Sala 4 – Discussão 7

Prezados Professores,

Chegamos ao Módulo 5!

Parabéns para todos que chegaram ao final deste curso, acompanhando as leituras, atividades e participando do nosso Blog, compartilhando as ideias sobre aprendizagem baseada em projetos!

No módulo 4, você estudou a organização, estratégias, tarefas e atividades do projeto. Neste módulo, refletiremos sobre a formulação de perguntas, formas de colaboração e autonomia.

Após finalizarem as leituras e as atividades no ambiente do curso, de forma autônoma, vocês devem acessar a Sala de Discussão e participar da seguinte interação.

Questão 1: Compartilhe com os colegas sobre as perguntas que você inseriu no seu projeto. Elas são abertas? Estimulam o raciocínio crítico dos alunos? Provoca a reflexão e a metacognição? Estimula a criatividade, a imaginação e a formulação de hipóteses?

Questão 2: Identifique duas habilidades relacionadas à colaboração e à autonomia que seus alunos precisarão trabalhar em seu projeto, argumentando sua escolha.

É importante participar de todas as discussões. Por isso, peço que voltem nas discussões anteriores e respondam as questões propostas.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do curso mediador.educar@gmail.com

Bom Estudo!

Abraços

Lina

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36 Responses to Sala 4 – Discussão 7

  1. maria de jesus says:

    discussão 1: bom as minhas perguntas tazem duvidas aos alunos, que irão eliminá-las conforme irão desenvolvendo o tema e pesquisa, criando hipoteses sobre como e quando devem ou não pedir a ajuda do professor que os estimurá a procura de dados.

    discussão 2: a habilidades que serão mais usadas: a observação e a oralidade, desenvolvendo em uma parte dos alunos que farão a pesquisade campo.

  2. Valdinéia Ferreira says:

    Como desenvolvi meu projeto na educação infantil as perguntas foram elaboradas para estimular a criatividade, despertar ainda mais a imaginação dos meus alunos.As habilidades no meu projeto foram “interpretação de textos infantis” e desenvolvimento da oralidade.

    • Érica Lima says:

      Valdinéia gostei das suas habilidades, pois trabalhar textos infantis com as crianças levam-nas a criar o seu faz de conta ludicamente, embora que meus alunos sejam bem pequenos posso proporcionar-lhes o interesse por leituras, artes visuais, etc, ou seja o letramento desde pequenos.

  3. EDUARDO RIOLFI says:

    em relação a pergunta 1 eu elaborei perguntas que estimulam o questionamento,e despertar o poder critico do individuo.

    já na questão 2 observação,oralidade.

  4. Renata Reis Florêncio says:

    As perguntas que formulei ,buscam a justificativa do meu projeto,fazendo o educando refletir sobre a importância da iniciativa na construção do projeto que será desenvolvido, busca tambem saber o que o aluno compreende sobre o tema.A criatividade do aluno deverá resultar em situações desafiadoras para a implantação, manutenção e sucesso do projeto quando colocado em prática , percebendo desta maneira sua autonomia .

  5. Josi says:

    Questão 1: formulei perguntas reflexivas, com a intenção de levá-los a pensar sobre suas atitudes com relação aos colegas, aos estudos, às maneiras de realizar a leitura de imagens, de expressões, do mundo.

    Questão 2:meus alunos precisarão desenvolver o convívio dentro de um grupo menor, aprendendo a respeitar e ser respeitado. Também a expressão, sendo capaz de argumentar sobre suas escolhas.

    • Jacque Siqueira says:

      Acredito que suas questões ajudarão seus alunos a crescerem em suas atitudes. O convívio baseado em respeito é muito importante nos dias atuais.

  6. Jacque Siqueira says:

    Questão 1: formulei minhas perguntas de acordo com os objetivos do projeto, são perguntas abertas, que indagam os alunos para estes pensem sobre suas atitudes e reflitam sua postura e das pessoas com quem convivem. São perguntas para serem feitas na nossa roda de conversas ou durante a socialização de suas pesquisas. Acredito que são importantes para que eu possa avaliar o meu trabalho e como o projeto está contribuindo para a aprendizagem das crianças.
    Questão 2 : Acredito que meus alunos precisam desenvolver escutar de forma ativa, pois eles falam sem ouvir o outro, e assim não conseguem perceber o que já sabem e que podem contribuir com seu conhecimento para os colegas e também precisam perguntar mais, serem mais curiosos, e tenham o gosto por buscar conhecimento, e que esclareçam suas dúvidas.

    • Ana Paula Proença dos Santos says:

      Concordo com você Jacque, sempre falo com meus alunos sobre a importância de ouvir o que o colega diz e isto é uma habilidade que poucos tem, mesmo no nosso cotidiano.

  7. Gracinda de Paula Marins says:

    Em relação a questão dois, a habilidade maior no desenvolvimento do projeto é a ação da solidariedade, observei que oa alunos mais autônomos precisam ser estimulados a ajudarem os mais “vergonhosos”, pois nem sempre a baixa participação é ausência de conhecimento, em muitas das vezes, é apenas a timidez.

    • Camila Damas Souza Ott says:

      Oi Gracinda,
      Qual é o seu projeto? Me chamou a atenção pela sua habilidade a ser trabalhada…
      Obrigada desde já…

  8. Delma Morais says:

    Discussão 1: As perguntas são abertas, etimula o aluno a pensar e refletir.
    Discussão 2: Os alunos precisam ser mais curiosos e comprometidos.

  9. Ana Caroline says:

    Discussão 1: As perguntas formuladas tem intenção de levar os alunos a pensar e refletir as suas atitudes em relação ao proximo.

    Discussão 2: Os alunos precisam observar melhor e ser mais flexiveis.

    • equipeabp says:

      Ana Caroline e Colegas,
      É importante detalhar melhor sobre a estratégia que o professor utilizará para as perguntas, e também mostrar como os alunos serão estimulados pelo professor a agir de forma colaborativa e autônoma.
      Argumente suas ideias!
      Abraços
      Lina

  10. Sueli Biaseto says:

    As perguntas que inseri no meu projeto são abertas, pois trabalhamos na conscientização da boa visão, enxergar bem,pois hoje as bacterias estão multiplicando-se e causando danos a nossa visão. Alguns alunos puderão relatar casos acontecidos na familia ou com algum conhecido. Estimula a pesquisa na busca de orientações no cuidado com os olhos e percebendo que muitas doenças são hereeditárias.
    As habilidadesdo século XXI que foram incentivadas são: saber o que fazer com as informações obtidas na pesquisa; Colaborar e compartilhar com a comunidade escolar, as orientações de cuidados com os olhos. Como estamos em época de muita seca, há poeira e pouição no ar e precisamos ter consciência que nossos olhos são muito importantes para enxergarmos o mundo colorido.

    Sueli Biaseto

  11. Cristiane Manfredine Wuo says:

    Questão 1: Formulei perguntas que estimulam o raciocínio crítico, cooperativo e que possa faze-los reflitir sobre o problema proposto no projeto, levando-os a pensar sobre as suas atitudes diante dos problemas ambientais.

    Questão 2: Os alunos precisam desenvolver habilidades de cooperação, incentivo aos colegas, perseverança e auto avaliação.

  12. Paula Fernandes Bueno Pena says:

    Questão 1: Procurei formular questões abertas, que levassem os alunos sempre a refletirem sobre o processo de aprendizagem (aquisição da leitura e escrita convencional) de acordo com os objetivos do projeto.
    Questão 2: As habilidades que meus alunos precisam desenvolver são:” escutar de forma ativa”, pois são alunos extremamente falentes e de difícil concentração, que encontram dificuldades em ouvir o outro e consequentemente, não consegue esperar sua vez de falar, deixando assim, de contribuir e receber novos conehcimentos.” Refletir sobre a aprendizagem”, item essencial para o pleno desenvolvimento e satisfação com os resultados. Assim, conseguem integrar nova aprendizagem ao seu próprio conhecimento.

    • Angela Goes says:

      Interessante a habilidade que você escolheu Paula sobre “escutar de forma ativa”, normalmente os alunos não param para ouvir e vão com euforia nas atividades.

      • Eliana Machado says:

        Oi Angela, também trabalho com educação infantil e percebo a necessidade de alguma estratégias para ser ouvida, como por exemplo comandos de tarefas para que executem sem nem perceber o que eu quero: Quem está ouvindo bate 01 palma,quem está sentado bate 02 e assim por diante, eles encaram como uma brincadeira e acabam prestando atenção, a música também é um excelente recurso para fazer com que ouçam e prestem atenção.

  13. Angela Goes says:

    Questão 1: As questões são abertas, estimulam o raciocínio e a reflexão sobre o tema. Vou aperfeiçoando a medida que percebo que os alunos avançam na aprendizagem.

    Questão 2: As habilidades são Cooperação e Refletir sobre sua aprendizagem. São habilidades que precisão ser trabalhadas durante todo o projeto, pois assim o grupo de alunos se unem em busca dos seus objetivos, fazem a auto-avaliação e se necessário melhoram as etapas a serem desenvolvidas.

  14. Jacqueline says:

    Questão 1- Usei perguntas que pudessem motivar e envolver a curiosidade e o interesse dos alunos, cujo objetivo é investigar o conhecimento e entendimento dos mesmos para promover o raciocínio criativo e a resolução de problemas.
    Questão 2- As habilidades que selecionei foram mostrar entusiasmo e gerenciar o tempo, pois são dois conteúdos procedimentais que observo que os alunos demonstram muita dificuldade em executá-los. Acredito que no projeto torna mais evidente observar se os alunos desenvolveram tais habilidades.

  15. Sandra Regina Costa says:

    Questão 1: As perguntas que inseri no meu projeto são abertas, estimulam o raciocínio crítico dos meus alunos e estimulam a criatividade, a imaginação e a formulação de hipóteses.

    Questão 2: As duas habilidades relacionadas à colaboração e à autonomia que meus alunos precisarão trabalhar são: escutar de forma ativa e concentrar-se na tarefa. Escolhi essas habilidades devido a faixa etária a qual trabalho na Educação Infantil. Eles tem quatro anos e estão numa fase que falam mais do que escutam e por esse mesmo motivo faz-se necessário estimular a concentração.

    • Camila Damas Souza Ott says:

      Olá Sandra….
      É preciso trabalhar a escuta com eles.
      Os meus alunos também fazem isso, e para ajudar, falam todos ao mesmo tempo. Eles tem 3 anos e estão a todo vapor com o rol de palavras, e alguns formulam frases cada vez mais completas.

  16. Claudete Camargo Barros Moreira says:

    As perguntas são muito importantes para o processo metacognitivo do aluno.
    Após uma avaliação externa eu proporcionei a seguinte reflexão:- O que mais gostei da avaliação foi; preciso melhorar em ; o mais difícil para mim foi; quando não entendi alguma coisa eu; antes de começar a fazer a avaliação eu; acho que tive um desenvolvimento…
    O objetivo é que os alunos percebam as necessidades e facilidades encontradas na “prova “.

  17. Tatiana G V Nascimento says:

    Discussão 1:
    As perguntas que eu inseri, em meu projeto são abertas, estimulando o raciocinio critico dos alunos, produzindo soluções para problemas e estimulando a reflexão e a formulação de hipoteses, gostaria de instigar a curiosidade e a independencia nas ações.

    Discussão 2:
    Meus alunos precisarão desenvolver as habilidade de colaboração atraves de atitudes de pesquisa, participação nas atividades coletivas e individuais, enfim em todo desenvolvimento do projeto. Em relação a autonimia, gostaria que meus alunos conseguissem esxpressar suas opinioes e reflexões de maneira clara e objetiva, demonstrando sua independencia de pensar.

  18. Jacqueline says:

    Questão 1- Pensei em perguntas que pudessem motivar e envolver a curiosidade e os interesses dos alunos com o objetivo de investigar o conhecimento e entendimento dos mesmos para promover o raciocínio crítico e a resolução de problemas.
    Questão 2- Escolhi as habilidades: mostrar entusiasmo e gerenciar o tempo por ser habilidades/procedimentos tão necessarios em toda atividade e que no projeto parece mais fácil de visualizar.Gerenciar tempo não é fácil é um aprendizado que precisa ser ensinado.

  19. Edenéia Ap. Wernek kozach Fernandes says:

    Questão 1: Acredito que as perguntas que formulei são abertas e estimulam a reflexão porque para respondê-las os alunos precisam refletir, formular hipóteses e ter um raciocínio crítico. Os alunos precisam tirar conclusões, trazer o conhecimento para a vida prática e perceber que houve aprendizagem e crescimento pessoal.

    Questão 2:Escutar de forma ativa – Muitas vezes os alunos não sabem ouvir criticamente, o que é mais triste: ás vezes fazem a mesma pergunta que o colega acabou de fazer e que acabei de responder, por isso acredito que é uma habilidade imprescindível.
    Refletir sobre sua aprendizagem: Os alunos tem dificuldades em parar para pensar sobre o que aprenderam, como aprenderam e os benefícios de sua aprendizagem.

  20. Camila Damas Souza Ott says:

    ***Questão 1: Trabalhando com Educação Infantil, elaborei perguntas que buscam a justificativa do projeto, o por quê de se trabalhar com esse projeto. São perguntas que estimulam o convívio social, a reflexão e o raciocínio crítico.

    ***Questão 2: As habilidades que meus alunos precisam desenvolver são a cooperação e o desenvolvimento da oralidade, sendo os estímulos, pois os mesmos são egocêntricos e possui oralidade pouco desenvolvida, o que normal para a faixa etária.

  21. questão 1:Formulei perguntas que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos oportunizando que os mesmos imaginem soluções e alternativas para as mesmas,permitindo que os alunos reflitam e formulem hipoteses.(Como seria a sua vida se…,o que você aprendeu sobre a história das moradias?o que faria diferente?etc…)

    questão2:Como trabalho com crianças de 4 e 5 anos as habilidades de colaboração escolhidas são:Escutar de forma ativa,Perguntar e cooperar,pois como são crianças pequenas, geralmente mais falam do que escutam,sendo que algumas crianças são tímidas para formular perguntas e outras devido ao egocentrismo precisam aprender a trabalhar de forma colaborativa com os colegas. As habilidades de autonomia são: Solucionar problemas e Perseverar, pois atraves de ambas conseguiremos atigir os objetivos.

  22. Érica Lima says:

    Discussão 1: Elaborei perguntas com certeza abertas, pois na Educação Infantil, preciso estar sempre estimulando a reflexão, o falar, o convívio social e com certeza a ter um raciocínio crítico, formulando suas hipóteses e curiosidades com por exemplo: ( Porque devo esperar a minha vez?), etc…

    Discussão 2: Devido a faixa etária que trabalho 3 anos, as duas habilidades que escolhi no projeto relacionadas à colaboração e à autonomia foi importante e trauxe a necessidade de estimular a criatividade, perseverança e sua auto avaliação.

  23. Eliana Machado says:

    Por se tratar de educação infantil, minhas perguntas foram simples, porém instigantes, reflexivas,estimuladoras e promovem a resolução de problemas.e todas me permitem uma avaliação sobre como meus alunos estão aprendendo e quais mudanças devo fazer.
    As habilidades de colaboração e autonomia foram cooperar e concentrar se nas tarefas, uma vez que nesta faixa etária as crianças ainda estão aprendendo a dividir espaços e cooperar e como a agitação é constante,há a necessidade de desenvolver a concentração. A autonomia ainda esta em formação então percebe se que pedir ajuda e resolver conflitos requer a intervenção do adulto ainda, por isso mais uma habilidade a ser trabalhada.

  24. Sônia Regina do Prado Moreira says:

    Primeira após verificar o conheimento prévio dos alunos, as perguntas foram direcionadas primeiramente para aguçar a curiosidade dos alunos sobre o tema, despertar o interesse pelo aluno e em seguida já iniar um direcionamento para o desenvolvimentpo do projeto. Despertar o espírito de colaboração e começar um trabalho já com autonomia.

  25. Sônia Regina do Prado Moreira says:

    Habilidades de Colaboração
    • Escutar de forma ativa
    – cooperar
    Num trabalho coletivo é imprescindível saber ouvir, acatar diferentes opiniões para se chegar a um consenso. – assim escolhi estas habilidades.
    Habilidades de autonomia
    • Gerenciar o tempo
    • Solucionar problemas
    São outras duas questões fundamentais em um projeto: administrar o tempo para que o projeto seja executado a contento e não se perca o foco no meio do caminho. Além do que desenvolver um trabalho coletivo é sempre um desafio. Para conquistar estes desafios precisa ter habilidade de solucionar problemas.

  26. Andrea says:

    As minhas perguntas foram abertas, relacionando a realidade do aluno com a proposta do projeto, de forma a permitir uma reflexão de como o conhecimento adquirido faz parte de sua realidade.
    Por se tratar de um público de adultos que, em sua grande maioria, trabalha e estuda no período noturno, as habilidades que escolhi para desenvolver foram gerenciar o tempo e refletir sobre a aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de autonomia.

  27. Sílvia Helena says:

    O meu projeto é a criação de um programa de rádio, então escolhi perguntas abertas que busquem a reflexão e estimulem o raciocínio e a criatividade.
    Em relação as habilidades relacionadas à colaboração e à autonomia que os alunos precisarão trabalhar, optei pela crítica de forma construtiva e a solução de problemas, visto que um programa não tem como objetivo somente a diversão, assim montei o projeto baseado na análise da função social do rádio, permitindo que os alunos possam opinar e refletir sobre isso, aprendendo a questionar, argumentar e utilizar a crítica para auxiliar no trabalho.

  28. Ana Paula Proença dos Santos says:

    Minhas perguntas são abrangentes, há uma liberdade plena de questionamentos e discussões entre os alunos que levará com certeza a um bom entendimento do assunto.
    Como já comentei com a Jacque Siqueira, a habilidade de ouvir o que o outro está falando é de suma importância, pois os alunos têm a tendência de falar e não param para escutar o colega nem analisam o que eles dizem, consequentemente não se entendem. Então esta habilidade é algo que falta para que possa haver a colaboração efetiva entre eles, e também a solução de problemas que virão.

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