Projeto Vida, Valores e Cidadania
09/05/2011 1 Comentário
Seu depoimento: ” O Curso Aprendizagem Baseada em Projetos em parceria com a Intel Educar, me proporcionou uma sólida aprendizagem em projetos e o quanto é importante oferecer aos alunos uma Educação para aprimorarem as Habilidades do século XXI, desenvolvendo o raciocínio reflexivo, tornando-se independentes e desta forma aprendendo ao longo da vida.
O curso exigiu muita leitura , dedicação e principalmente ao fazer o Projeto de conclusão, pude contar com a ajuda dos especialistas, que nas correções foram me orientando de maneira clara para que fosse realizado um ótimo projeto a altura do curso oferecido.
O Projeto Vida, Valores e Cidadania, já trabalho há 6 anos, com várias faixas etárias e fico muito realizada, quando noto que posso mudar um pouco da história de vida do meu aluno preparando-o para que ele transforme a sociedade, de maneira que ela se torne mais justa e igualitária, numa Educação voltada para a Paz.
Muito obrigada à todos que contribuiram para que eu pudesse realizar e concluir este curso. Abraços! Vilma Orlando”
O PROJETO
A este projeto estarão vinculadas aulas desenvolvendo-se as Múltiplas Inteligências que incluem as dimensões: Lingüísticas, Lógico-matemática, Espacial, Musical, Cinestésico-corporal, Naturalista, Interpessoal e Intrapessoal, que refletirá por toda a vida. .Apoiando-se nos Quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer,aprender a fazer,aprender a viver junto e aprender a ser) .
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO:Ensino Fundamental I e II
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO:Durante todo ano letivo de 2011
METAS ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM
Quando você elabora um projeto, comece tendo em mente uma meta. Identifique o que acredita que seus alunos devem conhecer e serem capazes de fazer ao final do projeto. Determine metas específicas de aprendizagem, a partir dos conceitos que surgem do conteúdo do projeto e das habilidades do século XXI, a fim de assegurar que os alunos se aprofundem em uma temática que lhes interesse.
METAS |
|
|
|
|
|
|
|
Desenvolva questões estruturais do currículo para orientar o projeto e ajudar os alunos a manterem o foco sobre ideais importantes e conceitos-chave do assunto.
QUESTÃO ESSENCIAL (QE) |
|
QUESTÕES DE AULA (QAs) |
|
|
|
|
QUESTÕES DE CONTEÚDO (QCs) |
|
|
|
|
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO
Avalie a aprendizagem em vários momentos ao longo do projeto. Pense em indicadores centralizados nos alunos, contínuos e com base em seus planos de avaliação.
INDICADOR |
ESTRATÉGIA |
OBJETIVO |
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO |
||
|
|
aprendizagem revendo os pontos fortes e fracos do trabalho visando ao seu aprimoramento.
|
Distribuição e cronograma de atividades
Elabore atividades que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e estejam conectadas com a realidade, incluindo tarefas e desafios que incorporem o uso da tecnologia.
DATA |
Atividades conduzidas pelo professor |
Tarefas individuais |
Tarefas em grupo |
Conexões com a comunidade |
||||
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO |
||||||||
Janeiro feverei- |
ro e mo 1ª semana
- Planejamento , pesquisa, coleta de dados, envolvendo alunos, pais professores e equipe escolar;
- Tempestade de ideias: Verificação junto aos alunos o que sabem sobre o tema Valores.
- Elaborar um cartaz coletivo com nossas regras para boa convivência;
- Realizar uma palestra sobre o tema Valores, aos pais, alunos e comunidade;
- Informar sobre o projeto pedir apoio na realização do projeto e a autorização para postar fotos no blog.
Abril/2ª2ª2ª semana semana 2ª semana
maio
- Montar o Blog Educativo, para divulgar, o nome escolhido, mensagens, fotos e etc:
- Tarefas-chave e responsabilidade durante a realização do projeto
- Sugerir três nomes ao projeto e cada aluno irá votar secretamente, usar fichas com símbolos(desenhos).
- Preencher a tabela S-I-A-R
- Verificar qual foi o símbolo mais votado;
- Construir gráfico do símbolos;
- Professora e alunos,visitarem o blog e postar comentários feitos pelos alunos;
- Enviar o endereço do blog para que pais possam acessar, verificar os trabalhos e pedir para deixarem seus comentários;
DURANTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Junho 3ª semana
Até
Novem-bro
- O desenvolvimento do projeto se dará em fatos acontecidos no dia-a-dia para que entendam, tendo como apoio, roda de conversa:leitura de livros de histórias, músicas, filmes, jogos, atividades ,o blog e tudo que se fizer necessário, para execussão do projeto;
- Cada dia um aluno contará uma história que mais marcou sua vida;
- Através de exemplos no cotidiano desenvolver gradativamente os valores;
- Visitas as páginas da Internet, para encontrar histórias,para a leitura, (entramos também no site do Ziraldo e lemos o livro digital O menino Maluquinho);
- Elaborar um quadro coletivo, com pintura a guache, colagens de areia, grãos e conchinhas;
- Fazer murais, painéis, etc;
- Montar o livro: Menino Maluquinho, onde dividiremos o trabalho em grupo para montar o livro, que será colocado no acervo da biblioteca;
- O produto final de cada tema trabalhado será exposto na entrada da escola,e no blog para que todos vejam;
Novem- próximos meses
s s
Bro a dezembro
- Pesquisa, discussão e análise de como os valores foram construídos e nutridos em nosso dia-a-dia;
- Organização e registro em portifólios do desenvolvimento do aluno;
- Discutir as questões estruturais do currículo.
- Propor aos alunos que registrem em uma tabela os valores trabalhados.
- Cada aluno irá pesquisar em revistas, jornais, internet ou outros; sobre os temas desenvolvidos;
- Formular hipóteses sobre questões estruturais elencadas.
- Construir tabela e gráfico organizando os dados coletados.
- Com todo material coletado e fazer a leitura e promover discussão;
- Promover a resolução de problemas que exigem autonomia dos alunos e o trabalho em equipe.
- Discutir sobre a pesquisa.
- Colocar no blog , fotos e fazer uma síntese das principais discussões;
- Colaboração dos pais em comentários e convidar pais para contarem histórias de sua vivência.
- Organizar os alunos em duplas e verificar no site
WWW.projetovilma.blogspot , o andamento do projeto e abordar questões referentes ao que está sendo estudado.
- Assistir a vídeos que ajudem a desenvolver valores.
- Ajudar na construção de um roteiro de entrevista.
- Orientar os alunos durante a visita de campo.
- Expressar opiniões sobre os vídeos e preencher a rubrica de vídeos.
- A cada vídeo elaborar um questionário e responder.
- Fazer um desenho dos vídeos expor os trabalhos.
- As duplas compartilham o que mais chamou a atenção no que foi trabalhado até agora.
- Grupos irão visitar um asilo, verificando pela entrevista , quais valores são importantes na vida de uma pessoa.
- Fazer uma tabela e gráfico dos valores que foram coletados entre as pessoas entrevistadas.
- Expor no mural da escola e no blog as tabelas , gráficos e desenhos.
- Fotografar esta visita e diariamente tudo que for trabalhado.
- Postar no blog as fotos e os resultados.
- Sensibilização com dinâmicas ressaltando os valores a serem desenvolvidos.
- Os alunos devem fazer a distribuição dos boletins informativos.
- Desenvolver uma campanha sobre valores, divulgar, fazer tabela e gráfico, comparando com dados anteriores.
- Promover uma cultura de paz, por mensagens e ações cotidianas.
- Divulgar no blog a campanha.
- Professores, comunidade escolar e pais devem incentivar e ajudar a desenvolver valores com exemplos diários.
- Preparar os alunos para o debate, elaborar questões.
- Observar os grupo e orientar sempre que necessário.
- Contar e ler histórias,realizar dinâmicas, dar exemplos sobre valores.
- Aproveitar de situações cotidianas para a apropriação dos valores.
- Resolver situações problemas.
- Os alunos levantam questões relativas na construção de uma cultura de paz.
- Os alunos fazem simulação do debate na sala de aula.
- Os alunos realizam debate em sala de aula.
- Os alunos são filmados durante o debate.
- A comunidade, pais e autoridades, são convidadas para assistirem ao debate que será postado em vídeo no blog.
DEPOIS DA EXECUÇÃO DO PROJETO
Dezem-bro Dezembro
- Encerramento do projeto culminando numa apresentação (dança e música) aos pais;
- Montagem de um DVD com fotos tiradas durante o ano letivo.
- Os alunos ganharam autonomia, aumentaram a auto estima , desenvolveram as múltiplas inteligências,numa educação pautada nos quatro pilares, desenvolveram os valores, resultando em uma cultura de Paz.
- O aluno será convidado para se apresentar aos pais , comunidade e autoridades, demonstrando pela música e dança, alguns valores construídos, durante o projeto.
- Envolvimento da equipe escolar, da Diretoria Municipal de Educação e Cultura, Autoridades; pais e comunidade.
- Entregar o DVD aos pais dos alunos, professores e autoridades.
- Publicar no blog e no jornal l: A Gazeta da Tarde , uma matéria do encerramento do projeto.
Maravilhoso, nossas crianças estão precisando vivenciar essas atitudes de paz e valores na escola, pois na maioria das vezes, elas vivem num ambiente de briga, drogas e outros problemas que as afetam para o resto de suas vidas.
Adorei o projeto…..