edenéia Ap. Wernek kozach fernandes says:

    1ª discussão:Bom trabalhar com projetos em sala de aula é com certeza a melhor maneira de conseguirmos uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz, quando trabalho com projetos busco tudo relacionado ao tema proposto e as estratégias possíveis com os alunos, valendo-se na medida do possível das tecnologias atuais.

    2ª discussão:As vantagens para o professor e aluno é que haverá maior organização e aproveitamento do trabalho, o aluno irá se aprofundar e se engajar no projeto porque será algo que lhe desafie e motive e o professor como mediador terá a oportunidade de conhecer os talentos e habilidades de alunos que talvez no modo tradicional não teria chance de perceber. Se o projeto for bem trabalhado não haverá desvantagens pois, faremos sempre um feedback
    do que está dando certo ou não.

    3ª discussão: Como este ano já está no último bimestre, tracei minhas metas em cima do que é possível ainda este ano. Ano que vem é claro, quero expandi-las.
    Minha 1ª meta é:Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos;
    2ª: Tornar minha aula mais centrada no aluno;
    3ª: Aprimorar o projeto de leitura que já tenho com os alunos.

  27. Irenice de Araujo Pereira Camargo says:

    Discussão 3: Encerrando minha participação estou socializando com todos minhas metas par ao módulo I compreender mais sobre a multi, inter e transdisciplinaridade na pedagogia de projetos.Abraços

  28. Gisele de Fátima says:

    Gisele de Fátima:
    1ª discussão: o desenvolvimento com projetos só se torna eficaz se estiver ligado a realidade da tuma, mas geralmente os projetos já vem pronto somente para ser trabalhado com os alunos. Com este curso pretendo aprender como organizar e efetivar um projeto.
    2ª discussão: a vantagem de trabalhar projeto é que os alunos, discutem o assunto, pesquisam, colaboram e se respeitam. Os professores observam, orientam e avaliam o andamento do mesmo.E a desvantagenm é quando o projeto já vem pronto e imposto para que seja trabalhado com os alunos sem se ter um objetivo e motivação para aturma.
    3ª discussão: aprender a elaborar um projeto, melhorar a aprendizagem e desenvolver habilidades nos alunos.

  29. Camila Damas says:

    – Discussão 1: Trabalhar-se com projetos é de suma importância para o professor pois é onde identifica os interesses, as dificuldades e descobertas do aluno. E para os alunos também se torna importante pois, eles encontrarão um norte e significado para a aprendizagem. Em relação ao uso da tecnologia, é impossível não estar no cotidiano dos alunos, pois já é algo que nos rodeia a todo momento seja na escola ou fora dela, e só vem a enriquecer o aprendizado, tornando a aula mais prazerosa para os alunos e professores.

    – Discussão 2: Quando se trabalha bem com projetos não há desvantagens e as vantagens são gratificantes. Terá maior organização ao explanar o conteúdo, os alunos se mostram mais engajados e estimulados aos conteúdos sendo algo significativo à eles, será um aprendizado mais lúdico, trabalhos e discussões em grupos…

    – Discussão 3:
    *Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula
    *Investigar as curiosidades e interesses reais de meus alunos
    *Ser mais flexível e aberta ao novo.
    *Disciplinar-me para sustentar o vaivém de planejar e replanejar o percurso do projeto.
    *Tornar a aula mais dinâmica e significativa e mais centrada ao aluno.

  30. Patrícia says:

    Discussão 1: O trabalho com projetos é extremamente importante, pois os alunos aprendem com mais eficácia e conseguimos avaliar o aprendizado muito melhor. Os alunos fazem as atividades com muito mais prazer e mesmo quan do são bem pequenos conseguem discutir sobre os diversos assuntos e resolver probelmas com facilidade. Não consegui ainda incluir o uso da tecnologia com meus alunos, pois eles são muito pequenos e não temos este equipamento em nossas escolas, mas eu uso com frequência a tecnologia, pois hoje em dia já faz parte do nosso cotidiano e não sabemos viver sem esta ferramenta.

    Discussão 2: Não vejo desvantagens quando se trabalha com projetos, pois tudo que envolve o projeto é gratificante para o aprendizado dos alunos.

    Discussão 3:
    Fazer com que as minhas aulas sejam mais dinâmicas e prazerosas;
    Investigar os interesses dos meus alunos;
    Aprimorar minha prática com projetos em sala de aula de forma a envolver todos os estudantes de forma produtiva, abrangente e mudanças de atitudes necessárias;

    • Discussão 1 Os projetos são práticas que auxiliam o professor para desenvolver seu trabalho de forma significativa e democrática. O caminho planejado e direcionado são fatores que valorizam e permeiam os projetos. A capacidade de avaliar, reavaliar e replanejar são situações que favorecem o trabalho com projetos.

  31. Gracinda de Paula Marins says:

    A desvantagem do trabalho em projetos para os alunos está em dois aspectos: primeiramente, há aqueles que simplesmente dividem (esquartejam) parte do trabalho dado ao grupo e cada qual faz um ‘pedaço’ de forma que, ao final, juntam as partes e tem-se como resultado um projeto “frankestein”, ou seja, o aprendizado foi fragmentado e o aluno não compreende na íntegra o que necessitaria. Em segundo, porque tem-se alunos (indivíduos) extremamente tímidos e que não gostam de se exporem, esses, normalmente, falham na execução do projeto. o qual sempre é dinâmico, exigindo a cooperatividade e o diálogo, sendo este último fator empecilho para um tímido.

  32. José Carlos Marins says:

    O enfoque da aprendizagem por meio de projetos é a prática efetiva da interação entre alunos, no qual, o professor, realmente, faz o papel de mediador, colocando os alunos como protagonistas reais da auto-aprendizagem. O projeto que coloca o professor como ator principal perde seu significado e reduz a aprendizagem ao esquema “siga o chefe”, e é exatamente isso que a educação de hoje rejeita.

  33. Eliana Machado says:

    Discussão 01- O trabalho com projetos é muito rico e permite o desenvolvimento integral das habilidades, é envolvente e trata de centros de interesse ligados propriamente dito aos alunos , estimulando e incentivando a pesquisa e o trabalho em grupo cooperativos.
    Discussão 02- As vantagens para os alunos é que nenhum será medido pelas capacidades que possuem, mas pelas que vai desenvolver junto ao grupo,pelo envolvimento que vai ter com as pesquisas e com as experiências de aprendizagem.
    Discussão 03-
    _Aprimorar um determinado projeto
    _Trabalhar sem perder o foco
    _Aprender a avaliar e rever estratégias
    _Envolver a participação e o interesse de todos.
    _ Confiar mais na capacidade de tomada de decisões.

  34. Daniel says:

    Há só vantagens para quem trabalha com projetos, mas a unica desvantagem que compromete todo o trabalho é o fato de que esse projeto só pode ficar no papel.

  35. Cleusa says:

    O trabalho com projeto tem mais rendimento quando é feito pelo professor e vendo sua realidade. Em sua maioria, já vem estabelecida , feitas por pessoas que não tem um contato maior com a classe e sendo assim,imposta ao professor.Como elaborar projetos usando a tecnologia se nem os itens básicos há?
    Acredito que quando se trabalha com projetos feitas pelo professor os alunos tem um maior rendimento, pois o professor verá a sua realidade , o nível de aprendizagem e habilidades de cada aluno.
    Estou muito feliz em participar deste curso e fico no aguardo que em minha escola também chegue a tecnologia tão falada neste projeto para que os alunos e professores se desenvolvam cada vez mais em todos os aspectos.
    Um forte abraço a todos.
    Cleusa

  36. Angela Goes says:

    1ª discussão: Trabalhando com temas que envolvam a realidade do aluno, a tecnologia é usada para pesquisa durante os trabalhos e na apresentação do mesmo.

    2ª discussão: Usar as suas habilidades, os alunos se engajam na apresentação e na resolução de problemas. Se envolem mais nas atividades escolares, pois aprendem de modo ativo.

    3ª discussão: As minhas metas são: Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos, aprimorar um determinado projeto, Integrar mais a tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

  37. Erica Lima says:

    -Discussão 1: O trabalho com projetos beneficiam muito, porém apresentam muitos desafios aos professores, com essa prática devemos considerar alguns padrões estratégias que já adquirimos ao longo de nosso exercício, assim, abriremos portas para um ensino à proporcionar habilidades estimuladoras para os alunos.

    -Discussão 2: Trabalho com projetos ao meu ver só posso ter vantagens, pois com essa prática teremos mais sucesso com um ensino aprendizagem organizado, com metas a serem atingidas e bem desenvolvidas formando cidadãos críticos, estimulados e criativos.

    -Discussão 3:
    – Aprimorar um determinado projeto;
    – Incorporar trabalho em grupo;
    – Proporcionar aulas atrativas e dinâmicas;
    – Instigar situações problemas e de pesquisa;
    – Integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

  38. Angela Goes says:

    1ª discussão: O trabalho com projetos desenvolve a interação entre os alunos, aprimora as habilidades e amplia o conhecimento. A tecnologia serve como suporte para pesquisas, apresentação dos trabalhos e auxilio nas aulas teóricas.

    2ª discussão: O aluno fica no centro do processo de aprendizagem, aprendem através da exploração a aplicar o que aprenderam. O importante que fazem seus registros e observam os avanços. Se envolvem com trabalho de campo.

    3ª discussão:Tenho como meta experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos, aprimorar um determinado projeto e integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

  39. Angela Goes says:

    1ª discussão: O trabalho com projetos desenvolve a interação entre os alunos, aprimora as habilidades e amplia o conhecimento. A tecnologia serve como suporte para pesquisas, apresentação dos trabalhos e auxilio nas aulas teóricas.

    2ª discussão: O aluno fica no centro do processo de aprendizagem, aprendem através da exploração a aplicar o que aprenderam. O importante que fazem seus registros e observam os avanços. Se envolvem com trabalho de campo.

    3ª discussão:Tenho como meta experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos, aprimorar um determinado projeto e integrar tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

    • maria josé ferreira lima says:

      N Na escola em que trabalho muito se fala em projetosmas os mesmos são sempre de datas comemorativas e o mais me deixa estagnada é que são as professoras que sempre pesquisam e no dia chamado de culminância os alunos são postos para ler o que elas redigiram num pedaço de papel.Gera -se umas apresentações artisticas e o que é MAIS AGRAVANTE É contado para reposição de aula

  40. Arlene says:

    O Tabalhalho com projetos é muito proveitoso,pois trabalha a realidade dos alunos,onde as atividades desenvolvidas são centrada nos alunos,permitindo a socialização de todos inseridos e professor é um mediador no desenvolvimento das atividades desenvolvidas.

  41. Sílvia Vasconcellos says:

    Os alunos vivenciam a tecnologia e não podemos simplesmente recusá-la, temos que utilizá-la a nosso favor, como um complemento para a aula.
    Sempre utilizo a tencologia em sala, pois considero um item muito importante para auxiliar no processo de aprendizagem.
    Em relação aos projetos, acredito que não há desvantagem, pois é uma maneira de efetivar a participação dos alunos nas atividades, desenvolvendo suas habilidades e gerando autonomia.

  42. Discussão 1:O trabalho com projetos coloca o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, trabalhando em cima daquilo que desperta o interesse do mesmo, estimulando assim o raciocinio critico, a tomar decisões e a criatividVivemos em uma sociedade tecnologica por isso precisamos utilizar este recurso, que ao meu vé um instrumento muito valioso que temos em nossas mãos, sendo que nosso desafio é ensinar os alunos a utiliza-la corretamente

    Discussão 2:Somente vejo vantagens pois para o alunoesta ligado a sua realidade e interesse e para o professor o mesmo trabalha de uma forma mais flexiva, de observação e de nortear os alunos na aprendizagem

    Discussão3:metas:Aprender a estruturar um projeto, integrar a tecnologia em sala de aula,

  43. Carina Cristiane Silva Pires says:

    Módulo 2
    O Cenário do meu projeto é sobre reciclagem “Lixo é Luxo”Onde os alunos irão trabalhas Arte,como também outros temas transversais já que trabalho com Educação infantil deve-se explorar toda as formas de ensinar utilizando métodos que explorem a criatividade das crianças a agucem o conhecimento dos mesmos.
    Para meus projeto escolhi as demais habilidades do Século XXI:
    • Responsabilidade(comprometimento) e Adaptabilidade.
    • Habilidades de Comunicação.
    • Habilidades Colaborativas e Interpessoais.
    • Responsabilidade Social.
    Criando assim:
    -QEs:“Como Faremos a Diferença no mundo?”
    -QAs:”Qual o primeiro passo na presevação do meio ambiente com relação aos materiais recicláveis?”
    -QCs:”Quanto tempo será necessário para a transformação de materiais recicláveis em obras de arte?Qual o ponto mais importante para se iniciar esse tipo de trabalho?”

    • Ana Paula Proença dos Santos says:

      Boa noite Carina!
      Eu estou iniciando um projeto também sobre o lixo, mas é sobre o fim que damos ao lixo na escola e a conscientização das crianças quanto à reciclagem, trabalho de 5ª a 8ª séries. Concordo sobre explorar as formas de ensinar e aguçar a criatividade das crianças.
      Abraços Ana Paula.

  44. Sandra Regina Costa says:

    1ª discussão: Trabalhar com projetos é a melhor maneira de conseguir uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz, principalmente se integrarmos tecnologia as habilidades do século XXI.
    2ª Discussão: Trabalhar com projeto traz muitas vantagens. O aluno aprende mais e melhor. É mais prazeroso para o aluno e para o professor. Ocorre maior interação entre os alunos.
    3ª Discussão: Minhas metas a partir desse curso serão: Experimentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos. Tornar minha aula mais centrada no aluno. Incorporar trabalho em grupo. Integrar mais tecnologia na aprendizagem em sala de aula.

  45. Alda dos Santos says:

    1ªdiscussão:Pretendo aprender como montar ,organizar e finalizar um projeto.
    2ªdiscussão:A vantagem de trabalhar projetos é que os alunos,aprendem mais.
    3ª discussão:Continuar aprendendo e aprimorando o projeto que estou desenvolvendo com os meus alunos,o projeto Poemas.

  46. Jacqueline says:

    1ª Discussão: Explique como você incorpora o enfoque na aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia em sala de aula. Como uso da tecnologia (informática) é recente na minha realidade e estamos aprendendo juntos. Mas acredito que ensino baseado em projetos é uma aprendizagem para toda comunidade escolar. Um desafio a ser vencido.

    2ª Discussão: Quais as vantagens e desvantagens, aos alunos, quando se trabalha com projetos? Vantagens- aula focada no aluno, mais interessante, promove a reflexão constante, gera autonomia, não há desvantagem e sim há um grande desafio de aprender realmente fazer projetos que sejam centrados nos alunos, onde eles sejam os protagonistas e que tenham significado para comunidade escolar.

    3ª Discussão: Compartilhe suas metas estabelecidas no Módulo 1, que foram registradas em seu Plano de Ação.Tornar o ensino / aprendizagem mais significativos.
    Aprender mais sobre Ensino baseado em Projetos.
    Incorporar as habilidades do século XXI no projeto.
    Envolver todos os alunos no projeto.

Deixar mensagem para Elisiane - Itapeva SP Cancelar resposta