Projeto de Aprendizagem: Diversidade Cultural

Adriana da Costa Santos

Veja o projeto de aprendizagem da professora Adriana da Costa Santos, que concluiu o curso Aprendizagem Baseada em Projetos. Diversidade Cultural é o nome do trabalho que aborda, dentre outros aspectos, o respeito ao outro. Adriana da Costa Santos da EMEB Geraldo de Melo Ferreira foi premiada com o acesso aos mais de 1200 livros da Biblioteca Virtual da Pearson.

Parabéns professora Adriana!

Você também pode enviar o seu projeto e concorrer ao sorteio acessando a seção O Curso.

Fique atento aos próximos projetos dos cursistas que publicaremos e participe você também.

Imprima o projeto em PDF ou leia em seguida.

SOBRE O AUTOR(ES)

NOME DO PROFESSOR(ES): ADRIANA DA COSTA SANTOS

INSTITUIÇÃO: EMEB GERALDO DE MELO FERREIRA

CIDADE: SÃO BERNARDO DO CAMPO

ESTADO: SÃO PAULO

E-MAIL DE CONTATO: adriana28sp@yahoo.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

NOME DO PROJETO: PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): PRINCIPALMENTE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: Turmas do 2º ano do Ciclo II do Fundamental I

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Aproximadamente cinco meses antes da Mostra Cultural da escola

METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM

Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.

METAS
Que os alunos percebam que o povo brasileiro em sua maioria é afro-descendente ou afro-brasileiro, tendo a própria turma como amostragem;
Que conheçam as diferentes influências do povo africano em nosso cotidiano;
Que tenham vivências de valorização do povo negro;
Que entendam os conceitos de raça e preconceito;
Que ampliem a visão do que está envolvido em respeitar o outro;
Habilidades do século XXI: Que os alunos sejam abertos e receptivos a perspectivas novas e diversas; 

Que possam articular pensamentos e ideias clara e efetivamente por meio da fala e escrita;

Possam usar a tecnologia como uma ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e    comunicar informações, e possuir uma compreensão fundamental das questões e legais acerca do acesso e uso de informações

Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como respeitar o outro?
QUESTÕES DE AULA (QAs)
Por que a Cultura africana é importante para nós?
Como ligar respeito ao outro à diversidade étnico-racial?
Como ligar respeito ao outro à discriminação racial?
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs)
Qual o conceito de raça e discriminação?
Quais são algumas heranças culturais trazido pelo povo africano?
Quais as marcas fenotípicas de nossa turma?

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.

INDICADOR ESTRATÉGIA OBJETIVO
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Ideias apresentadas pelos alunos antes do início das atividades Rodas de conversa Avaliar a preparação para aula
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO
Relatos dos alunos referentes as instruções  dadas em aula Análise dos diários e Fichas de eventos casuais Acompanhar o entendimento dos alunos, fornecer feedback e criar estratégias de ensino
Informações consistentes e dúvidas pertinentes ao tema Reunião com os grupos para checar que estão aprendendo o que precisam, para tirar dúvidas e avaliar o progresso individual em tal ocasião Dar oportunidade aos alunos de fazer perguntas e esclarecer informações
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Indicadores nos relatos que mostram uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula, voltando à Questão Essencial e as Questões de aula Roda de conversa para reflexão Avaliar o crescimento deles durante a aula

Distribuição e cronograma de atividades

Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.

DATA Atividades conduzidas pelo professor Tarefas individuais Tarefas em grupo Conexões com a comunidade
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª semana Debate e lançamento do projeto com perguntas norteadoras em relação ao respeito ao outro, cultura africana e Exposição temática na Mostra cultural
DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª e 2ª semana Pesquisar e escrever sobre quaisquer objetos (imagens) que possam ser ligados à África
3ª semana Fazer apresentações dos objetos coletados para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
4ª semana Trazer imagem para leitura iconográfica critica
5ª semana Pesquisar conceitos de raça e preconceito
6ª semana Organizar momento reflexivo sobre os conceitos pesquisados
7ª a 9ª semana Levantar personagens negros da comunidade e entrevistá-los para montar sua biografia
10ª e 11ª 

semana

Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
 

12ª semana

Pesquisar influência africana em relação à: alimentos, vestimentas, instrumentos musicais (cada grupo com uma pesquisa diferente)
 

13ª

semana

Fazer apresentações das biografias coletadas para comunicar informações para turma e posteriormente na Mostra Cultural
 

13ª semana

Organizar momento reflexivo sobre os  pesquisas realizadas e respeito ao outro
 

14ª semana

Pesquisar sobre marcas fenotípicas e escrever sobre si, fazendo relações com a pesquisa
 

15ª semana

Organizar momento reflexivo sobre marcas fenotípicas e respeito ao outro (trazer espelhos como objeto disparador)
 

15ª semana

Tirar fotos de cada membro da grupo/turma para montar painel demonstrando a diversidade do povo brasileiro
 

16ª e 17ª

semana

Trazer personagens da comunidade entrevistados para relatar sua biografia, tendo colegas da turma, as famílias e funcionários como platéia. (Os grupos se responsabilizarão pela divulgação do evento e organização espacial – fotos, textos, etc)
 

17ª semana

Organizar momento reflexivo sobre os  pesquisas realizadas e respeito ao outro
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Apresentar todo o material coletado na Mostra Cultural

10 Responses to Projeto de Aprendizagem: Diversidade Cultural

  1. Claudia says:

    Parabéns Adriana,
    São iniciativas como a sua que nos faz acreditar que podemos fazer uma educação com qualidade.
    Abçs
    Claudia

  2. Fantástico! Espero os resultados…

  3. Debora Noemi Inouye says:

    Adriana,

    Parabens, o projeto esta bem elaborado!

    Tem alguma previsão de quando é que ele sera colocado em pratica?

  4. Vladimir says:

    Adriana, Parabéns ! Seu projeto é incrível ! Promover a conscientização das crianças em relação à diversidade racial, religiosa e sexual (dentro dos parâmetros cabiveis às faixas etárias), fará com que as crianças de hoje, que serão os adultos do futuro, sejam muito melhores do que nós !
    Um abração !!

  5. Vladimir, faço minhas as suas palavras para a profa. da EMEB Geraldo Melo Ferreira. O projeto tem uma importância social de grande peso. Parabéns.

  6. leni alzira de souza says:

    É isso aí, professora Adriana!!!

    Tratar dessa temática enquanto conteúdo de aprendizagem, ou seja, como uma temática da escola, é de fundamental importância se de fato pretendemos que nossos alunos contribuam e tenham uma sociedade melhor!!!

  7. Jane Sakae says:

    Dri minha amiga, estou orgulhosa de voce!
    Sei de sua competencia
    Admiro muito voce
    beijinhos!!!!
    Jane

  8. MARISA says:

    CONSIGO VER EM SEU PROJETO UM POUQUINHO DO QUE JÁ CONHEÇO EM VOCÊ.
    ORGANIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO DA TURMA, DIÁLOGO COM A TURMA, INTERESSE EM VIABILIZAR O ACESSO DA COMUNIDADE AO PROJETO.

    PARABÉNS!
    ADOREI O TEMA E O DESENROLAR DO PROJETO
    MAIS UM APRENDIZADO PRA MIM!
    OBRIGADA!

  9. Daniela Ruiz Brasil says:

    Você é mesmo muito competente!!!
    Belíssimo projeto!!!
    bjs e parabéns!!!

  10. equipeabp says:

    Agradecemos muito os elogios ao projeto da professora Adriana. O curso Aprendizagem Baseada em Projetos continua recebendo projetos de outros professores. Entretanto, a qualidade do projeto da professora Adriana realmente é um mérito do esforço desta educadora. Esperamos sempre contar com seu apoio para divulgar belas iniciativas como este trabalho. A autora receberá também suas observações.

Deixe um comentário